Um dia em 150 anos: A primeira ciclovia de São Paulo

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Por Acervo Estadão
Atualização:

Em 1975, por determinação do prefeito Olavo Setúbal, uma ciclovia foi projetada para fazer parte da nova Avenida dos Sapateiros, que nem chegou a existir, pois foi chamada de Juscelino Kubitschek.

A ciclovia foi retirada durante as obras do túnel sob o Rio Pinheiros durante a gestão do prefeito Jânio Quadros (1986-1988). Foto: Benedito Salgado/Estadão

PUBLICIDADE

No ano seguinte, a primeira ciclovia da cidade de São Paulo, começou a ser construída na gestão de Olavo Setúbal.

A pista, localizada no Itaim-Bibi na zona sul, ocupava pequeno trecho da avenida entre a Rua Atílio Innocenti e a Marginal do Pinheiros, tinha três metros de largura e 1,8 km de extensão.

Ela durou até 1988, quando foi retirada para início das obras do túnel sob o Rio Pinheiros.

Publicidade

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Veja também

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.