Um dia em 150 anos: bonde na enchente

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Foto do author Rose Saconi

Apenas alguns minutos de chuva na tarde de uma segunda-feira de 1958 foram suficientes para que a cidade vivesse momentos de caos, trânsito parado e alagamentos. A foto do dia 3 de fevereiro daquele ano mostra a rua da Cantareira, no Centro de São Paulo, totalmente inundada. Os passageiros do bonde que ia para a Mooca ficaram ilhados, enquanto o ônibus, o automóvel e o pedestre se aventuram em fazer a travessia no meio da água.

Bonde na rua da Cantareira, em dia de enchente na capital paulista em 1958 Foto: Acervo Estadão

Na reportagem do Estadão publicada no dia seguinte, uma constatação que parece escrita no dias de hoje: “Os acontecimentos de ontem demonstram cabalmente que a rede de galerias para escoamento das águas pluviais em São Paulo encontram-se em péssimo estado, pois já não há vazão às águas das menores precipitações”.

Estadão - 4 de fevereiro de 1958

Página do jornal O Estado de S. Paulo de 4 de fevereiro de 1958 Foto: Acervo Estadão

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Publicidade

Veja também

GALERIA DE FOTOS


ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.