No início da tarde de 30 de junho de 1980, a expectativa e a emoção tomaram conta dos fiéis que aguardavam a chegada do papa João Paulo II no aeroporto de Brasília. Sorridente e acenando para os presentes, o pontífice desceu as escadas do DC-10 da Alitalia às 12h08. Como primeiro ato de sua histórica visita, a primeira de um pontífice ao País, o papa ajoelhou-se e beijou o chão. O gesto de devoção, carregado de simbolismo, ecoa até hoje na memória dos brasileiros. >Estadão - 01/7/1980
O primeiro papa no Brasil. "Esta visita ao Brasil que agora começa a realizar-se foi um sonho longamente acalentado", com estas palavras, João Paulo II saudou as mais de 800 mil pessoas que o aguardavam para as celebrações eucarísticas na catedral de Brasília. À imprensa declarou que sua visita era "nitidamente pastoral e religiosa". A capital serviu de ponto de partida para a visita do pontífice, que também esteve em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Teresina, Belém do Pará, Fortaleza e Manaus.
O papa e a padroeira. Multidões de fiéis acompanharam a peregrinação do Santo Padre em cada cidade visitada. Nas ruas, centenas de milhares pessoas cobriram as calçadas para acompanhar o trajeto do papa, outras milhares se reuniram em estádios e santuários para ouvir sua mensagem de fé. Em 04 de julho de 1980, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, João Paulo II celebrou a missa inaugural da Basílica da santa padroeira do Brasil. Cerca de 300 mil romeiros acompanharam a homilia, que terminou com uma prece do papa à Nossa Senhora:"Fazei que a Igreja do Brasil esteja sempre a serviço da justiça entre os homens e contribua ao mesmo tempo para o bem comum de todos e para a paz social."
>Estadão - 05/7/1980
Lembrado como um dos papas mais populares da história, o polonês Karol Józef Wojtyla - consagrado papa João Paulo II em 1978 e canonizado santo em 2014 - dedicou seu pontificado à evangelização. Carismático e entendedor da comunicação do seu tempo, dedicou-se às viagens apostólicas. Visitou mais de 130 países em todos os continentes, quebrou a tradição secular des seus antecessores, que poucas vezes ausentaram-se do Vaticano, e lançou as bases de uma nova relação pastoral entre pontífice e fiéis, seguida por todos seus sucessores. João Paulo II retornou outras duas vezes ao Brasil, em 1991, quando beatificou Madre Paulina, e depois em 1997.
Veja também:
# Perfil do papa João Paulo II
#Conheça os papas mais influentes do século 20, João XXIII e João Paulo II# Conclave foi criado para acelerar escolha do papa# Polônia vai inaugurar museu do papa João Paulo II
Veja também:
> Todas as edições > Censuradas > Tópicos > Pessoas > Lugares > Capas históricas