Buscando transmitir a grandeza daquele feito histórico, o Estadão trouxe uma cobertura multifacetada da chegada do homem à Lua. A notícia tomou a capa inteira do jornal, onde imagens do passeio lunar dividiram espaço com a frase imortalizada por Neil Armstrong (1930-2012): “É um passo pequeno para o homem, um salto gigantesco para a humanidade” em vários idiomas.
Arrojada, informativa e até lírica, a cobertura tratou dos diferentes aspectos técnicos da missão, do trabalho de capacitação dos astronautas às novas tecnologias que tornaram possíveis a conquista da Lua. De Houston, no Texas, o enviado especial do jornal, o repórter Raymond Heard, abriu seu texto contando como “dois astronautas exaustos, por sobre cujos ombros metade do mundo viu a Lua na televisão, voltaram à sua espaçonave nesta madrugada, depois de demonstrarem que o homem pode não só caminhar, como também dançar na superfície da Lua”.
Um poema, de Cassiano Ricardo (1895-1974), dedicado à Lua, dividia a página com o primeiro texto noticioso sobre a missão da Apollo 11. O texto de apresentação da cobertura informava que o Estadão escolheu “fazer parte da aventura, optando por uma abordagem de comunicação onde se permitiu participar, experimentar e expressar também o encantamento daquele momento”.