Mappin: loja marcou época com variedade de produtos e liquidações

Loja de departamentos que faliu em 1999 volta como site de compras. Veja os famosos anúncios da loja no jornal

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Atualização:
Fachada do extinto Mappin, no centro de São Paulo em 1973. A loja de departamentos era conhecida pela variedade de produtos e anúncios de liquidações periódicas com preços reduzidos. Foto: Maricato/Estadão

O Mappin voltou. Agora como um site de vendas, e não mais como as lojas físicas que por quase 100 anos estiveram presentes como uma das marcas mais emblemáticas da cidade de São Paulo. Para gerações de paulistanos, mesmo quem não fosse ao Mappin, estava exposto permanentemente aos seus anúncios nos jornais, rádio, outdoors e na televisão. As liquidações do Mappin eram um evento.

A loja que entrou na memória afetiva dos paulistanos, começou suas atividades em 29 de novembro de 1913. A primeira sede foi na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com 40 funcionários e onze departamentos. Em cada um se vendia produtos específicos, por exemplo, roupas para senhoras, senhores, rapazes etc. Mais de 60 anos depois, em 1985, a loja chegou a ter 70 departamentos.

Anúncio de Walk Machineno Mappin em31/7/1988. Foto: Acervo/Estadão

PUBLICIDADE

O Mappin Stores foi uma fusão das empresas empresas Mappin & Webb, atuando em São Paulo desde 1912 e no Rio de janeiro desde 1911, com John Kitching. A Mappin & Webb era especalista em presentes finos, como pratarias e cristais.

Para conquistar o espaço nos corações e mentes de muitos ex-clientes, o Mappin foi um grande anunciante. Anunciou em todos os meios da época, e deixou gravado o jingle “Mappin, chegou a hora Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação” e o slogan “Mappin, aberto até meia-noite, de segunda a sábado”.

Publicidade

Veja alguns anúncios publicados no jornal.

Liquidação do Mappin

Variedade de produtos

Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão

Inauguração

O anúncio publicado no Estado, dois dias antes da inauguração, convidando as senhoras para conhecerem a loja, já carregava esse esforço de abertura de horizontes. Em destaque, no pé do anúncio, lia-se “Convidamos as Senhoras para visitarem nossa CASA, sem compromisso de compra”. Era a dica para aquelas consumidoras fora da elite que não frequentavam as lojas de moda.

 



O Estado de S.Paulo,13/02/1977 Foto: Acervo/ Estadão
Família Feliz no Mappin em 1957. Foto: Acervo Estadão
Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão
Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
Estadão de 1967 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Falência

 
 

+ ACERVO

Publicidade

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.