O Dia Nacional de Ação de Graças é uma tradição muito forte principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, onde é conhecido como Thanksgiving Day. A celebração tem como objetivo agradecer por tudo que foi conquistado ao longo do ano.
“A data é tão importante para os americanos que abre os festejos natalinos. Os moradores enfeitam as casas com as luzinhas e, à semelhança do Natal, se reúnem para cear juntos e agradecer a Deus por mais um ano que vai se findando e renovando os votos para o próximo”, explica a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A celebração ocorre na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Em 2024, a comemoração caiu nesta quinta-feira, 28. No Canadá, porém, a data é lembrada em dia diferente: na 2ª segunda-feira do mês de outubro, em decorrência da época das colheitas.
Nos Estados Unidos, o dia foi instituído como data festiva pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, mas apenas em 1941 a data passou a ser feriado nacional. Atualmente é celebrado com festas, orações e desfiles, segundo a CNBB. No país, as pessoas costumam nesse dia comer peru, uma comida típica da época e também do Natal. São realizados vários atos de solidariedade.
Oscar D’Ambrosio, pós-doutor em Educação e História da Arte pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, lembra que a tradição não está relacionada com uma religião especificamente, já que a origem dela está ligada às colheitas, no Hemisfério Norte.
“A ideia é justamente agradecer pela colheita, agradecer pelas graças, por tudo aquilo de bom que aconteceu durante o ano. Sempre com essa ideia de agradecer quem esteve junto durante o ano e os frutos que foram colhidos”, disse ele.
No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pela Lei nº 781, no governo Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, um decreto regulamentou as comemorações da Ação de Graças no Brasil, e, no ano seguinte, decidiu-se que ela fosse celebrada no mesmo dia que nos Estados Unidos (na quarta quinta-feira de novembro). Diferentemente do país norte-americano, no Brasil não é feriado nacional e a data não tomou uma proporção grande como nos Estados Unidos.
No País, a tradição, geralmente, envolve as famílias de origem norte-americana e canadense que acabam celebrando a data.