PUBLICIDADE

Com Alemanha fora, Brasil continuará o maioral em ranking histórico das Copas por mais quatro anos

Seleção brasileira manterá a hegemonia na história das Copas mesmo que venha a ser eliminada nas oitavas

PUBLICIDADE

Foto do author Edmundo Leite
Atualização:

Além de a Alemanha não poder mais ser pentacampeã, honra exclusiva do Brasil, a eliminação dos alemães na Copa do Qatar mantém o Brasil como o melhor país em Copas do Mundo, mesmo se a seleção brasileira não passar das oitavas-de-final. Com 62 pontos no ranking histórico dos finalistas da Copa do Acervo Estadão, um a mais que a Alemanha, o Brasil só poderia ser ultrapassado se os alemães fossem campeões ou vices, ou se chegassem às semifinais e o Brasil não passasse das quartas.

PUBLICIDADE

No ranking dos finalistas criado pelo Acervo Estadão, o campeão leva 10 pontos. O vice-campeão recebe três pontos, o terceiro colocado ganha dois pontos, e o quarto colocado um ponto. Diferentemente do ranking da Fifa, que computa desempenhos recentes das seleções em competições e amistosos, o ranking histórico do Acervo Estadão conta apenas resultados de finais e disputas pelo terceiro lugar das Copas do Mundo.

Apesar das duas eliminações seguidas primeira fase, a Alemanha não perderá o posto de segunda potência do futebol mundial no ranking pelo menos até a Copa de 2030.

A Itália, terceira colocada no ranking, tem 49 pontos e não alcançará os alemães mesmo que venha ser campeã em 2026. Mas os italianos também não perdem o terceiro lugar na pontuação histórica mesmo se a Argentina, quarta colocada, sair com a taça no Catar.

Argentina

Se nas três primeiras posições não haverá alterações, a maior movimentação de posições no ranking pode acontecer entre as seleções que são bicampeões mundiais. A Argentina, quarta colocada com 29 pontos, pode ser superada por França e Uruguai.

Com 28 pontos, os franceses passarão os argentinos se terminarem a Copa em terceiro lugar e o time de Messi não chegar à semifinal. Uma eventual disputa pelo terceiro lugar da Copa deixaria as duas seleções com 30 pontos, mas a Argentina continuaria em quarto por ter três vices, contra um da França.

O Uruguai pode ultrapassar França e Argentina se for campeão no Catar, somando 33 pontos e pulando do sexto para o quarto lugar no ranking.

Publicidade

A Inglaterra não consegue avançar de posição, pois continuará em sétimo lugar no ranking mesmo se for campeã, pois ainda ficaria com um ponto a menos que o Uruguai. Mas pode perder a posição para Holanda, única não campeã à frente de uma seleção campeã, e para a Espanha, que podem avançar de posição se terminarem como vice, terceiro ou quarto lugar.

Mais abaixo na tabela, Croácia, Polônia, Portugal e Estados Unidos são as seleções que podem melhorar de posição e até entrar para o Top 10 caso sejam campeões no Catar. Neste caso, superariam Inglaterra, Holanda, Espanha e a Suécia.

Veja o ranking completo e as pontuações:

Os 10 maiorais das Copas

  1. BRASIL [62 pontos]
  2. ALEMANHA [61]
  3. ITÁLIA [49]
  4. ARGENTINA [29]
  5. FRANÇA [28]
  6. URUGUAI [23]
  7. INGLATERRA [12]
  8. Holanda [12]
  9. ESPANHA [11]
  10. Suécia [8]
table


Acervo Estadão

Acesse todas as edições do jornal desde 4/1/1875: acervo.estadao.com.br

Capa do Estadão de 10 de maio de 1986 Foto: Acervo Estadão

+ ACERVO

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.