O sistema de metrô da quarta maior cidade do mundo faz aniversário, completa 50 anos. Foi aberto ao público e realizou sua primeira viagem oficial em 14 de setembro de 1974. É um “jovem”, se comparado ao primeiro metrô da América Latina, o de Buenos Aires que funciona há mais de um século e foi inaugurado em 1913.
O trânsito e a carência de transporte público em São Paulo eram um problema conhecido desde o início do século 20. A cidade, que contava com 70 mil habitantes em 1890, viu esse número saltar para 240 mil em 1900 e em 1920 para 580 mil. Mesmo, assim, décadas se passarem até que sua população pudesse dispôr de um transporte rápido como o metrô.
Metrô, política e samba
“Deixem bem claro que a população não poderá entrar nas estações, e que qualquer tentativa desse tipo só servirá para criar tumulto”, advertiu o organizador da festa aos jornalistas. A data da inauguração da primeira linha de metrô do Brasil foi estrategicamente escolhida: 14 de setembro de 1974, dia do aniversário do governador de São Paulo, Laudo Natel.
Cerca de 5 mil autoridades foram convidadas para estrear a pequena linha de sete quilômetros que ligava as Estações Jabaquara e Vila Mariana, com cinco paradas entre elas. A escola de samba Vai-Vai e o sanfoneiro Mario Zan animaram as festividades. A obra foi entregue inacabada.
Uma página do jornal do dia seguinte sintetizava o evento do dia anterior: “O grande comício teve até passeio de metrô.” Naquele sábado de sol, autoridades ocuparam os trens para a viagem inaugural, aos passageiros o sistema foi aberto na segunda-feira, 16 de setembro.
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Jornal da Tarde - 14 de setembro de 1974
Lembrança para os netos
Um passeio turístico, foi com esse o espírito que os paulistanos experimentaram as primeiras viagens do recém inaugurado Metrô de São Paulo, em 16 de setembro de 1974. A reportagem do Estadão, publicada em 17 de setembro, trouxe depoimentos de alguns dos primeiros passageiros a experimentar o sistema de trens subterrâneos da cidade.
Um dos entrevistados, morador da Bela Vista, havia acordado cedo, tomado um ônibus até a estação Santa Cruz e às “9 horas estava estava na plataforma , atrás da risca amarela de segurança, esperando o primeiro trem chegar”. Haroldo Maranhão, de 57 anos de idade, também contou ao jornal que havia comprado bilhetes extras para presentear os netos.
Um outro entrevistado, animado com a novidade, também havia levantado cedo para ver “o começo da solução dos problemas de trânsito de São Paulo.”
O prefeito Miguel Colasuonno juntou-se aos aposentados, estudantes e outros curiosos na primeira manhã de funcionamento do metrô. Com o bilhete custando de 1,50 cruzeiros (equivalente a R$8,75 hoje), o metrô transportou 7.744 passageiros em quatro horas e arrecadou 11.616 cruzeiros. Registrou algumas falhas, teve uma escada e uma bilheteria vandalizadas por colegiais.
Hoje o bilhete custa R$5,00 e o metrô transporta mais de 4 milhões de passageiros diariamente durante a semana. Com 104,4 km de extensão e 91 estações, o sistema dispõem de 6 linhas hoje.
Jornal da Tarde - 16 de setembro de 1974
O “subterrâneo”
A primeira notícia no Estadão discutindo a implantação de um sistema de metrô na cidade é de 2 de setembro de 1927 . Escreveu o jornal, “como único meio de eliminar o congestionamento do Triângulo, recomendamos que se dê início a um sistema subterrâneo e de linha em planos diferentes para ser propriedade da cidade, e pago por um pequeno incremento nas passagens, devendo a própria seção ser uma estação subterrânea no largo da Sé e uma linha em direção Leste”.
Em 1968, quando o projeto do metrô foi concebido, os moradores e políticos de São Paulo sonhavam com um novo meio de transporte subterrâneo capaz de desafogar o engarrafamento das ruas e oferecer um meio transporte rápido para os quase 6 milhões de habitantes da capital. ”Serão muitas horas de economia para todos”, apostavam os técnicos da prefeitura. “O metrô não será apenas a solução dos problemas de transportes coletivos da capital, será importante também para o desenvolvimento industrial de todo o Brasil”, declarou na época ao Estadão o prefeito Faria Lima.
As equipes responsáveis pela arquitetura do metrô anunciavam um projeto inspirado em Paris, “com cancelas automáticas que se fecham quando o trem entra na estação, além de perfeita iluminação dos ambientes e jogo de cores”.
Em 24 de abril de 1968 foi formada oficialmente a Companhia do Metropolitano de São Paulo, em dezembro tiveram início as obras. No dia 15, o trânsito foi interrompido para ser fincada a primeira estaca para a construção do metrô, entre a rua Domingos de Morais e a avenida Jabaquara. De acordo com a reportagem, a previsão era que primeira linha deveria estar toda concluída em 1972.
Viagem teste
Em 6 de setembro de 1972 foi dada a largada e os paulistanos puderam ver em ação o mais eficiente sistema de transporte público da cidade. Um palco foi montado no pátio do Jabaquara para a cerimônia de início dos testes. Fechado ao público. apenas autoridades embarcaram nos trens para o percurso experimental. O trajeto tinha cerca de 400 metros e foi percorrido a 20 quilômetros por hora. Do lado de fora, cerca de duas mil pessoas aplaudiam.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o presidente Médici, o governador Laudo Natel e o prefeito Figueiredo Ferraz. À imprensa, e aos demais, o presidente do metrô, Plínio Assmann dava explicações sobre o funcionamento do sistema, sempre acompanhando com os olhos a passagem do trem protótipo. Coube ao presidente Emílio Garrastazu Médici apertar um botão que, simbolicamente, inaugurava o primeiro metrô do Brasil.
“O metrô de São Paulo está andando”, noticiou o Estadão na edição do dia seguinte aos testes.
Estadão - 7 de setembro de 1972
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