A expectativa - confirmada no ano seguinte - de que 'Central do Brasil' seria um dos grandes filmes do cinema brasileiro levou a reportagem do Estadão, em fevereiro de 1997, às filmagens das últimas cenas do longa metragem dirigido por Walter Salles. A fotográfa Paula Prandini e a repórter Beatriz Velloso viajaram para Cruzeiro do Nordeste, no interior de Pernambuco, e registraram as filmagens das tomadas mais complicadas do filme estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira [veja a galeria com fotos inéditas].
A viagem rendeu a reportagem "Um road movie sobre o Brasil real", de duas páginas no Caderno 2 de 25/2/1997. A dupla do Estadão permaneceu no local das filmagens durante dois dias e acompanhou a cena da romaria, a mais complicada em termos de produção, com 700 figurantes - todos moradores da região. Foram trinta horas de filmagem que resultariam em torno de quatro minutos de cena no filme.
Com aproximadamente dez rolos de filme colorido de 36 poses, a fotógrafa produziu aproximadamente 300 imagens. Apenas oito foram publicadas no jornal à época, por causa da limitação física do papel. 22 anos depois, o Acervo Estadão faz uma seleção ampliada das imagens dos bastidores do filme que recebeu duas indicações ao Oscar - atriz e filme estrangeiro.
Em 1997, as fotografias produzidas pelo Estadão eram feitas em filme colorido, mas as páginas de contato (provas com miniaturas) seguiram feitas em preto e branco. Para reproduzir as imagens coloridas, a equipe do Acervo Estadão digitalizou os negativos fotográficos originais, igualmente preservados como os contatos. Veja na galeria as imagens inéditas selecionadas:
Central do Brasil em imagens inéditas
# Assine | # Licenciamento de conteúdos Estadão
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | instagram