Um avião de pequeno porte caiu nesta quinta-feira, 15, na zona rural do município de Apiacás, em Mato Grosso. Informações indicam que cinco pessoas estavam a bordo da aeronave, incluindo o proprietário do avião, o empresário Arni Alberto Spiering, de 69 anos; o piloto Helder de Souza, de 44 anos; e outros três passageiros que ainda não foram identificados pela polícia.
No entanto, a empresa Sementes de Ouro, da qual Spiering era presidente, já confirmou que tratam-se de dois netos dele e de um diretor da companhia.
Por meio das redes sociais, a empresa, a qual Spiering era o presidente, publicou uma mensagem de pesar, citando também os netos do empresário Arni Alberto Spiering Benez e João Marcos Trojan Spiering entre as vítimas, assim como Ademar de Oliveira, gerente da empresa.
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), também declarou luto pelo falecimento de seu associado Spiering, também de seus dois netos, do gerente da empresa Sementes Ouro Branco e diretor da associação, Ademar, e do piloto Helder, vítimas do acidente aéreo.
O União Esporte Clube, presidido por Arni Alberto Spiering em 2010, ano do único título da equipe no Campeonato Mato-grossense, publicou nota nas redes sociais lamentando o acidente com o empresário.
“É com profundo pesar que recebemos essa notícia tão triste e trágica para a família, para o nosso clube, para os amigos e para a cidade de Rondonópolis. O senhor Arni Alberto foi presidente do nosso time e uma pessoa importante para a história do clube, além de um apaixonado pelo vermelhinho. A tragédia também ceifou a vida de dois dos seus netos, torcedores fiéis do União. Nos solidarizamos com a família e amigos por tamanha perca”.
O CRB também lamentou o ocorrido em publicação no X (antigo Twitter). “O Clube de Regatas Brasil lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente do União Rondonópolis, Arni Alberto Spiering, e dos outros tripulantes que estavam no acidente, inclusive dois de seus netos. A diretoria do CRB se solidariza com os familiares e amigos pela perda.”
Segundo a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, não há sobreviventes do acidente. “A aeronave explodiu na queda, ocorrida em uma área de mata na zona rural, a 80 quilômetros da cidade de Apiacás.”
O avião tinha oito lugares, sendo sete para passageiros, e foi fabricado em 2010, conforme a polícia. Apiacás, local do acidente, fica a 964 quilômetros de distância da capital Cuiabá.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília, foram acionados, para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.