Por que fazer um curso livre? Entenda como funciona o Coursera e outros

CEO da Coursera destaca a percepção dos usuários de que o online se consolidou como forma de aprender habilidades

PUBLICIDADE

Por Marco de Castro
Atualização:

Presente no Brasil há dez anos, a plataforma de cursos online Coursera anunciou recentemente quatro novos certificados profissionais de nível inicial da empresa Microsoft em português. Conforme a plataforma, esses cursos podem ajudar os alunos no País a se qualificar para empregos com crescimento exponencial ao longo da próxima década. Atualmente, mais de 6,2 milhões de alunos registrados na Coursera estão no Brasil.

PUBLICIDADE

Quando chegou ao País, em 2014, a plataforma contava com apenas 300 mil. Ao Estadão, o executivo americano Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, disse atribuir esse crescimento expressivo, entre outros fatores, à percepção de que cursos online são uma ótima forma de aprender habilidades.

“Uma grande mudança (nos últimos dez anos) é que há muitas novas habilidades que as pessoas podem aprender. E, se elas aprendem essas habilidades, podem conseguir oportunidades muito melhores de trabalho. E, se você pode aprender essas habilidades, seja em ciência de dados, ou ciência da computação, ou IA, ou em negócios, há muito mais oportunidades de trabalho. E, especialmente no Brasil e em muitos países da América Latina, empresas dos Estados Unidos estão começando a contratar equipes maiores, que estão trabalhando remotamente e realmente ganhando muito mais”, diz.

Executivo americano destaca a parceria entre a USP e a Coursera: ‘Uma de nossas maiores parceiras’. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Maggioncalda cita que a taxa de trabalho remoto entre brasileiros aumentou 140% de 2020 a 2023, principalmente por causa da pandemia de covid. “E agora esses empregos estão disponíveis em números muito maiores para as pessoas no Brasil.”

Publicidade

Outro fator citado pelo CEO para o aumento de alunos no País é a acessibilidade. “Hoje temos muito mais cursos, e agora estão traduzidos para o português do Brasil. Temos então muito mais acessibilidade para os aprendizes no Brasil, que podem acessar cursos das melhores universidades, e alguns dos principais fornecedores da indústria, como Google, IBM e Microsoft.”

Entre os cursos em português oferecidos pela plataforma, Maggioncalda cita alguns desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP), “uma das nossas maiores parceiras”, como Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 e Marketing Digital. Outra parceria mencionada é com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que leva à plataforma o programa de Introdução de Controle de Sistemas que, segundo ele, está entre os mais populares.

Com esses novos programas, os alunos podem acessar o portfólio completo da Microsoft, com dez certificados profissionais na Coursera em português do Brasil, por exemplo.

Voltados a estudantes sem experiência anterior, os novos programas incluem: Certificado Profissional de Especialista em Suporte de TI, que fornece aos candidatos habilidades abrangentes necessárias para suporte de TI, incluindo backup de dados, computação em nuvem e gerenciamento de dispositivos móveis; e Certificado Profissional de Associado de Suporte à Nuvem, que foca nas soluções e serviços Microsoft Azure e ensina os alunos a gerenciar recursos na nuvem, segurança na nuvem e otimização de custos.

Publicidade

Também fica possível obter o Certificado Profissional de Analista de Negócios, que oferece habilidades em negócios, tecnologia e ciência de dados, incluindo tomada de decisões estratégicas e orientadas por dados, gestão de mudanças e modelagem de processos; e Certificado Profissional de Gerente de Projetos, que foca no Microsoft Projects para planejamento e agendamento e fornece aos alunos uma compreensão profunda dos princípios, metodologias e ferramentas de gestão de projetos.

Esses programas agora fazem parte do portfólio expandido de dez certificados profissionais da Microsoft na Coursera. De acordo com a plataforma, os cursos em parceria com a empresa de tecnologia já atraíram mais de 600 mil alunos em todo o mundo.

Os quatro novos certificados incluem lições específicas sobre IA generativa no contexto de produtos Microsoft 365. Também fazem parte dos programas projetos para que os alunos desenvolvam habilidades práticas e garantam uma preparação tranquila para os exames de certificação da Microsoft

Bolsas de estudo

Em parceria com a organização social Women in Cloud, a Coursera e a Microsoft também estão lançando o programa de bolsas Universal Access to Microsoft Skills Scholarship, que oferecerá a 5 mil pessoas em todo o mundo acesso a todas as especializações e certificados profissionais oficiais da Microsoft na Coursera. Essas bolsas, diz a plataforma, estão disponíveis para todos, com foco em mulheres e comunidades marginalizadas. As inscrições já estão abertas.

Publicidade

PUBLICIDADE

“Nossa colaboração com a Coursera oferece mais opções para alunos que falam português iniciarem ou mudarem suas carreiras, tornando esses cursos e habilidades acessíveis a pessoas de todas as origens”, diz Elisa Graceffo, gerente geral de conteúdo técnico de aprendizado global na Microsoft. “Esses programas são uma prova do compromisso da Microsoft em fornecer aos alunos as habilidades que não apenas aprimoram suas carreiras, mas também preenchem lacunas de habilidades na indústria.”

As inscrições podem ser feitas por intermédio do link https://bit.ly/4dhQosY.

Sem vestibular na USP, Unicamp e Fatec

  • USP: A Universidade de São Paulo (USP) trabalha com duas plataformas. A Coursera (pt.coursera.org/usp) tem opções durante o ano e nas férias nas áreas de Administração, Economia e Negócios, História, Ciência da Computação, com algumas certificações (mediante taxa). Entre as opções de setembro estavam Projeto Aplicado – Introdução a Gestão de Projetos e Missões Jesuíticas nos Territórios Guaranis: história. Já na Veduca (veduca.org) ficam treinamentos nas áreas de Informática, Ciências, Saúde e temas sociais. Como na Coursera, o acesso é gratuito, mas cursos certificados podem ter taxa.
  • Unicamp: Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também via Coursera, as formações a distância gratuitas são oferecidas pela Escola de Extensão, na modalidade Massive Open Online Course (O Mooc, ou Curso Online Aberto e Massivo, em tradução livre). São 12 treinamentos de 3 a 25 horas em Tecnologia, Saúde, Educação e Letras,entre outras segmentações (consulte https://www.extecamp.unicamp.br/adistancia.asp).
  • Fatecs: Quer fazer um curso sobre design thinking ou mesmo sobre felicidade? No Centro Paula Souza, que administra as Fatecs, as capacitações variam entre 6 e 50 horas, pelo Mooc. São dezenas de opções, algumas certificadas. Vale ressaltar que o Paula Souza também oferece microcursos sobre temas variados, desde Como pesquisar na internet e combater fake news até Respeito e tolerância à diversidade. Basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br.
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.