A primeira Estação Rodoviária de São Paulo foi construída na gestão de Adhemar de Barros, em frente à Praça Júlio Prestes, na Luz. O edifício tinha um projeto arquitetônico marcante, com pastilhas coloridas nas paredes internas e um chafariz no hall central.
Edifício de arquitetura kitsch serviu como terminal de ônibus entre 1961 e 1982. Acervo/Estadão Desde a sua inauguração, em 25 de janeiro de 1961, surgiram os primeiros protestos contra a rodoviária que foi criticada por trazer criminalidade, poluição e trânsito para a região. "A estação rodoviária foi mal estudada quanto à sua localização. A praça Julio Prestes não apenas é pequena, como principalmente está rodeada de ruas estreitas e imprestáveis para oferecer ao tráfego um índice de vazão pelo menos razoável", escreveu o Estado em editorial, no dia da inauguração. Navegue na Galeria da série Era uma vez em SP ... e conheça lugares que fizeram história O Estado de S. Paulo - 25/1/1961 Em 1977 parte das linhas foram transferidas para o Terminal Jabaquara e em maio de 1982, com inauguração do Terminal Rodoviário do Tietê, a antiga estação foi desativada. Alguns anos depois começou a funcionar ali o Fashion Center Luz. O terreno de 19 mil metros quadrados foi desapropriado em 2007 para construção do Complexo Cultural da Luz, projeto que ainda não saiu do papel. O Estado de S. Paulo - 29/4/1982 Leia também: #Como era São Paulo sem... #Prédios de São Paulo # Assine | # Licenciamento de conteúdos Estadão | # Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |
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