Jornal da Tarde: o fim do Fusca


Por Edmundo Leite

Uma notícia pegou o Brasil de surpresa em 11 de agosto de 1986. A Volkswagen anunciou naquele dia que em dezembro pararia de fabricar o Fusca, o carro mais popular do País.

A notícia foi tão surpreendente que o Jornal da Tarde do dia seguinte saiu com uma edição extra do Jornal do Carro, o suplemento que circulava às quartas-feiras e foi antecipado em um dia para contar a história do fim do carro mais amado, e vendido, do Brasil.

Na capa do jornal, o fundo preto dava o tom de luto, com o traço inconfundível do carro sendo pintado por uma mão segurando um pincel.

continua após a publicidade
 

Na capa do Jornal do Carro, uma lágrima foi desenhada saindo de um dos faróis redondos de um Fusca. O subtítulo do suplemento brincava com o filme da Disney sobre um fusca chamado Herbie, mas também dava a dimensão do valor afetivo e de quantas histórias o veículo protagonizou com as pessoas no mundo real aqui no Brasil: "Se meu Fusca falasse".

 
continua após a publicidade

Apesar do sucesso e do carinho com o veículo, o Jornal do Carro contava o motivo da decisão da Volkswagen: com a defasagem tecnológica do carro, as vendas estavam caindo e o velho Fusca não tinha mais como se modernizar diante dos avanços da indústria automobilística e as novas exigências dos consumidores.

Fuscas na história

1 | 41

Passeio

Foto: Benedito Salgado/Estadão
2 | 41

Zona leste

Foto: Sérgio Araki/Estadão
3 | 41

Estação da Luz

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
4 | 41

23 de Maio

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
5 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Acervo/Estadão
6 | 41

Tanque cheio

Foto: Oswaldo Jurno/Estadão
7 | 41

Rodoviária da Luz

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
8 | 41

Shopping Iguatemi

Foto: Acervo/Estadão
9 | 41

Minhocão

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão
10 | 41

Na estrada

Foto: Rolando Andrade/Estadão
11 | 41

Mooca

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
12 | 41

Centro

Foto: Domício Pinheiro/Estadão
13 | 41

São Bernardo do Campo

Foto: Acervo/Estadão
14 | 41

Auto escola

Foto: J.Pires/Estadão
15 | 41

Rota 66

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
16 | 41

Galeria Prestes Maia

Foto: Messias A.Silva/Estadão
17 | 41

Subindo a Serra

Foto: Rolando de Freitas/Estadão
18 | 41

Santo Amaro

Foto: Acervo/Estadão
19 | 41

Na rodoviária

Foto: Claudine Petroli/Estadão
20 | 41

Natal

Foto: Acervo/Estadão
21 | 41

Anchieta

Foto: Acervo/Estadão
22 | 41

Viaduto Pompéia

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
23 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
24 | 41

Avenida Bandeirantes

Foto: Messias Silva/Estadão
25 | 41

Avenida Ipiranga

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
26 | 41

Borba Gato

Foto: Acervo/Estadão
27 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
28 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
29 | 41

A Copa é nossa!

Foto: Acervo/Estadão
30 | 41

Anhangabaú

Foto: Lucrécio Jr./Estadão
31 | 41

Vila Belmiro

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
32 | 41

Viaduto Dona Paulina

Foto: Messias A. Silva/Estadão
33 | 41

No cinema

Foto: Acervo/Estadão
34 | 41

Fábrica

Foto: Oswaldo Luíz Palermo/Estadão
35 | 41

Fusca na chuva

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
36 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
37 | 41

Na estrada

Foto: Claudine Petroli/Estadão
38 | 41

Caso Marihella

Foto: Acervo/Estadão
39 | 41

Rua Maria Paula

Foto: Messias A. Silva/Estadão
40 | 41

Butantã

Foto: Acervo/Estadão
41 | 41

Galerias do Acervo

Foto: Acervo

 

continua após a publicidade

Leia também:

>> Fusca, paixão nacional

>> Fusca 1973: Vou de táxi

continua após a publicidade
Vou de táxi. Foto: Marcos Fernandes / Estadão

>> Fusca 1968: E ainda dizem que mulher não entende de carro

>> Fusca 1969: Você acha que deixaremos morrer o besouro?

continua após a publicidade

>> Chuá: algumas fotos parecem ter som

Fusquinhaespirra água em pedestres na rua Augusta,1970 Foto: Reginaldo Manente/Estadão

>> O fim do Fusca no Estadão

continua após a publicidade

>> Galeria de fotos: Fuscas na História

Veja também: Acervo Estadão | acesse todas edições desde 1875

Uma notícia pegou o Brasil de surpresa em 11 de agosto de 1986. A Volkswagen anunciou naquele dia que em dezembro pararia de fabricar o Fusca, o carro mais popular do País.

A notícia foi tão surpreendente que o Jornal da Tarde do dia seguinte saiu com uma edição extra do Jornal do Carro, o suplemento que circulava às quartas-feiras e foi antecipado em um dia para contar a história do fim do carro mais amado, e vendido, do Brasil.

Na capa do jornal, o fundo preto dava o tom de luto, com o traço inconfundível do carro sendo pintado por uma mão segurando um pincel.

 

Na capa do Jornal do Carro, uma lágrima foi desenhada saindo de um dos faróis redondos de um Fusca. O subtítulo do suplemento brincava com o filme da Disney sobre um fusca chamado Herbie, mas também dava a dimensão do valor afetivo e de quantas histórias o veículo protagonizou com as pessoas no mundo real aqui no Brasil: "Se meu Fusca falasse".

 

Apesar do sucesso e do carinho com o veículo, o Jornal do Carro contava o motivo da decisão da Volkswagen: com a defasagem tecnológica do carro, as vendas estavam caindo e o velho Fusca não tinha mais como se modernizar diante dos avanços da indústria automobilística e as novas exigências dos consumidores.

Fuscas na história

1 | 41

Passeio

Foto: Benedito Salgado/Estadão
2 | 41

Zona leste

Foto: Sérgio Araki/Estadão
3 | 41

Estação da Luz

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
4 | 41

23 de Maio

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
5 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Acervo/Estadão
6 | 41

Tanque cheio

Foto: Oswaldo Jurno/Estadão
7 | 41

Rodoviária da Luz

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
8 | 41

Shopping Iguatemi

Foto: Acervo/Estadão
9 | 41

Minhocão

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão
10 | 41

Na estrada

Foto: Rolando Andrade/Estadão
11 | 41

Mooca

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
12 | 41

Centro

Foto: Domício Pinheiro/Estadão
13 | 41

São Bernardo do Campo

Foto: Acervo/Estadão
14 | 41

Auto escola

Foto: J.Pires/Estadão
15 | 41

Rota 66

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
16 | 41

Galeria Prestes Maia

Foto: Messias A.Silva/Estadão
17 | 41

Subindo a Serra

Foto: Rolando de Freitas/Estadão
18 | 41

Santo Amaro

Foto: Acervo/Estadão
19 | 41

Na rodoviária

Foto: Claudine Petroli/Estadão
20 | 41

Natal

Foto: Acervo/Estadão
21 | 41

Anchieta

Foto: Acervo/Estadão
22 | 41

Viaduto Pompéia

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
23 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
24 | 41

Avenida Bandeirantes

Foto: Messias Silva/Estadão
25 | 41

Avenida Ipiranga

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
26 | 41

Borba Gato

Foto: Acervo/Estadão
27 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
28 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
29 | 41

A Copa é nossa!

Foto: Acervo/Estadão
30 | 41

Anhangabaú

Foto: Lucrécio Jr./Estadão
31 | 41

Vila Belmiro

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
32 | 41

Viaduto Dona Paulina

Foto: Messias A. Silva/Estadão
33 | 41

No cinema

Foto: Acervo/Estadão
34 | 41

Fábrica

Foto: Oswaldo Luíz Palermo/Estadão
35 | 41

Fusca na chuva

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
36 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
37 | 41

Na estrada

Foto: Claudine Petroli/Estadão
38 | 41

Caso Marihella

Foto: Acervo/Estadão
39 | 41

Rua Maria Paula

Foto: Messias A. Silva/Estadão
40 | 41

Butantã

Foto: Acervo/Estadão
41 | 41

Galerias do Acervo

Foto: Acervo

 

Leia também:

>> Fusca, paixão nacional

>> Fusca 1973: Vou de táxi

Vou de táxi. Foto: Marcos Fernandes / Estadão

>> Fusca 1968: E ainda dizem que mulher não entende de carro

>> Fusca 1969: Você acha que deixaremos morrer o besouro?

>> Chuá: algumas fotos parecem ter som

Fusquinhaespirra água em pedestres na rua Augusta,1970 Foto: Reginaldo Manente/Estadão

>> O fim do Fusca no Estadão

>> Galeria de fotos: Fuscas na História

Veja também: Acervo Estadão | acesse todas edições desde 1875

Uma notícia pegou o Brasil de surpresa em 11 de agosto de 1986. A Volkswagen anunciou naquele dia que em dezembro pararia de fabricar o Fusca, o carro mais popular do País.

A notícia foi tão surpreendente que o Jornal da Tarde do dia seguinte saiu com uma edição extra do Jornal do Carro, o suplemento que circulava às quartas-feiras e foi antecipado em um dia para contar a história do fim do carro mais amado, e vendido, do Brasil.

Na capa do jornal, o fundo preto dava o tom de luto, com o traço inconfundível do carro sendo pintado por uma mão segurando um pincel.

 

Na capa do Jornal do Carro, uma lágrima foi desenhada saindo de um dos faróis redondos de um Fusca. O subtítulo do suplemento brincava com o filme da Disney sobre um fusca chamado Herbie, mas também dava a dimensão do valor afetivo e de quantas histórias o veículo protagonizou com as pessoas no mundo real aqui no Brasil: "Se meu Fusca falasse".

 

Apesar do sucesso e do carinho com o veículo, o Jornal do Carro contava o motivo da decisão da Volkswagen: com a defasagem tecnológica do carro, as vendas estavam caindo e o velho Fusca não tinha mais como se modernizar diante dos avanços da indústria automobilística e as novas exigências dos consumidores.

Fuscas na história

1 | 41

Passeio

Foto: Benedito Salgado/Estadão
2 | 41

Zona leste

Foto: Sérgio Araki/Estadão
3 | 41

Estação da Luz

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
4 | 41

23 de Maio

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
5 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Acervo/Estadão
6 | 41

Tanque cheio

Foto: Oswaldo Jurno/Estadão
7 | 41

Rodoviária da Luz

Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
8 | 41

Shopping Iguatemi

Foto: Acervo/Estadão
9 | 41

Minhocão

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão
10 | 41

Na estrada

Foto: Rolando Andrade/Estadão
11 | 41

Mooca

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
12 | 41

Centro

Foto: Domício Pinheiro/Estadão
13 | 41

São Bernardo do Campo

Foto: Acervo/Estadão
14 | 41

Auto escola

Foto: J.Pires/Estadão
15 | 41

Rota 66

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
16 | 41

Galeria Prestes Maia

Foto: Messias A.Silva/Estadão
17 | 41

Subindo a Serra

Foto: Rolando de Freitas/Estadão
18 | 41

Santo Amaro

Foto: Acervo/Estadão
19 | 41

Na rodoviária

Foto: Claudine Petroli/Estadão
20 | 41

Natal

Foto: Acervo/Estadão
21 | 41

Anchieta

Foto: Acervo/Estadão
22 | 41

Viaduto Pompéia

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
23 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
24 | 41

Avenida Bandeirantes

Foto: Messias Silva/Estadão
25 | 41

Avenida Ipiranga

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
26 | 41

Borba Gato

Foto: Acervo/Estadão
27 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
28 | 41

Vale do Anhangabaú

Foto: Sidney Corrallo/Estadão
29 | 41

A Copa é nossa!

Foto: Acervo/Estadão
30 | 41

Anhangabaú

Foto: Lucrécio Jr./Estadão
31 | 41

Vila Belmiro

Foto: Antônio Lúcio/Estadão
32 | 41

Viaduto Dona Paulina

Foto: Messias A. Silva/Estadão
33 | 41

No cinema

Foto: Acervo/Estadão
34 | 41

Fábrica

Foto: Oswaldo Luíz Palermo/Estadão
35 | 41

Fusca na chuva

Foto: Reginaldo Manente/Estadão
36 | 41

Rua Augusta

Foto: Acervo/Estadão
37 | 41

Na estrada

Foto: Claudine Petroli/Estadão
38 | 41

Caso Marihella

Foto: Acervo/Estadão
39 | 41

Rua Maria Paula

Foto: Messias A. Silva/Estadão
40 | 41

Butantã

Foto: Acervo/Estadão
41 | 41

Galerias do Acervo

Foto: Acervo

 

Leia também:

>> Fusca, paixão nacional

>> Fusca 1973: Vou de táxi

Vou de táxi. Foto: Marcos Fernandes / Estadão

>> Fusca 1968: E ainda dizem que mulher não entende de carro

>> Fusca 1969: Você acha que deixaremos morrer o besouro?

>> Chuá: algumas fotos parecem ter som

Fusquinhaespirra água em pedestres na rua Augusta,1970 Foto: Reginaldo Manente/Estadão

>> O fim do Fusca no Estadão

>> Galeria de fotos: Fuscas na História

Veja também: Acervo Estadão | acesse todas edições desde 1875

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.