A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta quarta-feira, 8, que seis caminhões com donativos para o Rio Grande do Sul foram parados em um posto de fiscalização da cidade de Araranguá, em Santa Catarina, desde o último sábado, 4, por excesso de peso.
O diretor-geral da autarquia, Rafael Vitale, afirmou que todos os veículos retidos foram liberados na sequência, após constatadas as doações. Todas as autuações, afirma, serão anuladas e não vão ser revertidas em multas.
Ele informou também que os seis veículos estão dentro de um total de 7.928 veículos que passaram pelo mesmo posto de fiscalização no período.
“Houve casos isolados de autuação por excesso de peso na balança de Araranguá, que não se tornarão multas e serão devidamente anuladas. É importante dizer que todos esses casos, foram seis, seguiram viagem sem retenção na balança, ao constatarmos que eram doações”, completou o diretor-geral da ANTT.
Nesta quarta, 8, a ANTT publicou uma portaria que flexibiliza a fiscalização dos veículos que transportam doações para os mais de 1,4 milhão de atingidos pelas chuvas que atingem o Estado gaúcho.
Nos últimos dias, circulou a informação de que um caminhão com donativos para o Rio Grande do Sul foi barrado por conta do excesso de peso e por não apresentar notas fiscais dos produtos transportados. A informação, no entanto, não procede, conforme informou o Estadão Verifica.
Em comunicado nas redes sociais, a Bread King esclareceu que o carregamento não foi barrado ou notificado pelas autoridades.
“O veículo seguiu viagem até seu destino final, entregando os suprimentos aos necessitados ainda durante a madrugada. No posto de fiscalização, o veículo foi abordado devido ao excesso de peso, porém foi liberado sem receber qualquer notificação ou autuação”, disse.
A ANTT já havia afirmado que “os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos”.