Ulysses Guimarães

Político brasileiro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Ulysses Silveira Guimarães

6/10/1916, Rio Claro (SP) - 12/10/1992, Angra dos Reis (RJ )

O advogado Ulysses Silveira Guimarães, carinhosamente conhecido por Dr. Ulysses nasceu em Rio Claro, no interior de São Paulo, no dia 06 de Outubro de 1916. Filho de Ataliba Silveira Guimarães, coletor federal e da professora Amélia Correia Fontes Guimarães, teve grande importância no cenário político brasileiro.

Os primeiros passos na vida pública foram dados no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu  a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e foi professor de várias universidades.

Publicidade

Santista convicto, em 1942, chegou a ser  nomeado diretor-presidente do clube até que em 1944 foi eleito vice-presidente. Por anos defendeu os interesses da  agremiação junto a Câmara dos Deputados, em Brasília, ao lado de outros santistas como Mário Covas e Aloizio Mercadante.

No Congresso, a carreira de Ulysses Guimaraes teve início em 1947 ao se tornar deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), em São Paulo. A partir deste momento foi eleito deputado federal pelo mesmo estado e por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995.

PUBLICIDADE

Assumiu o Ministério da Indústria e Comércio, no gabinete Tancredo Neves, durante a curta experiência parlamentarista brasileira (1961-1962). Apoiou o movimento militar de 1964 que depôs o presidente João Goulart, mas logo depois mudou de posição. Em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e onde depois viria a se tornar presidente.

Comandou o Parlamento Latino Americano, de 1967 a 1970. Em 1973, lançou sua anticandidatura simbólica à Presidência da República, como forma de repúdio ao regime militar, tendo como vice o jornalista e ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho.

Publicidade

Teve uma ampla participação durante as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Em 1979 com o fim do bipartidarismo o MDB converteu-se no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do qual se tornou presidente nacional.

Ao lado de  Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco Montoro liderou novas campanhas pela redemocratização, principalmente a conhecida Diretas Já.

Foi presidente da Câmara dos Deputados durante 1956/57, 1985/86 e 1987/88. De 1987 a 1988 presidiu ainda a Assembleia Nacional Constituinte. A nova Constituição, na qual Ulysses teve um papel fundamental, foi promulgada no dia 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã.

Como presidente da Câmara dos Deputados foi substituto de José Sarney e assumiu várias vezes a presidência onde chegou a ser candidato, pelo PMDB, nas eleições de 1989 cujo vencedor foi Fernando Collor de Mello.

Publicidade

Ulysses Guimaraes faleceu em em acidente aéreo de helicóptero, no litoral de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992. No mesmo acidente morreram sua esposa Mora Guimarães além do ex-senador Severo Gomes, a esposa  e o piloto. O corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

Páginas selecionadas pelo Editor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.