O Estado de S.Paulo- 29/5/1976
Projeto Ruas de Lazer teve início em 1976. Marcos/Estadão
Depois de dividir opiniões, a Prefeitura anunciou que, a partir de outubro, a Avenida Paulista será interditada ao tráfego de veículos aos domingos, para se tornar um espaço voltado ao lazer de pedestres e ciclistas. Iniciativas culturais, como audiências públicas no vão do Masp, também serão promovidas. Na década de 1970, a carência de áreas de lazer na cidade motivou iniciativa parecida, a experiência das Ruas de Lazer promovida pela Secretaria de Esportes do Município.
Ruas de Lazer
As vias e praças escolhidas eram fechadas com cavaletes aos domingos, e o asfalto onde circulavam carros passava a ser um espaço ocupado por crianças e adolescentes com “carrinhos de rolimã, skate, bicicleta e bolas” como descrevia a matéria do Estado de 29 de maio de 1976. A Secretaria de Esportes também colocava à disposição dos moradores jogos, travas para partidas de futebol e redes para prática de vôlei. Jogos de tabuleiro, pinturas com guache e colagens convidavam adultos e idosos a participar da diversão. A Prefeitura fornecia o material e a organização das atividades era deixada a cargo das associações de moradores.
Uma alternativa de baixo custo, que promovia o desenvolvimento físico e social das crianças através da prática de esportes e de brincadeiras e fomentava o senso comunitário, as Ruas de Lazer foram saudadas por sociólogos e pedagogos e bem recebidas pelas associações de moradores. Enquanto os centros educacionais e esportivos não saiam do papel as Rua de Lazer se tornaram a opção de divertimento de muitos paulistanos.
O projeto começou em fevereiro de 1976 no Bosque da Saúde, a segunda surgiu na Casa Verde. No meio do ano seguinte, em maio de 1977, a cidade já contava com cerca de 80 Ruas de Lazer espalhadas por todas as regiões da cidade. Nos anos de 1980 a iniciativa perdeu fôlego. A participação das associações de moradores caiu e o “dia de lazer se transformou em obrigação de divertimento, e a irritação dos moradores, que precisavam acordar cedo para retirar seus carros da rua, superou a expectativa de diversão”, como revelou o Estado. Em meados de 1981 apenas nove Ruas de Lazer haviam sobrevivido.
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