Uma explosão em uma subestação de energia de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, causou um apagão em diferentes cidades da região nesta terça-feira, 28. Cerca de 40 mil unidades consumidoras (como casas e comércios) ficaram sem eletricidade após o incidente.
O problema resultou na queda de vários alimentadores e em um curto-circuito que danificou diversos equipamentos da subestação, de acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
As cidades mais afetadas foram Itajaí e Balneário Camboriú, mas ao final da manhã, segundo a distribuidora, o fornecimento para aproximadamente 33 mil unidades já havia sido restabelecido.
O incidente pode ter sido um reflexo do ciclone extratropical que passou pelo litoral sul do Brasil, de acordo com distribuidora. Durante a madrugada, a região foi atingida por um forte vendaval.
“As equipes da Celesc foram acionadas imediatamente e estão atuando desde a madrugada”, diz nota da companhia.
Equipes foram deslocadas de Blumenau, Florianópolis e Joinville para trabalhar no restabelecimento da energia. Segundo a Celesc, “a carga está sendo remanejada para outras subestações da região a fim de minimizar o impacto”. A empresa não informou previsão para restabelecimento total do fornecimento.