Em seu quinto número, no dia 9 de janeiro de 1875, o jornal “A Província de São Paulo”, primeiro nome do Estadão, destacava na ‘Secção Scientifica’ que vários lugares do mundo se mobilizaram um mês antes para observar “um espectaculo muito singular” no céu, a passagem do planeta Vênus sobre o Sol.
Naquele dia, um sábado, o jornal inaugurado alguns dias antes, no dia 4 e janeiro de 1875, publicava a seção noticiosa na primeira página e o texto se estendeu pela página 2, com aviso de continuação.
Leia a introdução com a grafia original da época e acesse a íntegra nas páginas publicadas há 150 anos.
A Província de São Paulo - 9 de janeiro de 1875
Na noite de 8 para 9 de dezembro, á 1 hora, 51 minutos e 21 segundos, merediano de Pariz, o planeta Venus ha de passar sobre o sol.
Si algum habitante de um mundo vizinho do nosso podesse contemplar neste momento a superficie da Terra como nós olhamos para um mappa mundi, assistiria a um espectaculo muito singular. No hemispherio do norte, desde a Persia até ao lago Baikal, em plena Siberia, e do lago Baikal á extrema do Japão e da China, veria uma longa fila de pequenos observatorios improvisados para se observar na mesma occasião e de todos os pontos a um tempo um só e unico phenomeno astronomico.
No hemispherio sul, encontraria tambem outra fila semelhante de ibservatorios distribuidos igualmente em uma comprida linha mais ou menos parallela á primeira desde o Cabo da Boa-Esperança até a Nova Zelandia; deste lado não ha continentes; os observadores viram-se obrigados a postar-se com os seus instrumentos nas ilhas do hemispherio austral, na ilha Kerguelon, em São Paulo, em Campbell na Nova Zelandia, etc.
A Russia organizou por sua conta em cada metade do globo vinte e sete estações...
A Província de São Paulo - 9 de janeiro de 1875
UMA NOITE EM 1875
Leia o relato do paginador da primeira edição do jornal
A PRIMEIRA IMPRESSORA
ESTADÃO 150 ANOS
1875 E 2025