Um dia em 150 anos: colchão salva cachorro de inundação no Rio Tietê

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Atualização:

No meio da Marginal Tietê e cercado por latinhas de refrigerantes, um cachorro boiava em cima de um colchão em direção a Ponte da Casa Verde após um temporal que alagou São Paulo e Guarulhos em 11 de fevereiro de 1999. Os fotógrafos Sebastião Moreira e Itamar Miranda, do Estadão, acompanharam o drama do animal durante enchente no Rio Tietê. Umas das fotos de Sebastião Moreira foi parar na manchete do jornal impresso no dia seguinte.

Estadão - 12 de fevereiro 1999

Cachorro ilhado no Rio Tietê em 1999. Foto: Sebastião Moreira/Estadão
Capa do Estadão de 12 de fevereiro de 1999. Foto: Acervo Estadão

CÃOZINHO RESGATADO

O resgate do animal foi feito pelo Corpo de Bombeiros. A capa do Caderno Cidades do jornal publicou fotos da inundação do Rio Tietê e mostrou um mapa da enchente. Uma sequência de fotos com detalhes do resgate do cachorro também foi publicada numa página interna do caderno.

À espera do resgate.  Foto: Itamar Miranda/Estadão
Bombeiros colocam o cachorro no barco.  Foto: Sebastião Moreira/Estadão
Cachorro é colocado em terra firme.  Foto: Itamar Miranda / Estadão

Estadão - 12 de fevereiro 1999

Publicidade

Enchente no capa do jornal de 12 de fevereiro de 1999. Foto: Acervo Estadão

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.