Tito, Marlon, Michael, Jermaine, Jackie e Randy, os seis garotos da família Jackson que aparecem na foto tirada em setembro de 1974 em São Paulo, chegavam à cidade para uma curta temporada de shows com a mala recheada de sucessos. ABC (1970), Never Can Say Goodbye (1971), I’ll Be There (1970), I Want You Back (1969) e I Wanna Be Where You Are (1972) eram apenas alguns dos hits que os fãs aguardavam ver nas apresentações dos Jackson Five no Anhembi.
Michael Jackson já tinha status de estrela pop na sua primeira passagem pelo Brasil. Com 16 anos de idade, ele liderava os vocais do grupo e já havia lançado quatro álbuns solos.
Jacksons na Tupi e no Anhembi
Em 13 de setembro de 1974, o Jornal da Tarde publicou um perfil do grupo que se apresentou na TV Tupi e que, naquela mesma noite, realizou seu primeiro show no Palácio das convenções do Anhembi .
“Jackie - 23 anos - canta no coro, dança, é o coreografo do conjunto e ainda toca piano; Tito -21 anos - comanda as guitarras e lidera o grupo; Jermaine - 20 anos - é o solista na ‘área romântica’, toca baixo e ainda funciona como o galã do conjunto; Marlon - 17 anos - faz parte do coro, é o que mais dança e se preocupa com a coreografia; Michael - 16 anos - é a vedete do grupo: canta, dança e lidera as entrevistas; e Randy - 12 anos - o mais novo integrante do sexteto, toca tudo o que for percussão”, dizia a matéria, que tratava o grupo como uma talentosa família artística.
As denúncias de abusos cometidos por Joe Jackson, pai dos garotos, só viria à tona décadas depois.
Estrelas da Motown
Uma banda familiar de Rhythm and Blues e Soul, de Gary, Indiana, os Jackson 5 - com uma formação que ainda não contava com Randy, o caçula - viram as portas se abrirem quando a diva disco Diana Ross decidiu apadrinhar o grupo e os levou à gravadora Motown.
Os primeiros singles, ABC e I Want You Back foram lançados em 1970 e logo chegaram ao topo da Billboard. ABC assumiu a primeira posição da lista em 25 de abril daquele ano, desbancando Let It Be, dos Beatles. Com coreografias bem ensaiadas e a doce e ímpar e voz de Michael Jackson, o grupo foi um dos maiores fenômenos da música pop no início da década de 1970.
Michael Jackson retornou ao Brasil quase duas décadas depois em 1993, quando realizou seus únicos shows (sólo) no País. No Estádio do Morumbi, em 15 de outubro daquele ano, num show repleto de luzes e fogos, os fãs puderam ouvir sucessos atemporais como Thriller, Billie Jean, Black Or White, além de Dangerous, que dava nome à turnê. O artista encerrou a apresentação com Heal the World.
O astro pop retornou ao Brasil em 1996, para gravar parte o clipe de They Don’t Care About Us, dirigido por Spike Lee. As cenas foram gravadas na favela do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, na Bahia. A música, assim como o clipe, contam com a participação do Olodum.
Mais no Acervo Estadão
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.