Uma mulher de 31 anos sofreu queimaduras de segundo grau no rosto, pescoço, tórax e braços quando um aparelho de fondue explodiu em um restaurante de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, na sexta-feira, 3. Ela precisou ser sedada e intubada e está internada desde então.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher, cujo nome não foi divulgado, estava com uma amiga em uma mesa do restaurante Blackpot Fondue, especializado nesse tipo de guloseima. O réchaud (recipiente onde o fondue é mantido aquecido) estava desligado e, por volta das 21 horas, a mulher pediu que fosse aceso.
Leia Também:
Quando uma chama foi aproximada do recipiente, o álcool em gel que estava dentro dele causou uma explosão. Só a mulher que estava mais perto do aparelho foi atingida – a outra saiu ilesa. Em nota, o restaurante disse prestar auxílio à vítima e afirmou que vai revisar seus protocolos de segurança (leia mais abaixo).
O fogo atingiu mais de 30% do corpo da vítima. Consciente, ela foi socorrida inicialmente pela Polícia Militar, que iniciou o transporte dela até um hospital. Os bombeiros encontraram a vítima no caminho e assumiram a condução até a unidade de saúde, mas, ainda durante o trajeto, o estado de saúde da mulher piorou.
Foi chamada então uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mais equipada, que socorreu a mulher no quartel do Corpo de Bombeiros. Ali ela recebeu socorros mais urgentes, foi intubada e em seguida conduzida ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, onde permanece em estado grave.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 6, a paciente aguardava transferência para um hospital de referência no tratamento de vítimas de queimaduras. Até a última atualização, a transferência não havia ocorrido.
Em nota divulgada no sábado, 4, o restaurante lamentou o acidente e afirmou que está prestando “todo o suporte necessário” à cliente e à sua família. “Desde o incidente, mantemos contato direto com os envolvidos, oferecendo assistência e apoio integral”, afirma o estabelecimento comercial. “Revisamos nossos protocolos e práticas de segurança, além de intensificar o treinamento contínuo de nossa equipe, garantindo que estejam plenamente capacitados para atuar com segurança e eficiência em todas as situações”, segue o texto.
Procurado pela reportagem nesta segunda-feira, o restaurante não havia se pronunciado até a publicação deste texto.