Mappin: loja marcou época com variedade de produtos e liquidações


Loja de departamentos que faliu em 1999 volta como site de compras. Veja os famosos anúncios da loja no jornal

Por Carlos Eduardo Entini
Atualização:
Fachada do extinto Mappin, no centro de São Paulo em 1973. A loja de departamentos era conhecida pela variedade de produtos e anúncios de liquidações periódicas com preços reduzidos. Foto: Maricato/Estadão

O Mappin voltou. Agora como um site de vendas, e não mais como as lojas físicas que por quase 100 anos estiveram presentes como uma das marcas mais emblemáticas da cidade de São Paulo. Para gerações de paulistanos, mesmo quem não fosse ao Mappin, estava exposto permanentemente aos seus anúncios nos jornais, rádio, outdoors e na televisão. As liquidações do Mappin eram um evento.

A loja que entrou na memória afetiva dos paulistanos, começou suas atividades em 29 de novembro de 1913. A primeira sede foi na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com 40 funcionários e onze departamentos. Em cada um se vendia produtos específicos, por exemplo, roupas para senhoras, senhores, rapazes etc. Mais de 60 anos depois, em 1985, a loja chegou a ter 70 departamentos.

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Anúncio de Walk Machineno Mappin em31/7/1988. Foto: Acervo/Estadão

O Mappin Stores foi uma fusão das empresas empresas Mappin & Webb, atuando em São Paulo desde 1912 e no Rio de janeiro desde 1911, com John Kitching. A Mappin & Webb era especalista em presentes finos, como pratarias e cristais.

Para conquistar o espaço nos corações e mentes de muitos ex-clientes, o Mappin foi um grande anunciante. Anunciou em todos os meios da época, e deixou gravado o jingle “Mappin, chegou a hora Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação” e o slogan “Mappin, aberto até meia-noite, de segunda a sábado”.

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Veja alguns anúncios publicados no jornal.

Liquidação do Mappin

Variedade de produtos

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Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão

Inauguração

O anúncio publicado no Estado, dois dias antes da inauguração, convidando as senhoras para conhecerem a loja, já carregava esse esforço de abertura de horizontes. Em destaque, no pé do anúncio, lia-se “Convidamos as Senhoras para visitarem nossa CASA, sem compromisso de compra”. Era a dica para aquelas consumidoras fora da elite que não frequentavam as lojas de moda.

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Anúncios do Mappin

1 | 27
2 | 27

Novidades para o verão

Foto: Acervo/Estadão
3 | 27

Roupa para a ópera

Foto: Acervo/Estadão
4 | 27

Sedas

Foto: Acervo/Estadão
5 | 27

Moda para a Primavera

Foto: Acervo/Estadão
6 | 27

Capas de chuva

Foto: Estadão
7 | 27

Alfaiataria masculina

Foto: Acervo/Estadão
8 | 27

Liquidação

Foto: Estadão
9 | 27

Para o verão

Foto: Acervo/Estadão
10 | 27

Móveis e decoração

Foto: Acervo/Estadão
11 | 27

Ampliação da loja

Foto: Acervo/Estadão
12 | 27

Ofertas

Foto: Acervo/Estadão
13 | 27

Dias das mães

Foto: Acervo/Estadão
14 | 27

Natal

Foto: Acervo Estadão
15 | 27

Jóias

Foto: Acervo/Estadão
16 | 27

Móveis Luix XV

Foto: Acervo/Estadão
17 | 27

Pierre Cardin no Mappin

Foto: Acervo Estadão
18 | 27

Anúncio em parceria

Foto: Acervo/Estadão
19 | 27

Tudo para a cozinha

Foto: Acervo/Estadão
20 | 27

Som estéreo

Foto: Acervo/Estadão
21 | 27

Calculadoras científicas

Foto: Acervo/Estadão
22 | 27

Esporte e lazer

Foto: Acervo/Estadão
23 | 27

Anúncio da Walk-machine no Mappin

Foto: Acervo/Estadão
24 | 27

Sorteio

Foto: Acervo/Estadão
25 | 27

Tecnologia

Foto: Acervo/Estadão
26 | 27

Consórcio

Foto: Acervo/Estadão
27 | 27

O sonho da casa própria

Foto: Acervo/Estadão


O Estado de S.Paulo,13/02/1977 Foto: Acervo/ Estadão
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Família Feliz no Mappin em 1957. Foto: Acervo Estadão
Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão
Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
Estadão de 1967 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Falência

 
 

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Fachada do extinto Mappin, no centro de São Paulo em 1973. A loja de departamentos era conhecida pela variedade de produtos e anúncios de liquidações periódicas com preços reduzidos. Foto: Maricato/Estadão

O Mappin voltou. Agora como um site de vendas, e não mais como as lojas físicas que por quase 100 anos estiveram presentes como uma das marcas mais emblemáticas da cidade de São Paulo. Para gerações de paulistanos, mesmo quem não fosse ao Mappin, estava exposto permanentemente aos seus anúncios nos jornais, rádio, outdoors e na televisão. As liquidações do Mappin eram um evento.

A loja que entrou na memória afetiva dos paulistanos, começou suas atividades em 29 de novembro de 1913. A primeira sede foi na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com 40 funcionários e onze departamentos. Em cada um se vendia produtos específicos, por exemplo, roupas para senhoras, senhores, rapazes etc. Mais de 60 anos depois, em 1985, a loja chegou a ter 70 departamentos.

Anúncio de Walk Machineno Mappin em31/7/1988. Foto: Acervo/Estadão

O Mappin Stores foi uma fusão das empresas empresas Mappin & Webb, atuando em São Paulo desde 1912 e no Rio de janeiro desde 1911, com John Kitching. A Mappin & Webb era especalista em presentes finos, como pratarias e cristais.

Para conquistar o espaço nos corações e mentes de muitos ex-clientes, o Mappin foi um grande anunciante. Anunciou em todos os meios da época, e deixou gravado o jingle “Mappin, chegou a hora Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação” e o slogan “Mappin, aberto até meia-noite, de segunda a sábado”.

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Moda para a Primavera

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Capas de chuva

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Ampliação da loja

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Pierre Cardin no Mappin

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O Estado de S.Paulo,13/02/1977 Foto: Acervo/ Estadão
Família Feliz no Mappin em 1957. Foto: Acervo Estadão
Anúncios do Mappin Foto: Acervo/Estadão
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Fachada do extinto Mappin, no centro de São Paulo em 1973. A loja de departamentos era conhecida pela variedade de produtos e anúncios de liquidações periódicas com preços reduzidos. Foto: Maricato/Estadão

O Mappin voltou. Agora como um site de vendas, e não mais como as lojas físicas que por quase 100 anos estiveram presentes como uma das marcas mais emblemáticas da cidade de São Paulo. Para gerações de paulistanos, mesmo quem não fosse ao Mappin, estava exposto permanentemente aos seus anúncios nos jornais, rádio, outdoors e na televisão. As liquidações do Mappin eram um evento.

A loja que entrou na memória afetiva dos paulistanos, começou suas atividades em 29 de novembro de 1913. A primeira sede foi na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com 40 funcionários e onze departamentos. Em cada um se vendia produtos específicos, por exemplo, roupas para senhoras, senhores, rapazes etc. Mais de 60 anos depois, em 1985, a loja chegou a ter 70 departamentos.

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O Mappin Stores foi uma fusão das empresas empresas Mappin & Webb, atuando em São Paulo desde 1912 e no Rio de janeiro desde 1911, com John Kitching. A Mappin & Webb era especalista em presentes finos, como pratarias e cristais.

Para conquistar o espaço nos corações e mentes de muitos ex-clientes, o Mappin foi um grande anunciante. Anunciou em todos os meios da época, e deixou gravado o jingle “Mappin, chegou a hora Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação” e o slogan “Mappin, aberto até meia-noite, de segunda a sábado”.

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Liquidação

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O Mappin voltou. Agora como um site de vendas, e não mais como as lojas físicas que por quase 100 anos estiveram presentes como uma das marcas mais emblemáticas da cidade de São Paulo. Para gerações de paulistanos, mesmo quem não fosse ao Mappin, estava exposto permanentemente aos seus anúncios nos jornais, rádio, outdoors e na televisão. As liquidações do Mappin eram um evento.

A loja que entrou na memória afetiva dos paulistanos, começou suas atividades em 29 de novembro de 1913. A primeira sede foi na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com 40 funcionários e onze departamentos. Em cada um se vendia produtos específicos, por exemplo, roupas para senhoras, senhores, rapazes etc. Mais de 60 anos depois, em 1985, a loja chegou a ter 70 departamentos.

Anúncio de Walk Machineno Mappin em31/7/1988. Foto: Acervo/Estadão

O Mappin Stores foi uma fusão das empresas empresas Mappin & Webb, atuando em São Paulo desde 1912 e no Rio de janeiro desde 1911, com John Kitching. A Mappin & Webb era especalista em presentes finos, como pratarias e cristais.

Para conquistar o espaço nos corações e mentes de muitos ex-clientes, o Mappin foi um grande anunciante. Anunciou em todos os meios da época, e deixou gravado o jingle “Mappin, chegou a hora Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação” e o slogan “Mappin, aberto até meia-noite, de segunda a sábado”.

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Liquidação

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O Estado de S.Paulo,13/02/1977 Foto: Acervo/ Estadão
Família Feliz no Mappin em 1957. Foto: Acervo Estadão
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Sedas

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Moda para a Primavera

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Liquidação

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Dias das mães

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Tecnologia

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O Estado de S.Paulo,13/02/1977 Foto: Acervo/ Estadão
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