Viaduto Santa Efigênia

Contruído em ferro e de estilo art noveau

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Por redacao

Com 225 metros, o viaduto Santa Efigênia, o segundo viaduto da cidade, foi inaugurado em 26 de julho de 1913 para ligar o centro novo ao centro velho como fazia o Viaduto do Chá. A construção surgiu da necessidade de livrar do congestionamento o “ponto mais embaraçado da cidade  - o cruzamento das ruas São Bento e Direta – desviando por outra zona grande numero de bondes e veículos que circulavam pelo viaduto do Chá”, informava o 'Estado' em janeiro de 1911. O viaduto foi construído com 1.100 toneladas de ferro. As peças que compõem o estilo art noveau do viaduto, vieram da Bélgica, perfuradas e moldadas e bastava montá-las. Para realizar o projeto, a prefeitura pediu um empréstimo de 250 mil libras aos ingleses. Foi o primeiro endividamento externo da cidade, só foi liquidado em 1987.  Durante mais de 65 anos foi utilizado por pedestres, bondes, ônibus e carros, e veículos de tração animal. Em 1978, foi entregue reformado e reinaugurado como calçadão.

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