Atualizada às 16h45
A página oficial da organização Odebrecht na internet foi invadida durante a madrugada desta quinta-feira, 10, por um grupo de hackers brasileiros. Os ativistas substituíram o site da empresa por uma mensagem em que dizem que "nada foi roubado ou deletado", e ainda pedem que representantes da Odebrecht "parem de roubar", em um texto abaixo de uma imagem que traz a insígnia da Polícia Federal e referências à Operação Lava Jato. Às 9h desta quinta-feira, a mensagem havia sido retirada e substituída pela logo da empresa, mas as informações do site ainda estavam fora do ar.
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Odebrecht, principal empresa ligada ao esquema de corrupção da Petrobras, foi invadida por nós. Salve Polícia Federal,... Posted by ProtoWave on Wednesday, September 9, 2015
O ataque é reivindicado na mensagem pelo grupo hacker ProtoWave, que inclusive deixou disponíveis suas páginas em redes sociais. Em sua página no Facebook, o grupo assume que invadiu a página e ainda demonstra apoio à atuação da Polícia Federal. "Odebrecht, principal empresa ligada ao esquema de corrupção da Petrobras, foi invadida por nós", diz a mensagem do grupo. "Salve Polícia Federal, tamo junto seus vacilões!"
De acordo com a assinatura que o ProtoWave deixou na página da Odebrecht, ao menos 12 pessoas devem fazer parte do grupo. Não está claro se mais de uma pessoa participou efetivamente do ataque ou se o site foi invadido apenas por um hacker, que assina como "Kryptonet".
O mesmo grupo já fez ataques a páginas de outras personalidades e instituições famosas. Em junho, eles invadiram duas vezes o site do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), substituindo a página por imagens de Jesus Cristo com o rosto negro e cores do arco-íris ao fundo. Em sua página do Facebook eles também reivindicam invasões à página oficial da Igreja Universal do Reino de Deus, e de artistas como o cantor Latino, a apresentadora Xuxa, e a banda Sepultura.
Nota. A Odebrecht confirmou a invasão por meio de nota enviada à imprensa, e disse que outros sites da instituição funcionam normalmente. Abaixo, a íntegra da mensagem divulgada pela empresa:
A Organização Odebrecht confirma que seu site oficial foi invadido por hackers na madrugada desta quinta-feira, sendo imediatamente retirado do ar para realizar os devidos ajustes. Os demais sites institucionaisda Organização Odebrecht assim como seus sistemas corporativos estão funcionando normalmente de forma segura. A Odebrecht repudia ações violentas e criminosas como essa e tomará as medidas cabíveis.