Em 1927, o Estadão já defendia a criação de um sistema de transporte subterrâneo sobre trilhos para melhorar o trânsito em São Paulo. “Como único meio de eliminar o congestionamento do Triângulo (no centro da cidade), recomendamos que se dê início a um sistema subterrâneo e de linha em planos diferentes para ser propriedade da cidade e pago por um pequeno incremento nas passagens, devendo a própria seção ser uma estação subterrânea no Largo da Sé e uma linha em direção leste”, escreveu o jornal em 2 de setembro daquele ano.
O texto pontuava que o transporte por metropolitano aliviaria o trânsito na cidade, impactado pelo “enorme incremento do uso do automóvel”, a verticalização, o aumento da população, a formação de novos bairros e a “necessidade de os pôr em comunicação frequente e rápida com o centro”.
Quatro décadas se passaram entre a proposta defendida pelo jornal e a criação oficial da Companhia do Metropolitano de São Paulo, em 24 de abril de 1968. A Linha Azul foi a primeira inaugurada, em 1974. Hoje, o sistema do metrô de São Paulo dispõe de 6 linhas e 91 estações, com uma rede que interliga 104,4 quilômetros. Até 2028, a previsão é chegar a 146 quilômetros.
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