A edição de 15 de janeiro de 1875 do jornal “A Província de São Paulo”, nome do Estadão na época, trazia uma notícia sobre a participação do Brasil na Exposição Internacional de Filadélfia de 1876. “Mandemos nosso café, assucar, fumo, algodão, chá, polvilho, farinhas, fumo, algodão, chá, polvilho, farinhas, fubá mimoso, não nos esquecendo a mandioca, batatas, inhame e tudo quanto possa mostrar como é fácil a vida entre nós”, dizia a nota. “É tão rica nossa provincia que deixal-a mais tempo em esquecimento seria nos tornarmos indignos d’ella”. Leia a íntegra na página do jornal original da época.
Estadão - 15 de janeiro de 1875
A exposição de Philadelphia
Não é nosso intento ocupar a attenção publica com as vantagens d’uma exposição - verdade que já está gravada na consciencia de todos, mesmo dos espiritos mais tacanhos. E como desconhecel-as depois do grande desenvolvimento que tiveram a lavoura, industria e artes com as exposições de Londres e Pariz? 1851 será sempre epocha memoravel na historia do progresso humano, como marcando a primeira exposição Universal - bello certame da intelligencia e do trabalho, onde o mundo inteiro corre á porfia em busca do primeiro premio; esplêndido mostrador onde cada nação expõe amostras de sua riqueza. Desconhecel-as seria negar a vantagem da concurrencia; seria afirmar a inutilidade de anúncios, e olvidar os benefícios da emulação. Quem ousaria? (...)
Mandemos nosso café, assucar, fumo, algodão, chá, polvilho, farinhas, fumo, algodão, chá, polvilho, farinhas, fubá mimoso, não nos esquecendo a mandioca, batatas, inhame e tudo quanto possa mostrar como é fácil a vida entre nós (...). É tão rica nossa provincia que deixal-a mais tempo em esquecimento seria nos tornarmos indignos d’ella.(...)
A comissão central encarregada de promover a acquisição de objectos para serem enviados á exposição de Philadelphia, tem nobremente envidado seus esforços para que não desmereçamos do alto conceito, que gozamos, e appellando para o patriotismo de todos solicitou o concurso geral. É preciso que assim seja.
Página de anúncios pagos do jornal
Leia também:
ESTADÃO 150 ANOS: UMA NOITE EM 1875
Leia o relato do paginador da primeira edição do jornal
A PRIMEIRA IMPRESSORA