PUBLICIDADE

Por dentro do Internet Archive

O Estadão Acervo visitou o maior arquivo digital do mundo

PUBLICIDADE

Atualização:
 

Quem trabalha por três anos no Internet Archive fica eternizado com um boneco. CEE/Estadão

PUBLICIDADE

O Internet Archive é o maior acervo digital do mundo. Nele, tudo é virtualmente gigantesco. A organização já digitalizou, até final de 2015, mais de 2 milhões de livros, 600 milhões de páginas, no total tem mais de 20 petabytes de material armazenado em seus servidores. Em 2014, disponibilizou on-line mais de 700 jogos arcade que podem ser jogados on line.

A organização foi fundada pelo engenheiro Brewster Kahle, em 1996, logo depois que vendeu o site Alexia.com que ajudou a criar. O Alexia foi um dos primeiros sites a catalogar a web.


As pretensões do fundador do Internet Archive não são pequenas: “Minha história é a de um tecnólogo, um geek, e a ideia de usar a tecnologia para fazer coisas boas me levou a pensar: por que não construímos a Biblioteca de Alexandria versão 2? Todos os livros, vídeos, músicas, páginas da web, tudo que a humanidade já publicou, disponível para todos”. Não é a toa que a bandeira do Internet Archive é um globo terreste.


Ainda segundo Kahle, em entrevista ao Estadão Acervo, a missão do Internet Archive é dar acesso universal a todo o conhecimento, reunir "todas as obras publicadas pela humanidade e as tornamos disponíveis para qualquer um que tenha a curiosidade e o desejo de acessá-las”.


O Internet Archive começou arquivando páginas da web. “A ideia era construir uma biblioteca. As publicações na internet já começavam a prosperar e as pessoas investiam suas vidas em websites coisas novas e diferentes, mas não duravam muito. A vida de uma página da web é de apenas cem dias antes que ela seja alterada ou apagada. Então, se quisermos criar um registro permanente desse conteúdo maravilhoso, será necessário coletar a rede mundial de computadores. Fomos adiante e coletamos o conteúdo da TV, digitalizamos livros, fizemos upload de filmes”, explica Brewster Khale.


Hoje, o projeto Waybak Machine é o maior acervo do mundo de páginas web com mais de 150 bilhões de páginas arquivadas.

Publicidade


Nada no Internet Archive passa desapercebido, seja virtual ou físico. A sede da instituição fica num prédio onde funcionou a Igreja da Cientologia em São Francisco, na Califórnia. Além da imponência do prédio, outra coisa que chama a atenção são as dezenas de bonecos no interior da igreja. Cada boneco representa um funcionário. Para ter a imagem eternizada é necessário trabalhar três anos no Internet Archive. Também não passa desapercebido enormes servidores nas paredes da igreja.


Leia mais sobre preservação da web: IIPC trabalha para salvar a memória da internet


Tag: digitalização

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |


# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.