Publicada no Estado em 27/9/1879.
MONTE SANTO, 8 DE SETEMBRO - Quem sobe a longa via-sacra de tres kilometros de comprimento, ladeada de capellas desde a base até ao cimo do Monte Santo, comprehende bem a tencidade incoercivel do sertanejo fanatisado. É difficilmente concebivel o esforço despendido para o levantamento dessa maravilha dos sertões.
Amparada aos dois lados por muros de alvenaria, capeados, de um metro de altura por um de largura, calçada em certos trechos, tendo noutros como leito a rocha viva, essa estrada notavel, onde têm resoado as ladainhas das grandes procissões da quaresma e passado legiões incalculaveís de penitentes - é um milagre de engenharia rude e audaciosa Percorri-a toda, hoje.
Começa investindo francamente contra a montanha, seguindo a normal de maximo declive, com uma rampa de cerca de 20 gráos; na quinta capella inflecte á esquerda e progride com uma inclinação menor, volta depois, mais adiante, bruscamente para a direita, numa diminuição continua de declive até ao seio mais baixo, especie de ligeira garganta do espigão. Segue por este horizontalmente por cerca de duzentos metros até aprumar-se de novo - investindo afinal contra a ultima subida ingreme e dilatada até á Santa Cruz, no alto.
Uma coisa assombrosa. Tem tres mil metros approximadamente e, em certos segmentos, foi rasgada atravez da rocha durissima e espera - porque toda a serra de Monte santo é constituida de um quartzito que irrompe atravez das formações graniticas, visiveis nos terrenos planos que a circundam. A serra tem uma feição altamente pittoresca, aprumada sobre a povoação - escalvada em muitos pontos, revestida noutros de uma vegetação enfesada.
Com o extraordinario luar destas ultimas noites o seu aspecto é verdadeiramente phantastico; destacam-se nitidamente as capellinhas brancas e á luz reflexa o dubia da lua as vertentes, que se interrompem em paredões a prumo em virtude da propria estratificação da rocha, dão a idéa de muralhas immensas, sine calcis linimenti, recordando velhas trincheiras abandonadas de titans.
Do alto descortina-se um horizonte de vinte leguas; toda a região como uma costa em relevo estende-se ante o olhar do observador, patenteando perspectivas bellissimas. Aproveitando convenientemente aquella altura alliada a mais dois ou tres dos accidentes de terreno que apontam ao norte, poder-se-ia, de ha muito, ter estabelecido um telegrapho optico, de transmissão prompta, por meio de um jogo combinado de côres, com Canudos.
Infelizmente esta medida não foi tomada.
Dias 9 e 10.
Nada ainda de novo sobre a lucta.
Partiu hontem mais um comboio que deve ser escoltado pelo 33 batalhão de jueté para cima, ao entrar na zona perigosa. Não partiu ainda o general Carlos Eugenio e é possivel que se prolongue a sua demora.
A nossa situação, os destinos da guerra estão, agóra, em funcção de mil e não sei quantos burros indispensaveis para o transporte de munições.
Esta circumstancia bizarra caracterisa as condições especiaes da campanha. Ainda quando houvessemos aqui, em Monte Santo, cem mil homens não melhorariamos de sorte. Pode-se mesmo dizer peiorariamos consideravelmente. Não nos faltam homens que se disponham a morrer pela Republica varados pelas balas.
A Republica é que não lhes póde exigir o sacrificio da morte pela fome.
Todas estas difficuldades, promanam em grande parte da base de operações adoptada, encravada no deserto e já de si mesma de accesso penoso.
Os comboios que seguem são o pão de cada dia das nossas forças e são insufficientes. Os dois mil homens promptos a partir, por uma inversão notavel imposta pelos acontecimentos, ao envez de auxiliares serão concorrentes prejudiciaes num combate surdo com a penuria.
Esse é o aspecto horroroso e difficilmente attenuado da lucta. E por isto que entendo opportuna agóra uma tactica mais vertiginosa que a de Cesar - chegar, luctar, vencer, voltar...
* * * * *
Nas longas investigações diariamente feitas pelos arredores, tenho estudado, com difficuldades embóra, essa região ingrata que é identica; com ligeiras variantes, á que circumda o arraial conselheirista. É uma das partes mais modernas talvez do nosso contínente e surgiu das aguas provavelmente depois da lenta ascensão da cordilheira dos Andes, como um phenomeno complementar.
A falta de mattas, de vegetação opulente, além das causas que resultam da natureza geognostica do solo e dos agentes metereologicos, tem como motivo preponderante essa edade recente.
O lichen ainda está decompondo a rocha; a natureza inteira aínda se prepara para a organisação superior da vida.
Tudo indica - (e fóra longo enumerar as razões em que me baseio) o fundo, descoberto por uma lenta sublevação, de um mar geologicamente moderno, terciario talvez, em cujo amplidão aponta culminante de Monte Santo despontava como um chachopo de quartzito.
Dia 11.
Fomos hoje, á tarde, surprehendidos com uma agradavel noticia. O general Arthur Oscar communicou ao ministro que, depois de longo bombardeio, cairam afinal as duas grandes torres da egreja nova de Canudos, pontos que dominavam todo o nosso acampamento e de onde faziam os jagunços um fogo diario e mortifero. Isto succedeu no dia 6.
Uma outra noticia completa admiravelmente esta. O dia 7 foi brilhantemente commemorado no centro das operações. Foi, depois de tenaz resistencia, em que perderam os fanaticos muitas vidas, tomada a trincheira mais avançada da estrada do Cambaio.
Esta noticia tem para nós uma significação mais intima: segundo ouvi do coronel Sampaio, commandante da primeria brigada da divisão auxiliar, aquella trincheira foi tomada pelo 37º de infanteria e pelo batalhão paulista.
Seguirá amanhan para Canudos a 2ª brigada desta divisão sob o comando do coronel Sotero de Menezes.
Anterior (7/9/1879) - Próxima (10/9/1879)
Tags: Guerra de Canudos, Euclides da Cunha
# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.