BRASÍLIA – O grupo de empresários Esfera Brasil se mobilizou numa ação emergencial para levar medicamentos nesta-terça-feira, 21, às vítimas das chuvas no litoral norte de São Paulo.
A primeira remessa chegou hoje por helicóptero para levar o material, sobretudo morfina – em falta na região –, a Boiçucanga para distribuição nos locais onde as vítimas estão sendo atendidas. Outra remessa de medicamentos está prevista para amanhã.
O presidente do Conselho da Esfera Brasil, João Camargo, disse ao Estadão que, nessa primeira etapa, as doações partiram do CEO da EMS, Carlos Sanchez. A empresa buscou também nas farmácias locais o estoque de primeiros socorros de todos os tipos de fabricantes.
Camargo informou que, após essa primeira ação emergencial, outras dez empresas também farão doações, mas o grupo está fazendo um planejamento do que é mais necessário para o atendimento das vítimas – entre eles, cestas básicas. Segundo ele, a expectativa é de no mínimo conseguir R$ 10 milhões nesse primeiro momento.
Camargo disse que o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, pediu apoio e entrou em campo na operação para arregimentar as doações.