Marquise do Ibirapuera foi projetada por Niemeyer


Arquiteto faltou à inauguração do auditório do parque em 2004 por não respeitarem suas ideias

Por Carlos Eduardo Entini
Atualização:

Depois de ficar quase três anos fechada para obras, a marquise do Parque do Ibirapuera será reaberta amanhã. A história da marquise começou em 1952, quando o projeto foi apresentado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção previa um conjunto arquitetônico constituído por um pavilhão para exposição, um museu e um auditório, todos articulados por uma longa marquise.

Sua existência era elemento proeminente na proposta arquitetônica de Niemeyer, porque promoveria a articulação entre os edifícios do conjunto. Niemeyer já havia utilizado o recurso na Casa de Bailes da Pampulha, em Belo Horizonte, inaugurada em 1943.

Ainda no projeto original, as ligações da Grande Marquise aos prédios deveriam ser livres. O projeto original começou a ser desrespeitado com a obstrução da passagem entre a marquise e os prédios, onde foram colocadas caixilhos de vidro. Em 1982, foi inaugurado o prédio do Museu de Arte Moderna, também fora do projeto. O prédio, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise.

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O Estado de S. Paulo, 24 de agosto de 2004

 

Em 2004, na época da construção do Auditório do Ibirapuera, Niemeyer propôs a demolição do bico da marquise para a construção de uma praça que serviria de entrada monumental do Parque do Ibirapuera e a construção de uma nova marquise no sentido longitudinal que ligaria os prédios da Oca e do auditório.”É uma besteira tão grande. Fazer uma praça com uma marquise no meio, acho que vão acabar tirando a marquise, mas o que me incomoda é chegar lá e dar com aquela bobagem ali”, declarou o arquiteto. A ideia não foi adiante porque a marquise, como todo o conjunto, era tombada pelo patrimônio histórico municipal. Em razão disso, Niemeyer não compareceu à inauguração do auditório.# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Depois de ficar quase três anos fechada para obras, a marquise do Parque do Ibirapuera será reaberta amanhã. A história da marquise começou em 1952, quando o projeto foi apresentado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção previa um conjunto arquitetônico constituído por um pavilhão para exposição, um museu e um auditório, todos articulados por uma longa marquise.

Sua existência era elemento proeminente na proposta arquitetônica de Niemeyer, porque promoveria a articulação entre os edifícios do conjunto. Niemeyer já havia utilizado o recurso na Casa de Bailes da Pampulha, em Belo Horizonte, inaugurada em 1943.

Ainda no projeto original, as ligações da Grande Marquise aos prédios deveriam ser livres. O projeto original começou a ser desrespeitado com a obstrução da passagem entre a marquise e os prédios, onde foram colocadas caixilhos de vidro. Em 1982, foi inaugurado o prédio do Museu de Arte Moderna, também fora do projeto. O prédio, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise.

O Estado de S. Paulo, 24 de agosto de 2004

 

Em 2004, na época da construção do Auditório do Ibirapuera, Niemeyer propôs a demolição do bico da marquise para a construção de uma praça que serviria de entrada monumental do Parque do Ibirapuera e a construção de uma nova marquise no sentido longitudinal que ligaria os prédios da Oca e do auditório.”É uma besteira tão grande. Fazer uma praça com uma marquise no meio, acho que vão acabar tirando a marquise, mas o que me incomoda é chegar lá e dar com aquela bobagem ali”, declarou o arquiteto. A ideia não foi adiante porque a marquise, como todo o conjunto, era tombada pelo patrimônio histórico municipal. Em razão disso, Niemeyer não compareceu à inauguração do auditório.# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Depois de ficar quase três anos fechada para obras, a marquise do Parque do Ibirapuera será reaberta amanhã. A história da marquise começou em 1952, quando o projeto foi apresentado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção previa um conjunto arquitetônico constituído por um pavilhão para exposição, um museu e um auditório, todos articulados por uma longa marquise.

Sua existência era elemento proeminente na proposta arquitetônica de Niemeyer, porque promoveria a articulação entre os edifícios do conjunto. Niemeyer já havia utilizado o recurso na Casa de Bailes da Pampulha, em Belo Horizonte, inaugurada em 1943.

Ainda no projeto original, as ligações da Grande Marquise aos prédios deveriam ser livres. O projeto original começou a ser desrespeitado com a obstrução da passagem entre a marquise e os prédios, onde foram colocadas caixilhos de vidro. Em 1982, foi inaugurado o prédio do Museu de Arte Moderna, também fora do projeto. O prédio, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise.

O Estado de S. Paulo, 24 de agosto de 2004

 

Em 2004, na época da construção do Auditório do Ibirapuera, Niemeyer propôs a demolição do bico da marquise para a construção de uma praça que serviria de entrada monumental do Parque do Ibirapuera e a construção de uma nova marquise no sentido longitudinal que ligaria os prédios da Oca e do auditório.”É uma besteira tão grande. Fazer uma praça com uma marquise no meio, acho que vão acabar tirando a marquise, mas o que me incomoda é chegar lá e dar com aquela bobagem ali”, declarou o arquiteto. A ideia não foi adiante porque a marquise, como todo o conjunto, era tombada pelo patrimônio histórico municipal. Em razão disso, Niemeyer não compareceu à inauguração do auditório.# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

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