PUBLICIDADE

Fábrica da Ford de São Bernardo nasceu em 1967

Aquisição da Willys Overland do Brasil marcou expansão da automotora de Michigan no País

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Inaugurada em 1952, a fábrica da Willys em São Bernardo do Campo, passou ao controle da Ford em 1967. Foto:Reprodução/ Acervo Foto: Acervo/Reprodução

Em 28 de julho de 1967, uma notícia transformou o panorâma da indústria automobilistica no Brasil e  trouxe um enorme impulso ao mercado nacional.  "O sr. Henry Ford II, presidente do Conselho de diretores da Ford Motor Company, anunciou ontem em Dearborn, Michigan, nos EUA, a compra de substancial parte das ações da Willys Overland do Brasil", anunciava matéria publicada no Estadão. A compra significou a absorção do complexo fabril da Willys pela Ford.

O Estado de S.Paulo - 28/7/1967. Cliqueaquipara ver a página Foto: Acervo/Estadão

No mesmo ano a Ford iniciou suas atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com a promessa de ir ao encontro das "crescentes demandas do mercado brasileiro de veículos" e  contribuir "profundamente para o desenvolvimento economica do Brasil e, particularmente, para o progresso do transporte rodoviário do País." 

Anúncio publicado no Estadão de 05/11/1967. Cliqueaquipara ver ampliado. Imagem:Acervo/Estadão Foto: Acervo/Estadão

Das linhas de montagem da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo saíram modelos como o Jeep Willys, Rural, Corcel, Maverick, Del Rey, Pampa, Escort, Ka, Courier e Fiesta.

Instalações da Ford no Brasil (1969) Foto: Acervo/ Reprodução

 

O Estado de S.Paulo - 01/10/1967 Foto: Acervo/Estadão
O Estado de S.Paulo- 25/10/1967 Foto: Acervo/Estadão

Veja também:

#Perfil: Henry Ford#Inezita Barroso e seu cavalo moderno#Henry Ford:" Mecânica vencerá Guerra"#Aero-Willys e Itamaraty (1969)#Ford Maverick (1973)#Ford T (1923)#Ford A Sport Coupe (1928)#Ford (1915)

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão

Publicidade

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.