Em um quarto de século o Google se tornou tão incorporado ao modo de vida contemporânea que é difícil imaginar o mundo sem ele. Para os que nasceram depois que o buscador já estava consolidado, é difícil imaginar como era a internet antes. A big tech foi fundada em 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford que, na época, trabalhavam para tornar sua ferramenta de pesquisa e indexação da web em algo lucrativo.
Ao longo desses anos, o Estadão tem registrado a trajetória do buscador e a sua transformação numa das maiores e mais influentes empresas de tecnologia.
Uma consulta às páginas do Acervo Estadão revela como a empresa foi de um entre outros buscadores de conteúdo na internet, como apontava matéria de 1 de julho de 2000, a responsável por “trabalhos que revolucionaram o campo da inteligência artificial”, como mostrou reportagem de 24 de junho de 2023.
A criação do Gmail, Google Earth, Google News, Google Chrome, Orkut; a aquisição do YouTube e Waze; a vinda para o Brasil em 2005, com a compra da startup Akwan, criada por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e os planos para o mercado da América Latina; os progressos na área de inteligência artificial e em computação quântica, estão entre os diversos serviços, produtos e estratégias do Google noticiados pelo Estadão. Confira matérias e entrevistas que mostram a história da gigante do Vale do Silício.