O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta semana uma lista com 52 lugares para serem visitados em 2024. Entre as recomendações está uma única cidade brasileira: Brasília, listada na 32ª posição. Na lista do ano passado figuravam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em 11º lugar, e Manaus, na 41ª posição.
O curto texto sobre Brasília destaca sua arquitetura e afirma que a cidade “é muitas vezes ofuscada por destinos mais extravagantes como Rio de Janeiro e Bahia”.
“Uma cidade famosa pelos seus edifícios futuristas e modernistas brancos”, diz o texto, que recomenda visitas ao Palácio da Alvorada, a residência presidencial, a ao Palácio do Planalto, a sede do governo federal, “um dos prédios do governo invadidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado”.
Com acessibilidade ampliada devido à retirada das grades que cercavam o imóvel até maio passado, o Palácio oferece “um retorno à visão original dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa de uma cidade aberta e integrada”, conclui o jornal norte-americano.
Entre os outros 51 destinos recomendados pelo New York Times estão cidades famosas como Paris, indicada em segundo lugar, e Genebra, na Suíça, em décimo, e lugares menos conhecidos como Vestmannaeyjar, na Islândia, e Negombo, no Sri Lanka.
O primeiro lugar da lista não é uma cidade, mas uma região, situada entre Mazatlán, no México, e as enseadas escarpadas de Maberly, no Canadá. Esse território será palco de um festival para observar e celebrar um eclipse solar que ocorrerá no dia 8 de abril.
A primeira área da América do Sul citada na lista é O’Higgins, uma das 16 regiões (estados) chilenas, palco de uma rota de culinária rural.
Veja as dez primeiras localidades indicadas pelo The New York Times
- Path of totality (caminho da totalidade), América do Norte: região em que o eclipse solar de 8 de abril será totalmente visível, no México e Estados Unidos;
- Paris, França: sede dos Jogos Olímpicos de 2024;
- Yamaguchi, Japão: a “Quioto do Oeste”, como é chamada pela publicação;
- Nova Zelândia (de trem): roteiro turístico ferroviário de 17 dias pelo país;
- Maui, Havaí: a segunda maior cidade da ilha americana;
- Baaj Nwaavjo I’tah Kukveni, Estados Unidos: área de cânions no Arizona;
- Cingapura: a cidade-estado cosmopolita;
- O’Higgins, Chile: gastronomia ao sul de Santiago;
- Ladakh, Índia: região de montanhas;
- Genebra, Suíca: visite a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.