São Paulo parou para assistir ao primeiro Grande Prêmio de Automobilismo da cidade. A corrida foi realizada nas ruas e avenidas do Jardim América, tendo como pista principal a avenida Brasil. Os paulistanos estavam ansiosos com o grande acontecimento do dia.
“A população do estado inteiro está empolgada, dominada mesmo, pela grande prova de automoveis que dentro de poucas horas será disputada nesta capital, no Jardim America. O enthusiasmo que desta Paulicéa se alastrou já conseguiu contagiar os Estados vizinhos, para aqui atrrahindo innumeros visitantes”, descreveu o Estadão na véspera da prova.
Cerca de sete mil pessoas espremeram-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do improvisado circuito para assistir à corrida. A segurança da prova foi montada com oito mil metros de cordas e barreiras de alfafa.
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O ACIDENTE
Um acidente na última volta tirou o brilho do evento. A corrida teve um fim trágico, seis pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas. O brasileiro Manoel Teffé e a francesa Hellé Nice disputavam o primeiro lugar quando, conforme informou o Estadão, perto da linha de chegada um espectador se debruçou sobre a barreira de alfafa em direção à corredora francesa que perdeu o controle do carro e bateu.
“No mesmo instante, Hellé Nice era arrancada violentamente e atirada ao lado opposto, depois de descrever uma trajectoria numa altura de cerca de dez metros para cahir sobre os assistentes que se encontravam proximo da archibancada dos chronometristas”.
A confusão causada pelo acidente ficou ainda pior quando uma das arquibancadas cedeu. O público invadiu a pista e os carros, ainda em alta velocidade, não conseguiram frear a tempo. Dois soldados da força pública, três militares e um civil morreram. Outras 12 pessoas ficaram feridas.
A gravidade do acidente provocou grande polêmica sobre a questão da segurança nos circuitos de rua e impulsionou a construção do autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940.
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O vencedor da competição, disputada por 20 pilotos, foi o italiano Carlo Pintacuda. A Comissão Esportiva do Primeiro Grande Prêmio da Cidade de São Paulo deliberou que o brasileiro Teffé não havia sido o culpado pelo acidente e que Hellé Nice havia chegado em 4º lugar, logo atrás de Teffé.
O Suplemento Rotogravura - estilo de revista que circulou no Estadão de 1928 a 1944, com destaque às ilustrações e fotos - dedicou várias páginas à cobertura da corrida.
Primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil Interlagos 1972 GP Brasil
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Fórmula 1 chega em Viracopos
A cobertura da primeira edição da Fórmula 1 no Brasil começou no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Foi lá que chegaram os equipamentos e oscarros. ... Foto: Acervo/EstadãoMais
Fórmula 1 chega em Viracopos
A prova realizada em 1972 não valia para o campeonato de Fórmula 1. Serviu como teste para entrar na competição. Só no ano seguinte passou a integrar ... Foto: Acervo/EstadãoMais
Fórmula 1 chega em Viracopos
Carros e equipamentos na pista do aeroporto de Viracopos aguardando transporte para o autódormo de Interlagos Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Mais detalhes dos equipamentos das equipes de Fórmula 1 que vieram disputar a corrida pela primeira vez no Brasil Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Mais detalhes do desembarque dos carros Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Motores embalados para a primeira ediçãoda formula 1 no Brasil, realizada em interlagos em 30 de março de 1972 Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Alguém teve a sorte de experimentar o carro da Lotus Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
As equipes que participaram da corrida foramBrabham-Ford,March-Ford,BRM,Lotus-Ford,Surtees-Ford eFerrari Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Depois da chegada de equipamentos e carros no aeroporto de Viracopos no dia 26, foram realizados treinos e as provas de classificação nos dias 28 e 29 Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
Os treinos de classificaçãoforam realizados em dois turnosnos dias 28 e 29. O primeiro foi das 14h30 às 15h45 e o outro, das 16h45 às 18h. Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
E foi só na segunda etapa dos treinos que Emérson Fittipaldi, com seu Lotus de número 1, conseguiu avolta mais rápida a 188 km/h e garantir a pole pos... Foto: Acervo/EstadãoMais
Começa a etapa de classificação
Wilson Fittipaldi ficou em quarto no grid de largada com sua Brabham de número 9. Além dos irmãos Fittipaldi, participaram da provas outros dois pilot... Foto: Acervo/EstadãoMais
Começa a etapa de classificação
Oargentino Carlos Reutemann, companheiro de equipe de Wilson Fittipaldi, ficou em segundo lugar no grid de largada Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
Wilson Fittipaldi no box durante a etapa de classificação Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
A torcida compareceu em peso nos dias de classificação Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
O ingresso para assistir os treinos custava Cr$ 5,00 individual e Cr$ 10,00 para carros. Usando o oConversor de Moedas do Acervo Estadão, esses valore... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
As autoridades paulistas montaram um esquema de segurança para o público e para a corrida, conforme noticiou oEstadãonaedição de 30 de março, véspera ... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
Um dos detalhes que chamou a atenção da reportagem doEstadãododia 31 de março, foi a movimentação das equipes da Firestone e da Goodyear "montando e d... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
Outro detalhe da correria nos boxes para a montagem de pneus Foto: Acervo/Estadão
A prova
No meio da tensão antes do início da prova, o piloto austríaco Helmut Marko da BMR num momento de relaxno box Foto: Acervo/Estadão
A prova
Agora o piloto austríaco no grid de largada ao lado do seu companheiro de equipe, o espanholAlex Soler-Roig Foto: Acervo/Estadão
A prova
Emérson Fittipaldi pronto para largada Foto: Acervo/Estadão
A prova
José Carlos Pace se acomodando no cockpit do seu March. O piloto brasileiro não deu sorte na primeira corrida de F1 no Brasil. Por causa de problemas ... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
O argentino Carlos Reutemann pronto para largar. O piloto foi o vencedor da corrida Foto: Acervo/Estadão
A prova
A hora tão esperada, a largada Foto: Acervo/Estadão
A prova
Um instantâneo da corrida com o carro de Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Como era de se esperar, o público lotou o autódromo. O ingresso para o dia custou Cr$ 30, tanto para carros como para as pessoas. Estudantes pagaram m... Foto: Acervo/EstadãoMais
A torcida
Para pegar o melhor ângulo da corrida, alguns torcedores fizeram malabarismo e subiram nos eucaliptos Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Árvores com um único galho também não escaparam dos torcedores Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Subir na lataria dos carros também foi um modo de ver melhor a corrida Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Muita gente chegou no primeiro dia do treino e resolveu acampar no autódromo Foto: Acervo/Estadão
A torcida
As placas de publicidade não duraram muito tempo. Elas foram retiradas pelos torcedores para conseguir mais espaço Foto: Acervo/Estadão
A prova
Um detalhe do carro do Emérson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
A prova
Na mesma curva, Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Emérson fora da prova
Faltando 6 voltas para o final da prova o braço esquerdo da suspensão dianteira do carro de Emérson quebrou, o que fez seu carro rodopiar a 180 quilom... Foto: Acervo/EstadãoMais
Émerson fora da corrida
Émerson Fittipaldi no box da Lotus após sua saída da prova. Foto: Acervo/Estadão
Reutmann, o vencedor
A saída de Emérson deu a Carlos Reutemann a vitória. Além da saída de Emérson da corrida, a torcida também ficou decepcionada com a quantidade de carr... Foto: Acervo/EstadãoMais
A celebração
Os troféus da prova Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Carlos Reutemann celebra sua vitória Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Wilson Fittipaldi recebe o troféu pelo segundo lugar Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Wilson Fittipaldi dá entrevista no pódio. Dos quatro brasileiros que participaram da corrida, só ele e Luiz Bueno chegaram ao fim. Bueno ficou em sext... Foto: Acervo/EstadãoMais
Final da festa
Nem tudo foi festa na corrida. Com o autódromo completamente tomado, ficou difícil controlar a multidão que invadiu a área dos boxes durante vários mo... Foto: Acervo/EstadãoMais
A saída
Estima-se que cinco mil pessoas foram assitir a corrida. Isso refletiu na hora de ir embora, quando se formou um imenso congestionamento Foto: Acervo/Estadão