Bastidores do mundo dos negócios

Transferbank amplia clientela em 79% e prevê dobrar em 2025


Empresa é especializada em transferências internacionais, que ultrapassam R$ 1 bi em 2024

Por Alexandre Rocha
A companhia começou centrada em comércio exterior, mas hoje atende outros nichos de mercado Foto: Epitacio Pessoa/Estadão

A startup de câmbio e transferências internacionais Transferbank registrou um aumento de 79% em sua base de clientes, para cerca de 3,5 mil, principalmente empresas, mas também pessoas físicas. As operações realizadas pela empresa superaram R$ 1 bilhão, um crescimento de 50% sobre 2023. A instituição relatou ainda um aumento de 62% em seu faturamento este ano, mas ela não divulga os valores absolutos.

A companhia tem plataforma digital própria que pode ser acessada diretamente pelos clientes, por computador ou aplicativo, ou por meio de instituições parceiras. A ferramenta tecnológica pode inclusive ser oferecida com a marca do parceiro (white label). Inicialmente centrada em comércio exterior, a empresa diversificou a clientela a passou a atender pequenos e médios negócios, prestadores de serviços ao exterior, fundos de investimentos e pessoas físicas.

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Segundo o CEO, do Transferbank, Luiz Felipe Bazzo, o comércio exterior ainda responde por cerca 50% das operações, mas o grosso do crescimento foi observado entre prestadores de serviços ao exterior, principalmente desenvolvedores de softwares, que trabalham para empresas estrangeiras e recebem dinheiro do exterior; e pessoas físicas que remetem recursos para investimentos lá fora.

Busca por margens maiores

Foi justamente o avanço em novos nichos que garantiu a subida do faturamento. Embora as operações sejam menores do que as de comércio exterior, ela permitem margem maiores. “O crescimento do faturamento em 62% ocorreu por causa do aumento das margens”, disse Bazzo à Coluna. Para 2025, a tendência é que as margens cresçam ainda mais, conforme a empresa amplia ainda seu alcance nestes novos públicos.

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Na mesma linha, o executivo avalia ser possível ampliar em 100% o número de clientes em 2025, para cerca de 7 mil. “Entendemos que daria para buscar 100% de crescimento. São clientes de nichos mais fácies de atingir, como pequenas e médias empresas e prestadores de serviços ao exterior”, afirmou.

Ainda em 2025, a instituição pretende lançar, em fevereiro, o Transferbank Pay, para facilitar pagamentos de consumidores brasileiros no exterior. De acordo com Bazzo, a startup está em negociação com um grande grupo comercial latino-americano, que vende cerca de USS$ 150 milhões ano para brasileiros, com objetivo de viabilizar pagamentos por Pix nos pontos de venda. Ele acrescentou que isso seria possível em países como Argentina, Uruguai e Chile, e também nos Estados Unidos, em serviços como aluguel de carros e “personal shopper”.

R$ 5 bi em transações até agora

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Fundado em 2019, o Transferbank tem sede em Curitiba, e já realizou mais de R$ 5 bilhões em transações. De acordo com o CEO, este ano foi atingido o “breakeven”, ou ponto de equilíbrio do negócio.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 25/12/2024, às 13:00.

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A companhia começou centrada em comércio exterior, mas hoje atende outros nichos de mercado Foto: Epitacio Pessoa/Estadão

A startup de câmbio e transferências internacionais Transferbank registrou um aumento de 79% em sua base de clientes, para cerca de 3,5 mil, principalmente empresas, mas também pessoas físicas. As operações realizadas pela empresa superaram R$ 1 bilhão, um crescimento de 50% sobre 2023. A instituição relatou ainda um aumento de 62% em seu faturamento este ano, mas ela não divulga os valores absolutos.

A companhia tem plataforma digital própria que pode ser acessada diretamente pelos clientes, por computador ou aplicativo, ou por meio de instituições parceiras. A ferramenta tecnológica pode inclusive ser oferecida com a marca do parceiro (white label). Inicialmente centrada em comércio exterior, a empresa diversificou a clientela a passou a atender pequenos e médios negócios, prestadores de serviços ao exterior, fundos de investimentos e pessoas físicas.

Segundo o CEO, do Transferbank, Luiz Felipe Bazzo, o comércio exterior ainda responde por cerca 50% das operações, mas o grosso do crescimento foi observado entre prestadores de serviços ao exterior, principalmente desenvolvedores de softwares, que trabalham para empresas estrangeiras e recebem dinheiro do exterior; e pessoas físicas que remetem recursos para investimentos lá fora.

Busca por margens maiores

Foi justamente o avanço em novos nichos que garantiu a subida do faturamento. Embora as operações sejam menores do que as de comércio exterior, ela permitem margem maiores. “O crescimento do faturamento em 62% ocorreu por causa do aumento das margens”, disse Bazzo à Coluna. Para 2025, a tendência é que as margens cresçam ainda mais, conforme a empresa amplia ainda seu alcance nestes novos públicos.

Na mesma linha, o executivo avalia ser possível ampliar em 100% o número de clientes em 2025, para cerca de 7 mil. “Entendemos que daria para buscar 100% de crescimento. São clientes de nichos mais fácies de atingir, como pequenas e médias empresas e prestadores de serviços ao exterior”, afirmou.

Ainda em 2025, a instituição pretende lançar, em fevereiro, o Transferbank Pay, para facilitar pagamentos de consumidores brasileiros no exterior. De acordo com Bazzo, a startup está em negociação com um grande grupo comercial latino-americano, que vende cerca de USS$ 150 milhões ano para brasileiros, com objetivo de viabilizar pagamentos por Pix nos pontos de venda. Ele acrescentou que isso seria possível em países como Argentina, Uruguai e Chile, e também nos Estados Unidos, em serviços como aluguel de carros e “personal shopper”.

R$ 5 bi em transações até agora

Fundado em 2019, o Transferbank tem sede em Curitiba, e já realizou mais de R$ 5 bilhões em transações. De acordo com o CEO, este ano foi atingido o “breakeven”, ou ponto de equilíbrio do negócio.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 25/12/2024, às 13:00.

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A companhia começou centrada em comércio exterior, mas hoje atende outros nichos de mercado Foto: Epitacio Pessoa/Estadão

A startup de câmbio e transferências internacionais Transferbank registrou um aumento de 79% em sua base de clientes, para cerca de 3,5 mil, principalmente empresas, mas também pessoas físicas. As operações realizadas pela empresa superaram R$ 1 bilhão, um crescimento de 50% sobre 2023. A instituição relatou ainda um aumento de 62% em seu faturamento este ano, mas ela não divulga os valores absolutos.

A companhia tem plataforma digital própria que pode ser acessada diretamente pelos clientes, por computador ou aplicativo, ou por meio de instituições parceiras. A ferramenta tecnológica pode inclusive ser oferecida com a marca do parceiro (white label). Inicialmente centrada em comércio exterior, a empresa diversificou a clientela a passou a atender pequenos e médios negócios, prestadores de serviços ao exterior, fundos de investimentos e pessoas físicas.

Segundo o CEO, do Transferbank, Luiz Felipe Bazzo, o comércio exterior ainda responde por cerca 50% das operações, mas o grosso do crescimento foi observado entre prestadores de serviços ao exterior, principalmente desenvolvedores de softwares, que trabalham para empresas estrangeiras e recebem dinheiro do exterior; e pessoas físicas que remetem recursos para investimentos lá fora.

Busca por margens maiores

Foi justamente o avanço em novos nichos que garantiu a subida do faturamento. Embora as operações sejam menores do que as de comércio exterior, ela permitem margem maiores. “O crescimento do faturamento em 62% ocorreu por causa do aumento das margens”, disse Bazzo à Coluna. Para 2025, a tendência é que as margens cresçam ainda mais, conforme a empresa amplia ainda seu alcance nestes novos públicos.

Na mesma linha, o executivo avalia ser possível ampliar em 100% o número de clientes em 2025, para cerca de 7 mil. “Entendemos que daria para buscar 100% de crescimento. São clientes de nichos mais fácies de atingir, como pequenas e médias empresas e prestadores de serviços ao exterior”, afirmou.

Ainda em 2025, a instituição pretende lançar, em fevereiro, o Transferbank Pay, para facilitar pagamentos de consumidores brasileiros no exterior. De acordo com Bazzo, a startup está em negociação com um grande grupo comercial latino-americano, que vende cerca de USS$ 150 milhões ano para brasileiros, com objetivo de viabilizar pagamentos por Pix nos pontos de venda. Ele acrescentou que isso seria possível em países como Argentina, Uruguai e Chile, e também nos Estados Unidos, em serviços como aluguel de carros e “personal shopper”.

R$ 5 bi em transações até agora

Fundado em 2019, o Transferbank tem sede em Curitiba, e já realizou mais de R$ 5 bilhões em transações. De acordo com o CEO, este ano foi atingido o “breakeven”, ou ponto de equilíbrio do negócio.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 25/12/2024, às 13:00.

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