São Paulo 470 anos, uma aniversariante em constante renovação
Transformações da cidade desde a monarquia foram acompanhados pelo Estadão; confira fotos, páginas e textos
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Por Acervo Estadão
Atualização:
Neste 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemora 470 anos de sua fundação. Para celebrar a data o Estadão Acervo convida o leitor a viajar pela história da cidade através de seus conteúdos. Confira nossas galerias de fotos antigas da metrópole, matérias curiosas sobre seu passado e outros registros de sua história política, social e cultural.
São Paulo em construção
1 / 30São Paulo em construção
São Paulo em obras
Obras naPraça da Sé,com catedral sem torres ao fundo, em 1955 Foto: Acervo/Estadão
Catedral da Sé
Obras de construção da Catedral da Séna década de 1950. Foto: Acervo Estadão
Rotogravura
Catedral da Sé, em fevereiro de 1933. Foto: Acervo Estadão
Catedral da Sé
Obras de construção das torres daCatedral da Sénos anos 1950. Foto: Acervo Estadão
Catedral da Sé
Torres da Catedral da Sé em construção na décade de 1950. Foto: Acervo Estadão
Edifício Martinelli
Edifício Martinelli em construção nos anos 1920 Foto: Acervo Estadão
Projeto Nova Avenida
Avenida Paulista antes das obras de alargamento das pistas. A foto, de 1969, mostra as fiações ainda penduradas nos postes. Em destaque, o edifício Gr... Foto: Acervo/EstadãoMais
São Paulo em obras
Vista da construção doMuseu de Arte de São Paulo(Masp), na avenida Paulista, em 1964 Foto: Acervo/Estadão
São Paulo em obras
Construção de um dos marcos da história do urbanismo em São Paulo, otúnel 9de Julho Foto: Acervo/Estadão
Construção do túnel 9 de Julho
Operários e engenheiros posam para foto em frente à obra do do Túnel 9 de Julho, em janeiro de 1937.Foto: Acervo/Estadão
Construção da Rodovia dos Imigrantes
Operários trabalhando sobre andaimes na construção da Rodovia dos Imigrantes. A Rodovia dos Imigrantes tem 44 viadutos, sete pontes e onze túneis, em ... Foto: Acervo/ EstadãoMais
São Paulo em obras
Construção darodovia dos Imigrantesem foto de 1975 Foto: Acervo/Estadão
Anhembi
Durante 30 anos o prédio do hotel foi apenas um esqueleto de concreto Foto: Acervo/Estadão
Minhocão
Vista aérea da construçao do Minhocão em 27/4/1970 Foto: Estadão
Parque Ibirapuera
Construção doParque Ibirapuera, 1954 Foto: Acervo/ Estadão
23 de Maio e Obelisco
Construção de trecho da Avenida 23 de Maio na entorno do Obelisco em 1969 Foto: Rolando de Freitas/Estadão
Avenida 23 de Maio
Obras da Avenida 23 deMaio em 1966. Foto: Ywane Yamazaki/Estadão
Biblioteca Mario de Andrade
Construção daBiblioteca Mário de Andrade em 1937. Foto: Acervo Estadão
Rotogravura
Prédio do Automóvel Club, em fevereiro de 1931. Foto: Acervo Estadão
SP antiga
Estação da Luz, ainda em construção. Foto de 1900 Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento
Estádio do Pacaembu em construção
Construção do Pacaembu, na época chamado de Estádio Municipal de São Paulo, durante a década de 1930. Foto: Acervo/ Estadão
Concha acústica do Pacaembu
Operários reparam as arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em 04/01/1962. A concha acústica, ao fundo, tem seu arco decorado c... Foto: Acervo/ EstadãoMais
Pacaembu
Suplemento em Rotogravura em setembro de 1939 Foto: Acervo Estadão
Pacaembu
Suplemento em Rotogravura em setembro 1939 Foto: Acervo Estadão
Concha acústica do Pacaembu
Projeto do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, com a Concha Acústica ao fundo do campo de futebol. Imagens publicadas na Rotogravura de 15/04... Foto: Acervo/ EstadãoMais
Desenho do novo Viaduto do Chá
Imagem do antigo Viaduto do Chá com montagem do desenho danovo projeto, arte publicado no Suplemento Rotogravura de 01/02/1937. Foto: Acervo/ Estadão
Rotogravura
Mercado Municipal em fevereiro de 1933. Foto: Acervo Estadão
Rio Tamanduateí e Mercado Municipal
Obras de canalização do no Rio Tamanduateí na altura do Mercado Municipal em 1969. Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Rotogravura
Antigopátio do Colégio, capa do Suplemento em Rotogravura em janeiro de 1933. Foto: Acervo Estadão
Acesso Rebouças Avenida Paulista (1971)
Anel viário no início da Avenida Paulista, localizada na região centro-oeste da cidade de São Paulo,1971. Cliqueaquipara conferir a galeria: São Paulo... Foto: Iwane Yamasaki/EstadãoMais
Os presentes de aniversário de São Paulo
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“De certa forma São Paulo é como gente. Todo ano, no dia do aniversário, tem festa e recebe presentes. Alguns deles o paulistano tem orgulho de mostrar, como o Mercado Municipal e a Catedral da Sé. Outros não poderia mais viver sem, como a Ponte das Bandeiras e o Ceasa.
E como não poderia deixar de ser, tem aquele presente que não se sabe o que fazer, se devolve, joga fora ou arranja um jeito de conviver. É o caso do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. O elevado foi criado para liberar o trânsito e ficou congestionado logo no dia da inauguração...”
Uma viagem aérea pela Marginal Tietê em 1972
1 / 33Uma viagem aérea pela Marginal Tietê em 1972
Passeio aéreo na Marginal Tietê em 1972
Aproveitando o vôo para registrar a inauguração do Canindé, o fotógrafo Alrnaldo Fiaschi aproveitou para documentar outros pontos da Marginal Tietê em... Foto: Arnaldo Fiaschi/EstadãoMais
Passeio aéreo na Marginal Tietê em 1972
Aproveitando o vôo para registrar a inauguração do Canindé, o fotógrafo Alrnaldo Fiaschi aproveitou para documentar outros pontos da Marginal Tietê em... Foto: Arnaldo Fiaschi/EstadãoMais
Estádio do Canindé
Um dia antes da inauguração do estádio os sócios do clube aproveitaram para ver o novo campo da Portuguesa. Leia mais:'Portuguesa inaugura a certeza d... Foto: Arnaldo Fiaschi/EstadãoMais
Clube Portuguesa de Desportes
Visão geral das dependência do clube da Portuguesa Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Prédio da 'Ericson'
O clube da Portuguesa e, do outro lado do marginal, o prédio 'Ericson' Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Clube Esperia
Em primeiro plano, o Clube Esperia. Ao fundo o estacionamento doAnhembi Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Canindé
Estádio do Canindé em 11 de janeiro de 1972, quando apenas o 1º anel havia sido construído Foto: Arnaldo/AE
Portuguesa de Desportes
Visão geral do clube da Portuguesa com seu estádio novo. Ao fundo os bairros do Canindé e Pari Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Rios Tietê e Tamanduateí
Confluência do rio Tamanduateí com o Tietê. À esquerda, o Centro de Convenções do Anhembi Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Feira
Uma feira de sábado em local não identificado Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Complexo penitenciário do Carandiru
A Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida comoCarandiru Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Cruzeiro do Sul
Avenida Cruzeiro do Sul, no meio da avenida, as obras iniciais da linha Norte-Sul do metrô Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Indústria Filizola
Entre as pontes da Vila Maria e da Vila Guilherme ficava a fábrica de balanças Filizola, no bairro do Pari. Ao fundo, as chaminés do Belém Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Barra Funda
Linhas de trens na área do atual terminal Barra Funda e do Memorial da América Latina. Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Barra Funda
Linhas de trens na área do atual terminal Barra Funda e do Memorial da América Latina. Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Ponte da Vila Guilherme
A atual ponte Engenheiro Curt Walter Otto Baumgart, mais conhecida como ponte da Vila Guilherme que liga o bairro com o do Pari Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Pico do Jaraguá
Marginal Tietê sentido Oeste, na altura da atual ponte Julio de Mesquita Neto, eoPico do Jaraguáao fundo. Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Parque do Piqueri
O Parque do Piqueri, no Tatuapé e, ao fundo, o Parque São Jorge Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Cruzeiro do Sul
Avenida Cruzeiro do Sul e, ao fundo, o centro da cidade Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Pari
A atual ponte Engenheiro Curt Walter Otto Baumgart, mais conhecida como ponte da Vila Guilherme que liga o bairro com o do Pari Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Chaminé
Uma das chaminés existentes na cidade naquela época Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Marginal Tietê
Trecho da marginal ainda em obras Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Ponte da Vila Maria
Ponte que liga o bairro do Pari ao da Vila Maria. À esquerda da foto, a fábrica da Nadir Figueiredo Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Cruzeiro do Sul
Avenida Cruzeiro do Sul, sentido norte. No centro da avenida, as obras para o metrô linha Azul que seriainaugurada dois anos depois Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Cruzeiro do Sul
Ponte da avenida Cruzeiro do Sul em direção ao centro da cidade Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Cruzeiro do Sul
Avenida Cruzeiro do Sul em direção ao Norte. No centro da avenida as obras do metrô da linha Azul, e ao fundo, a serra da Cantareira Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Praça Campo de Bagatelle
A praça Campode Bagatelle, sem a escultura do 14 Bis. No lugar dela, uma árvore de natal. Ao fundo, o centro da cidade Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Radial Leste
Radial Leste e ao fundo o centro da cidade Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Parque Antártica
O estádio e o clube do Palmeiras. No canto superior direito, a avenida Sumaré Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Parque São Jorge
Visão geral das instalações do clube do Corinthians Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Parque São jorge
Vista do Parque São Jorge, sede do Corinthians, com o campo e as quadras Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi
OEstádio Municipal de Beisebol Mie Nishi,ao fundo o bairro do Bom Retiro Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Radial Leste
Radial Leste, acima o cemitério Quarta Parada. Para saber mais sobre a avenida Alcântara Machado, ou Radial Leste, leia'Nasce uma avenida' Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
São Paulo na revista do Estadão
“São Paulo faz mais um aniversário e, como sempre, olha para trás e para frente ao rever e projetar sua trajetória desde aquele longínquo 25 de janeiro de 1554. Muitas vezes custa distinguir o que é passado, presente ou futuro, como na crônica ‘A cidade do barulho’, de Affonso Schmidt, publicada no Suplemento em Rotogravura do Estadãoem janeiro de 1931: “Em São Paulo não se dorme nem se repousa. Nossos nervos são mantidos dia e noite numa dolorosa excitação. No estado de vigília, cada hora que passa é um prego que nos espetam...”
Cruzamento daAvenida Paulistacom a Rua Augusta, 3/11/1989. Entregue oficialmente ao público no dia8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista se tornou ... Foto: Acervo/ EstadãoMais
Avenida Paulista (1968)
Vista parcial da Avenida Paulista, fotografada a partir da sacada do Centro Conjunto Nacional, esquina com Rua Augusta.São Paulo, SP, 01/8/1968. Foto: Acervo/Estadão
Paulista antiga
Imagem da Avenida Paulista em 1969, antes da intervenção do projeto 'Nova Paulista'. As calçadas eram maiores do que as pistas e haviaipês em toda sua... Foto: Acervo/EstadãoMais
Avenida Paulista (1972)
Escultura em mármoreAnhanguera, de Luiz Brizzolara,em frente ao MASP, na Avenida Paulista.São Paulo, SP. 04/9/1972. Foto: Alfredo Rizzutti/ Estadão
Avenida Paulista (1983)
Vista aérea da Avenida Paulista e seus arredores, na região central de São Paulo. SP. 19/5/1983. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista
Complexo viário interligando a Rua da Consolação e as avenidas Paulista e Rebouças, na região centro-oeste da cidade de São Paulo,SP. 16/11/1971. Foto: Domício Pinheiro/ Estadão
Avenida Paulista (1970)
Vista aérea da Avenida Paulista,São Paulo, SP. 4/4/1970. Foto: Rolando de Freitas/ Estadão
Avenida Paulista (1970)
Perua escolar pegando alunos na Avenida Paulista.São Paulo, SP, 03/4/1970. Foto: José Pinto/ Estadão
Paulista antiga
Avenida Paulista antes das obras de alargamento das pistas. A foto, de 1969, mostra as fiações ainda penduradas nos postes. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1974)
Vista aérea da Avenida Paulista. São Paulo, SP. 10/01/1974. Foto: Rolando de Freitas/ Estadão
São Paulo em obras
Vista da construção doMuseu de Arte de São Paulo(Masp), na avenida Paulista, em 1964 Foto: Acervo/Estadão
MASP
Vista do Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista, São Paulo, SP. 29/8/1980. Foto: Sidney Corrallo/Estadão
MASP (1969)
Exposição no vão livre do MASP, na Avenida Paulista. São Paulo, SP, 21/6/1969. Foto: Sérgio Araki/ Estadão
Banco Central do Brasil (1981)
Fachada do prédio do Banco Central do Brasil, na avenida Paulista.SP. 04/12/1981. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1969)
Avenida Paulista, esquina com Rua Augusta, tendo ao lado esquerda da calçada, o Conjunto Nacional, com a placa do Cine Astor, na região centro-oestede... Foto: Sérgio Araki/EstadãoMais
Conjunto Nacional (1975)
Vista parcial externa do Conjunto Nacional,São Paulo, SP, 28/01/1975. Foto: Sérgio Araki/Estadão
Conjunto Nacional
Vista parcial externa do Conjunto Nacional, localizado na quadra delimitada pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manuel... Foto: Acervo/EstadãoMais
Conjunto Nacional (1969)
Vista parcial da Avenida Paulista, no Conjunto Nacional com detalhe para mesas do Restaurante Fasano. Ao fundo a esquina com a rua Padre João Manuel.S... Foto: Acervo/EstadãoMais
Avenida Paulista (1969)
Cruzamento da Rua da Consolação com a Avenida Paulista,São Paulo, SP. 05/07/1969. Foto: Acervo/Estadão
Corrida de São Silvestre
Largada da Corrida de São Silvestre em frente ao edifício da Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista. São Paulo, SP, 31/12/1986. Foto: Gilberto Limeira/Estadão
Fundação Cásper Líbero (1958)
Fundação Cásper Líbero enfeita seu edifício para parabenizar a realização da XXXIV Corrida de São Silvestre. São Paulo, SP, 31/12/1958. Foto: Acervo/Estadão
Casa das Rosas
Fachada da Casa das Rosas, casarão do ano de 1935, localizado no número 37 da Avenida Paulista,São Paulo, SP. 31/8/1982. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1974)
Trânsito na Avenida Paulista,na altura das ruas Maria Figueiredo e Brigadeiro Luis Antônio.São Paulo, SP, 10/11/1974. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1966)
Cruzamento das avenidas Paulista e Brigadeiro Luis Antonio, na cidade de São Paulo.SP, 19/01/1966. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1974)
Obras na Avenida Paulista,São Paulo, SP, 11/01/1974. Foto: Messias A. Silva/Estadão
Avenida Paulista (1972)
Vista parcial da Avenida Paulista próximo do Parque Trianon.São Paulo, SP, 11/9/1972. Foto: Sérgio Araki/Estadão
Avenida Paulista (1966)
Avenida Paulista esquina com a Rua Augusta,São Paulo, SP, 10/01/1966. Foto: Acervo/Estadão
Palacete Matarazzo (1990)
Vista aérea do Palacete Matarazzo, na Avenida Paulista, São Paulo, SP, 02/8/1990. Foto: Mônica Zarattini/Estadão
Casarão da Paulista
Casarão número 1853 da Avenida Paulista, em São Paulo. Neste endereço morou o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx,São Paulo, SP. 24/10/1972. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1972)
Complexo viário na início da Avenida Paulista,São Paulo, SP. 13/3/1972. Foto: Domício Pinheiro/Estadão
Avenida Paulista
Anel viário no início da Avenida Paulista, São Paulo, SP. 12/11/1971. Foto: lIwane Yamasaki/Estadão
Avenida Paulista (1968)
Avenida Paulista,São Paulo, SP. 02/8/1968. Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista (1973)
Vista aérea da Avenida Paulista,São Paulo, SP, 06/8/1973. Foto: Rolando de Freitas/Estadão
Avenida Paulista (1974)
Vista noturna de ponto de ônibus na Avenida Paulista, São Paulo, SP. 23/5/1974. Foto: Kenji Honda/Estadão
Avenida Paulista (1974)
Vista aérea da Avenida Paulista,São Paulo, SP, 09/3/1974. Foto: Alfredo Rizutti/Estadão
Avenida Paulista
Vista parcial da Avenida Paulista, na altura da Rua Pamplona, região central de São Paulo. SP, 03/7/1974. Foto: Arnaldo Fiaschi/Estadão
Avenida Paulista
Na avenida Paulista ficavam os casarões da dos barões do café e outros membros da elite paulistana Foto: Acervo/Estadão
Avenida Paulista
Avenida Paulistaem 1900, ano em que o bonde começou a circular Foto: Guilherme Gaensly/Acervo Light
Observatório da Paulista
No lugar onde hoje é o MASP já existiu um observatório astronômico.Leia mais em 'Era uma vez em SP... Observatório da Paulista' Foto: Acervo/Estadão
Era uma vez em SP... Observatório da Paulista
Observatório Astronômico e Meteorológico de São Paulo, na Avenida Paulista, década de 1920. O instituto foi responsável pelos primeiros estudos climát... Foto: Acervo/ EstadãoMais
Todos os prefeitos de São Paulo desde 1899
“Apesar de a Repúblicater sido proclamada no Brasil em 1889, demorou um tempo para os paulistanos poderem escolher um prefeito para São Paulo. Somente dez anos depois da proclamação a cidade teve o seu primeiro prefeito. Ainda assim, Antonio Prado foi escolhido em votação indireta por seus pares vereadores em 1899 (...)
“Em 07 de agosto de 1896 ocinematógrafo fez sua estreia oficial em São Paulo. Uma seleta plateia experimentaria a última palavra em entretenimento já existentes nas principais capitais da Europa e nos Estados Unidos. A sessão que contou com a presença de Campos Sales, presidente do Estado, autoridades e membros da imprensa apresentou, entre suas fitas, o clássico “A Chegada do Trem na Estação” dos irmãos Lumière.
Teatro Municipal, uma casa de ópera para São Paulo
“(...) Inspirado em grandes teatros europeus e recebendo espetáculos de qualidade elevada, foi um marco divisor entre antigos hábitos provincianos e as novas expectativas culturais que irradiavam das grandes metrópoles. Aos poucos, uma audiência ávida por novas produções habituava-se a uma cultura musical mais refinada e começava a ficar mais exigente...”
A semana que revolucionou a Arte no Brasil
“Durante três noites, em 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, um grupo de artistas se reuniu no Theatro Municipal de São Paulo para realizar aSemana de Arte Moderna, o evento que é considerado um marco na história das artes e da cultura brasileira, com apresentações de concertos musicais, de dança, recitais de poesias e exposição de pinturas, esculturas e arquitetura.
Nas páginas do Estadão, a Semana de 22, como também ficaria conhecida no futuro, apareceu para os leitores em textos noticiosos na seção Artes e Artistas e em anúncios publicitários em meio a outras atrações culturais da cidade...”
“Antes doMuseu de Arte de São Paulo (Masp)ser um dos grandes pontos turísticos da avenida Paulista, o número 1578 da via abrigava outra atração, o Belvedere Trianon. Um mirante, com terraços panorâmicos que proporcionavam a vista para todo o vale, para a avenida e para os jardins doParque Trianon.
O local também era conhecido como Miradouro da Avenida ou apenas o Belvedere da Avenida, como mostra o Estadão dadécada de 1910. O escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo, um dos mais conceituadosna época, assinava a obra.Além dos terraços, também faziam parte do belvedere salões para festas e convenções com serviços derestaurante e confeitaria...”
Belvedere Trianon
1 / 6Belvedere Trianon
Belvedere Trianon
O Belvedere Trianonpode servisto ao alto. Abaixo ficava oterreno que mais tarde deu lugar à Avenida Nove de Julho Foto: Acervo/ Estadão
Belvedere Trianon
Imagem do Belvedere Trianon na década de 1920 Foto: Acervo/ Estadão
Belvedere Trianon
Terraço superior do Belvedere Trianon Foto: Acervo/ Estadão
Belvedere Trianon
Imagens do baile de carnaval oferecido pela Sra. Poças Leitão nos salões do Trianon, publicadas na Rotogravura de 01/3/1937 Foto: Acervo/ Estadão
Belvedere Trianon
Imagens do baile de carnaval infantil do Belvedere Trianon, publicadas na Rotogravura de 15/2/1937 Foto: Acervo/ Estadão
Belvedere Trianon
Terraços do Belvedere Trianon. Serviços de restaurante e confeiteria estavam à disposição dos frequentadores, que podiam desfrutar de um chá da tarde ... Foto: Acervo/ EstadãoMais
Ele mora no Jaçanã
“Além dos cigarros, Adoniran Barbosa não dispensava a companhia de um cachorro. O mais conhecido do público foi Peteleco. Ele andava com o sambista para cima e para baixo na década de 1950 (...)
Depois do Peteleco vieram, Musqui, Loirinha e Loretta Young, a cadela que vemos na foto. Ela foi fotografada ao lado do dono em reportagem publicada no Estadão em dezembro de 1976. Foi descrita como “cadelinha preta e branca muito corintiana, porém mais discreta que [o] falecido ‘Peteleco’, cão de pular feito louco sempre que ele gritava ‘gol do Corinthians...”
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Freddie fez o Morumbi cantar
“Quando se fala emQueen no Brasil, muitos se lembram das históricas apresentações do grupo no Rock in Rio em janeiro de 1985. Mas os primeiros shows da banda de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon no País aconteceram quatro anos antes, comduas grandes apresentações no Estádio do Morumbi, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março de 1981.
“(...) Após sediar a 1ª Bienal de Arte Moderna em 1953, o antigo edifício do Trianon começou a ser demolido para dar lugar ao prédio do Museu de Arte Paulista, o Masp. A inauguração na sede definitiva só aconteceu em novembro de 1968 e contou com a ilustre presença da rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Coube à monarca, que fazia uma visita ao País, presidir a cerimônia de inauguração (...)
A rainha se surpreendeu ao ver um quadro do ex-primeiro-ministro Winston Churchill. Pietro Maria Bardi (à esquerda), presidente do museu, explicou que o Brasil fora o primeiro país a expor uma obra de Churchill em 1942.”
A Olimpíada das Américas na cidade em 1963
“(...)O mesmo gramado de tantos grandes jogos de futebol estava, então, invadido por atletas e bandeiras de 22 países e colônias: era a abertura da quarta edição dos Jogos Pan-Americanos. São Paulo, então uma cidade de pouco mais de 3 milhões de habitantes, de bondes e de vida tranquila, recebia a Olimpíada das Américas e tinha motivos para tanto entusiasmo...”
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A primeira corrida de F1 no Brasil
“... A prova realizada em 1972 não valia para o campeonato de Fórmula 1. Serviu como teste para entrar na competição. Só no ano seguinte passou a integrar o calendário e passou a ser chamada GP Brasil. Para a cobertura do evento, o Estadão escalou uma equipe composta por Everton Capri Freire, João Prado Pacheco, Luiz Carlos Ramos, Paulo Ferraz Filho e Reginaldo Leme para fazerem as reportagens e nas fotos estiveram na cobertura Arnaldo Fiaschi, Claudine Petroli e Oswaldo Luiz Palermo...”
Primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil Interlagos 1972 GP Brasil
1 / 43Primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil Interlagos 1972 GP Brasil
Fórmula 1 chega em Viracopos
A cobertura da primeira edição da Fórmula 1 no Brasil começou no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Foi lá que chegaram os equipamentos e oscarros. ... Foto: Acervo/EstadãoMais
Fórmula 1 chega em Viracopos
A prova realizada em 1972 não valia para o campeonato de Fórmula 1. Serviu como teste para entrar na competição. Só no ano seguinte passou a integrar ... Foto: Acervo/EstadãoMais
Fórmula 1 chega em Viracopos
Carros e equipamentos na pista do aeroporto de Viracopos aguardando transporte para o autódormo de Interlagos Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Mais detalhes dos equipamentos das equipes de Fórmula 1 que vieram disputar a corrida pela primeira vez no Brasil Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Mais detalhes do desembarque dos carros Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Motores embalados para a primeira ediçãoda formula 1 no Brasil, realizada em interlagos em 30 de março de 1972 Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Alguém teve a sorte de experimentar o carro da Lotus Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
As equipes que participaram da corrida foramBrabham-Ford,March-Ford,BRM,Lotus-Ford,Surtees-Ford eFerrari Foto: Acervo/Estadão
Fórmula 1 chega em Viracopos
Depois da chegada de equipamentos e carros no aeroporto de Viracopos no dia 26, foram realizados treinos e as provas de classificação nos dias 28 e 29 Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
Os treinos de classificaçãoforam realizados em dois turnosnos dias 28 e 29. O primeiro foi das 14h30 às 15h45 e o outro, das 16h45 às 18h. Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
E foi só na segunda etapa dos treinos que Emérson Fittipaldi, com seu Lotus de número 1, conseguiu avolta mais rápida a 188 km/h e garantir a pole pos... Foto: Acervo/EstadãoMais
Começa a etapa de classificação
Wilson Fittipaldi ficou em quarto no grid de largada com sua Brabham de número 9. Além dos irmãos Fittipaldi, participaram da provas outros dois pilot... Foto: Acervo/EstadãoMais
Começa a etapa de classificação
Oargentino Carlos Reutemann, companheiro de equipe de Wilson Fittipaldi, ficou em segundo lugar no grid de largada Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
Wilson Fittipaldi no box durante a etapa de classificação Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
A torcida compareceu em peso nos dias de classificação Foto: Acervo/Estadão
Começa a etapa de classificação
O ingresso para assistir os treinos custava Cr$ 5,00 individual e Cr$ 10,00 para carros. Usando o oConversor de Moedas do Acervo Estadão, esses valore... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
As autoridades paulistas montaram um esquema de segurança para o público e para a corrida, conforme noticiou oEstadãonaedição de 30 de março, véspera ... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
Um dos detalhes que chamou a atenção da reportagem doEstadãododia 31 de março, foi a movimentação das equipes da Firestone e da Goodyear "montando e d... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
Outro detalhe da correria nos boxes para a montagem de pneus Foto: Acervo/Estadão
A prova
No meio da tensão antes do início da prova, o piloto austríaco Helmut Marko da BMR num momento de relaxno box Foto: Acervo/Estadão
A prova
Agora o piloto austríaco no grid de largada ao lado do seu companheiro de equipe, o espanholAlex Soler-Roig Foto: Acervo/Estadão
A prova
Emérson Fittipaldi pronto para largada Foto: Acervo/Estadão
A prova
José Carlos Pace se acomodando no cockpit do seu March. O piloto brasileiro não deu sorte na primeira corrida de F1 no Brasil. Por causa de problemas ... Foto: Acervo/EstadãoMais
A prova
O argentino Carlos Reutemann pronto para largar. O piloto foi o vencedor da corrida Foto: Acervo/Estadão
A prova
A hora tão esperada, a largada Foto: Acervo/Estadão
A prova
Um instantâneo da corrida com o carro de Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Como era de se esperar, o público lotou o autódromo. O ingresso para o dia custou Cr$ 30, tanto para carros como para as pessoas. Estudantes pagaram m... Foto: Acervo/EstadãoMais
A torcida
Para pegar o melhor ângulo da corrida, alguns torcedores fizeram malabarismo e subiram nos eucaliptos Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Árvores com um único galho também não escaparam dos torcedores Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Subir na lataria dos carros também foi um modo de ver melhor a corrida Foto: Acervo/Estadão
A torcida
Muita gente chegou no primeiro dia do treino e resolveu acampar no autódromo Foto: Acervo/Estadão
A torcida
As placas de publicidade não duraram muito tempo. Elas foram retiradas pelos torcedores para conseguir mais espaço Foto: Acervo/Estadão
A prova
Um detalhe do carro do Emérson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
A prova
Na mesma curva, Wilson Fittipaldi Foto: Acervo/Estadão
Emérson fora da prova
Faltando 6 voltas para o final da prova o braço esquerdo da suspensão dianteira do carro de Emérson quebrou, o que fez seu carro rodopiar a 180 quilom... Foto: Acervo/EstadãoMais
Émerson fora da corrida
Émerson Fittipaldi no box da Lotus após sua saída da prova. Foto: Acervo/Estadão
Reutmann, o vencedor
A saída de Emérson deu a Carlos Reutemann a vitória. Além da saída de Emérson da corrida, a torcida também ficou decepcionada com a quantidade de carr... Foto: Acervo/EstadãoMais
A celebração
Os troféus da prova Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Carlos Reutemann celebra sua vitória Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Wilson Fittipaldi recebe o troféu pelo segundo lugar Foto: Acervo/Estadão
A celebração
Wilson Fittipaldi dá entrevista no pódio. Dos quatro brasileiros que participaram da corrida, só ele e Luiz Bueno chegaram ao fim. Bueno ficou em sext... Foto: Acervo/EstadãoMais
Final da festa
Nem tudo foi festa na corrida. Com o autódromo completamente tomado, ficou difícil controlar a multidão que invadiu a área dos boxes durante vários mo... Foto: Acervo/EstadãoMais
A saída
Estima-se que cinco mil pessoas foram assitir a corrida. Isso refletiu na hora de ir embora, quando se formou um imenso congestionamento Foto: Acervo/Estadão
Jardim América: da lama ao luxo
“(...) Primeiro projeto da Companhia City, o bairro do Jardim América foi concebido pelos urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin e considerado, além de um investimento arriscado, um desafio arquitetônico. Localizado em uma região considerada inadequada para habitação, o novo bairro surgiu após a drenagem de um milhão de m² de charcos e pântanos, na margem norte do Rio Pinheiros. Foi a primeira área de loteamento planejado da capital...”
O primeiro arranha-céu de São Paulo
“Com estrutura de concreto e tijolos, oedifício Martinellié um marco da arquitetura paulista. Iniciado em 1922, foi inaugurado em 1929 com 12 andares. Continuou crescendo até chegar aos 30 andares em 1934.
O arquiteto e dono da obra, o italiano Giuseppe Martinelli, teve de vender parte do edifício ao Instituto Nacional de Crédito da Itália para concluir o projeto. Por ter virado italiano, o prédio foi confiscado no fim da Segunda Guerra. Na Revolução Constitucionalista de 1932 os terraços foram ocupados por metralhadoras antiaéreas...”
O Rockefeller Center de São Paulo
“Projetado em 1951 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1957, o Edifício Copan é um cartão postal de São Paulo e um marco na arquitetura moderna. Com 120 mil metros quadrados de área construída, abriga 1.160 apartamentos e 5 mil moradores em 35 andares(...)
Maksoud Plaza: um cartão postal da cidade que deixou saudade
“ (...) Tinha de tudo. Entrevistas coletivas, como a dosRamones em 1987 e do iniciante diretor Quentin Tarantinono mesmo 1992 da fúria de Axl Rose, lançamentos de filmes nas salas de cinema, desfiles de moda, transmissões ao vivo do Oscar com festa, palestras, seminários (...)
A infra-estrutura impressionante fazia do hotel uma mini-cidade. Noapagão nacional de 1999, quando São Paulo ficou às escuras, algumas pessoas se lembraram do potente gerador do Maksoud, foram para lá e encontraram o hotel em pleno funcionamento e puderam beber e comer no piano-bar como se a principal crise energética do País não estivesse acontecendo naquele instante (...)
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O Maksoud era de fácil acesso para turistas de fora que apenas queriam conhecer e tirar fotos no local, assim como acontece com os icônicos Waldorf-Astoria em Nova York , o Plaza Athénée de Paris e o Ritz, em Londres. Representava para São Paulo em termos de hotelaria o que o Copacabana Palace simboliza para o Rio de Janeiro. Um cartão postal da cidade que vai deixar saudade.”
As tardes de alegria no Playcenter
“Começavam as férias escolares. E para onde levar a criançada? Durante muitos anos a resposta era certeira: ao Playcenter. O mesmo valia para adolescentes que queriam se divertir com a galera. Nos seus quase 40 anos de funcionamento o parque de diversões mais famoso da cidade atraiu visitantes de todo o país (...) O parque contabilizou cerca de 60 milhões de visitantes e marcou gerações (...)
Todo dia era dia da criança no Playcenter
1 / 23Todo dia era dia da criança no Playcenter
Bozo no Playcenter
Bozo, opalhaço mais querido no lugar mais querido das crianças nos anos 80, o Playcenter. No dia das crianças, relembre como era esselugar encantado. Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
Vou de táxi
Angélica em show no Playcenter. Foto: Acervo Estadão
Montanha russa
O brinquedo mais radical doparque paulistano Playcenter. Foto: Acervo Estadão
Angélica e Jairzinho
Angélica e Jairzinho no Playcenter. Foto: Acervo Estadão
Angélica e Dominó
Angélica e o grupo Dominó no Playcenter. Foto: Acervo Estadão
Branca de Neve
Branca de Neve e os Sete Anões em show no Playcenter. Foto: Acervo Estadão
Entrada
Entrar no parque não era tarefa fácil por causa da grande procura. Foto: Acervo Estadão
Alegria
Um dia no parque era sinônimo de felicidade e êxtase. O ingresso era chamado de passaporte da alegria. Foto: Acervo Estadão
Filas
Até as atrações menos disputadas tinham filas de espera. Foto: Acervo Estadão
Roda panorâmica
Roda panorâmica, uma das atrações imponentes do parque. Foto: Acervo Estadão
Farra
Crianças em êxtase no La Bamba. Foto: Acervo Estadão
Montanha russa
Descida radical na montanha russsa. Foto: Marcos Mendes/Estadão
Playcenter
Vista da roda gigante e teleférico. Foto: Acervo Estadão
Splash
Menino observa a subida de carrinho do Splash, atração aquática. Foto: Acervo Estadão
Por muitos anos, a montanha encantada era o brinquedo com as maiores e mais demoradas filas. Foto: Acervo Estadão
Para todas as idades
Parque tinha atraçãoes para crianças pequenas e grandes. Foto: Acervo Estadão
Colossus
A montanha russa comlooping duplo tinha uma das maiores filas do parque. Foto: Acervo Estadão
Casa de chocolate
Com o sucesso de público, as grandes marcas sempre estavam presentes com atrações no parque. Foto: Acervo Estadão
Show das orcae
Diretamente do Sea World, as orcas foram atração no parque em 1986. Foto: Acervo Estadão
Eva
Entrar dentro de uma mulher gigante era a programação educativa para conhecer como funcionava o corpo humano. Foto: Playcenter
Tobogã
O escorregador gigante foi a primeira atração do parque, antes mesmo dele ir para a Marginal Tietê. Foto: Acervo Estadão
Inspirado nos grandes parques de diversões dos Estados Unidos, o Playcenter reunia desde atrações tradicionais de pequenos parques, como carrosséis, casa dos horrores, tiro ao alvo, carrinho de bate-bate, até brinquedos temáticos mais elaborados. Entre os campeões de filas estavam o La Bamba, que rodopiava e chacoalhava; o Splash, um carrinho preso por trilhos que terminava seu passeio com um mergulho na água e o desafiador Barco Viking, que balançava de um lado para o outro, ganhando cada vez mais velocidade e altura...”
Walk Machine nas ruas de São Paulo
“... Criado a partir de uma ideia de funcionários da fábrica de equipamentos agrícolas Hatsuta e vendido em lojas como o Mappin por cerca de cinco mil reais, o Walk Machine não chegou a ser uma febre como a dos atuais patinetes elétricos. Mas causou um certo alvoroço em São Paulo na época por ser uma novidade...”
Walk Machine, o patinete motorizado
1 / 27Walk Machine, o patinete motorizado
Patinete motorizada
Jovem com oWalk Machinefabricadopela Hatsuta. Foto: Clóvis Cranchi/ Estadão
Patinete (1989)
Menino em sua patinete, São Paulo, SP, 14/11/1989 Foto: Oswaldo L. palermo/ Estadão
Patinete no Parque do Ibirapuera
Jovem mostra à criança como funciona patinete motorizada, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP, 03/7/1988. Foto: Micheli Mifano/ Estadão
Walk-machine
Jovem faz manobra com seu walk-machine, São Paulo, 14/11/1989. Foto: Oswaldo L. palermo
Patinete (1988)
Jovem acelera sua patinete motorizada no estacionamento do Parque Ibirapuera, São Paulo, SP, 03/10/1988. Foto: Célio Jr. Estadão
Patinete (1989)
Menino sobre em patinete motorizada à venda nas lojas do Mappin, São Paulo, SP, 16/02/1989. Foto: Tina Leme/ Estadão
Anúncio da Walk-machine no Mappin
Anúncio de Walk Machineno Mappin em31/7/1988. Foto: Acervo/Estadão
Patinete (1986)
O Estado de S.Paulo - 05/10/1986 Foto: Acervo/Estadão
Patinetes
Garotoscom patinetes no Portal do Morumbi em1986. Foto: César Diniz/ Estadão
Patinete (1986)
Menino anda de patinete no Portal do Morumbi, São Paulo, SP, 03/10/1986. Foto: César Diniz/ Estadão
Patinete (1986)
Menino salta escadas com seupatinete, Portal do Morumbi, São Paulo, SP, 03/10/1986. Foto: César Diniz/ Estadão
Estadão (1986)
O Estado de S.Paulo- 05/10/1986 Foto: Acervo/ Estadão
Ciclomotores
O Estado de S.Paulo - 24/12/1989 Foto: Acervo/Estadão
Walk Machine no Jornal do Carro
Caderno MOTO do Jornal do Carro de 3/2/1988 Foto: Acervo/Estadão
Jornal do Carro (1988)
Jornal do Carro - 03/02/1988 Foto: Acervo/Estadão
Jornal do Carro (1988)
Jornal do Carro - 02/03/1988 Foto: Acervo/Estadão
Patinetes na Avenida Paulista
Teste do Walk Machine na Avenida Paulista em 1988. Foto: André Dousek/Estadão.
Walk-machine na Avenida Paulista
Garoto anda depatinete motorizadona Avenida Paulista em 1988. Foto: André Douek/ Estdão
Walk-macinhe
Homem testa Walk Machine na Avenida Paulista em 1988. Foto: André Douek/ Estdão
Jornal da Tarde (1988) jt19880702capa
Jornal da Tarde - 02/7/1988 Foto: Acervo/Estadão
Jânio Quadros e os patinetes (1988)
Jânio coça a cabeça enquanto ouve explicações sobre o funcionamento doswalk-machines, 01/7/1988. Foto: César Diniz/ Estadão
Jornal da Tarde (1988)
Jornal da Tarde - 02/7/1988 Foto: Acervo/Estadão
Jânio Quadros e os patinetes
O prefeito Jânio Quadros assiste aoteste de patinetes motorizadasno policiamento do Parque Ibirapuera, 01/7/1988. Foto: César Diniz/ Estadão
Jornal da Tarde (1988)
Jornal da Tarde - 04/7/1988 Foto: Acervo/Estadão
Ciclo-pat: bicicleta e patinete
Anúncio do ciclo-patpublicado em 12/9/1954. Foto: Acervo Estadão
Patinete para crianças
Anúncio de patinetepublicao em 7/9/1956. Foto: Acervo Estadão
Pegue seu patinete e venha conosco
Anúncio da TV Record commenção a patineteem 1973. Foto: Acervo Estadão
Brincadeira na rua e aos domingos
“ (...) Na década de 1970, a carência de áreas de lazer na cidade motivou iniciativa parecida, a experiência das Ruas de Lazer promovida pela Secretaria de Esportes do Município.
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As vias e praças escolhidas eram fechadas com cavaletes aos domingos, e o asfalto onde circulavam carros passava a ser um espaço ocupado por crianças e adolescentes com “carrinhos de rolimã, skate, bicicleta e bolas” como descrevia a matéria do Estadão de 29 de maio de 1976...”
Ruas de Lazer
1 / 4Ruas de Lazer
Ruas de Lazer
Meninos jogam futebol em rua fechada aos domingos, em 15/3/1976 Foto: Messias A.da Silva/Estadão
Rua de Lazer
Crianças na via fechada para o projeto Rua de Lazer em 15/02/1976 Foto: Messias A.da Silva/Estadão
Ruas de Lazer
Meninos brincam com carrinho de rolimã em Rua de Lazer, 26/6/1978 Foto: Rolando de Freitas/ Estadão
Ruas de Lazer
Idosos participam de atividade artística do projeto Rua de Lazer, 26/6/1978 Foto: Claudinê Petrolli/ Estadão
Um pinguim nas calçadas da Lapa
“Em 1965, o Estadão publicou uma reportagem inusitada, sobre algo impensável nos dias atuais. Era a história de Zé, um pinguim que vivia com uma família no bairro da Lapa, em São Paulo. O animal foi capturado pelo eletrotécnico José Antonio de Lima, pescador de fim de semana com amigos, na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, e levado para capital paulista.
O pinguim adaptou-se à sua nova rotina sobre o asfalto paulistano. Já vivia com a família do operário há cinco meses na casa de número 135 na rua Barbalha e era a alegria da casa e a sensação do bairro...”
Um jacaré teimoso
“Um legítimo jacaré pantaneiro tumultuou o cotidiano da maior cidade brasileira em agosto de 1990. O animal foi responsável por um congestionamento de cerca de três horas na marginal do Tietê, entre as pontes da Vila Guilherme e Vila Maria, na zona norte.
Ojacaré foi flagrado por moradores da região tomando solna margem esquerda do poluído rio. Ele recebeu o nome de Teimoso dos paulistanos, que aglomeravam-se na via e nas pontes para vê-lo. Até hoje não se sabe como o animal foi parar lá....”
Um rinoceronte para vereador
“... A candidatura dorinoceronte Cacareco tomou corpo no ano seguinte quando foi realizada eleição para a Câmara Municipal. A ideia de lançá-lo candidato teria sido do jornalista Itaboraí Martins. Ele recebeu entre 90 e 100 mil votos para vereador de São Paulo. O número preciso nunca se saberá porque os votos que recebera foram computados juntos aos outros nulos.
O animal encarnou a frustração dos paulistanos com os políticos nas eleições para a Câmara Municipal de 1959. Ele teve mais votos do que qualquer outro candidato a vereador. Foi um recado claro dos paulistanos: um cacareco teve mais votos do que os 450 candidatos que concorriam a 45 cadeiras. Na maioria das cédulas o paulistano escreveu “Para vereador - Cacareco”, mas em outras a criatividade transbordou, “Cansados de teleco-teco, vamos votar em Cacareco...”