Com 225 metros, o viaduto Santa Efigênia, o segundo viaduto da cidade, foi inaugurado em 26 de julho de 1913 para ligar o centro novo ao centro velho como fazia o Viaduto do Chá. A construção surgiu da necessidade de livrar do congestionamento o “ponto mais embaraçado da cidade - o cruzamento das ruas São Bento e Direta – desviando por outra zona grande numero de bondes e veículos que circulavam pelo viaduto do Chá”, informava o 'Estado' em janeiro de 1911. O viaduto foi construído com 1.100 toneladas de ferro. As peças que compõem o estilo art noveau do viaduto, vieram da Bélgica, perfuradas e moldadas e bastava montá-las. Para realizar o projeto, a prefeitura pediu um empréstimo de 250 mil libras aos ingleses. Foi o primeiro endividamento externo da cidade, só foi liquidado em 1987. Durante mais de 65 anos foi utilizado por pedestres, bondes, ônibus e carros, e veículos de tração animal. Em 1978, foi entregue reformado e reinaugurado como calçadão.
Páginas selecionadas pelo Editor
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19130726-12638-nac-0004-999-4-not/busca/VIADUCTO
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19680726-28617-nac-0014-999-14-not/busca/viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19750718-30770-nac-0020-999-20-not/busca/viaduto+Santa+Efigenia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19760729-31089-nac-0094-999-94-not/busca/Viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19761023-31163-nac-0016-999-16-not/busca/viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19780704-31687-nac-0044-999-44-not/busca/viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19780725-31704-nac-0052-999-52-not/busca/viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19720727-29853-nac-0096-999-96-not/busca/viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20020315-39595-nac-112-gui-24-not/busca/Viaduto+Santa+Efig%C3%AAnia