Os Estados Unidos respondem por mais de 60% das chegadas de turistas internacionais ao Caribe. Para crescer o turismo nas ilhas, a região precisa atrair outros mercados, caso da América Latina, melhorando a conectividade e o trabalho dos destinos em conjunto. Esses foram temas debatidos na 42ª edição do Caribbean Travel Marketplace, encontro do setor de viagens que cobri no fim de maio em Montego Bay, na Jamaica.
"Estamos pegando apenas uma pequena fatia, considerando o tamanho e o potencial do mercado latino. Ainda são passos muito pequenos. Se queremos atingir os números previstos para 2032, não podemos focar apenas nos Estados Unidos. Temos de prestar atenção nos mercados tradicionais, como Canadá e Reino Unido, mas precisamos olhar também para a América Latina", afirmou Nicola Madden-Greig, presidente da Caribbean Hotel & Tourism Association (CHTA), que representa cerca de 30 destinos caribenhos.
Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações
A CHTA organiza o Caribbean Travel Marketplace, a cada ano num país, e me convidou junto com o Turismo da Jamaica para conferir o evento. Desta vez, fui ao país me inteirar sobre o que vem sendo desenvolvido pelo setor de turismo da região, mas em 2023 conheci a costa norte jamaicana, de Montego Bay a Negril. Na ocasião, me hospedei no all-inclusive Grand Palladium Jamaica.
Em seu discurso de abertura da 42ª edição do Caribbean Travel Marketplace, a presidente da associação de hotéis e turismo do Caribe mostrou números da indústria. De acordo com Nicola, o turismo foi responsável por 10,9% do Produto Interno Bruto da região em 2022, tem o resultado do ano passado estimado em 11,5% e pode alcançar uma contribuição de 14,2% em 2032. Para isso, precisa ir além dos visitantes já conhecidos.
Novo voo de São Paulo para Aruba
Considerando que o Caribe é formado por ilhas, a conectividade aérea é essencial para crescer o turismo na região. Hoje a Gol anunciou seu novo voo direto de São Paulo para Aruba, saindo do Aeroporto de Guarulhos, a partir de 18 de dezembro. Estão previstas 3 frequências semanais durante o verão, às segundas, às quartas e aos sábados. Estive na ilha caribenha no ano passado e participei de várias atividades ao ar livre em Aruba. A novidade estava em negociação desde abril, como eu soube durante a WTM Latin America, feira do setor de turismo realizada em São Paulo naquele mês.
Durante o evento no Caribe, o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, afirmou que está negociando um voo direto entre os brasileiros e a ilha. "Estamos focando na América do Sul e conversando com companhias como Latam, Avianca e Azul, no Brasil", disse durante a coletiva de imprensa do país. O ministro também mencionou o interesse em atrair visitantes da Índia, do Oriente Médio e do norte da África.
Curaçao cresce entre turistas brasileiros
"Dos brasileiros que visitam o Caribe, 61% vão para a República Dominicana. Os outros países mais visitados são Cuba e Curaçao, que cresceram em relação a 2019", disse Olivier Ponti, diretor de Inteligência & Marketing da ForwardKeys, empresa que mapeia tendências de viagem, após sua apresentação para a imprensa internacional.
Segundo Ponti, os crescimentos foram de cerca de 220% e 150%, respectivamente. "Mas isso sobre totais muito pequenos", fez a ressalva. Como o estudo é de tendências, a empresa não divulga números absolutos. Curaçao colhe bons resultados após as 2 frequências por semana lançadas pela Azul em 2023, a partir do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins).
No início do evento, Ponti já havia destacado o aumento de viajantes da Colômbia (20%) e do Brasil (12%) para o Caribe no 1º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado, entre os destinos com uma fatia superior a 4% dos viajantes internacionais da região. "O mercado da América Latina está crescendo, e cada país tem sua especificidade. Temos de estar prontos para esses caras", disse em seu discurso na abertura do Caribbean Travel Marketplace.
Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações
Além de Curaçao, Aruba e Jamaica, Barbados vem se aproximando do Brasil. A delegação do órgão de divulgação turística do país esteve em São Paulo em abril, para a WTM, e depois em maio, para a ILTM, feira de viagens de luxo. No 1º evento, lançou aqui o Food and Rum Festival 2024, que ocorre de 24 a 27 de outubro na ilha.
No fim do mês passado, representantes do Sebrae/PA estiveram no país para estabelecer uma parceria e trocar experiências com o setor turístico local, para desenvolver os dois lugares. Em 2025, Belém será a sede da Cop 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Mais hotéis, aeroportos e voos internacionais
Para estar preparados para os viajantes em geral, diversos países do Caribe anunciaram no Caribbean Travel Marketplace que estão fazendo melhorias em aeroportos e recebendo mais hotéis e voos sazonais a partir dos Estados Unidos. "Teremos novos 46 hotéis dentro de 3 a 5 anos", disse Nicola no encontro, sobre a região como um todo.
A intenção é melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços prestados, sem atrair uma massa grande de visitantes, para garantir que os destinos continuem charmosos e naturais. "Queremos nos manter longe do overtourism", ressaltou a presidente da associação caribenha.
referenceOutra ação dos destinos é trabalhar em conjunto, especialmente com visitantes que saem de longe. Saint Martin e Sint Maarten, por exemplo, planejam se juntar com Anguilla para os 3 destinos receberem brasileiros na mesma viagem. "Você não pode dizer que conhece o Caribe, se não for ao menos a 5, 6, 8 destinos, para experimentar a diversidade da região", lembrou Nicola, já que, embora pequenos, são países diferentes.
CHECK OUT
Na Jamaica, estruturação do setor e da costa turística
A ilha tem um plano de desenvolvimento para os próximos 5 anos, incluindo o lançamento de um plano de pensão e casas para trabalhadores do setor turístico, disse o ministro do Turismo da Jamaica. "O Riu Palace Aquarelle acaba de abrir e o Princess Grand será inaugurado em 15 de julho. Esse pedaço de Montego Bay vai ser a costa mais turística do Caribe que fala inglês." Durante a convenção em 2024, fiquei nessa região da costa norte, no Excellence, um resort all-inclusive em Falmouth.
Bahamas em expansão, de olho na sustentabilidade
Com um aeroporto inaugurado em 2023, as Bahamas já anunciaram planos para a construção de um novo terminal aéreo internacional. A ilha de Grand Bahama passa a ter um porto da companhia de cruzeiros Carnival em 2025 e tem previsto o Six Senses Residences & Resort para 2026. Durante o evento no Caribe, as autoridades do país reforçaram a importância de manter um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. As Bahamas venceram o prêmio de sustentabilidade do Caribbean Travel Marketplace.
Saint Lucia com mais hotéis e voos sazonais
Hyatt, Secrets e Marriott são algumas das redes que abrem unidades em Saint Lucia neste e no próximo ano. Como vários destinos na região, o país conta com voos sazonais durante o verão americano. De Miami, a American Airlines oferece 2 frequências por dia, entre 5 de junho e 3 de setembro.
referenceAeroporto novo e mais luxo em Turks & Caicos
"Para dar conta da demanda, estamos desenvolvendo a estrutura. Vamos construir um aeroporto novo, e Turks & Caicos continua atrás de ampliar sua rede hoteleira", afirmou a ministra do Turismo do país, Josephine Olivia Connolly. Destino de luxo no Caribe, o país ganha o Salterra Resort and Spa e o Kempinski Grace Bay.
Sandals chega a São Vicente e Granadinas
Em abril, foi inaugurado o Sandals Saint Vincent and The Grenadines. Com o novo hotel em São Vicente e Granadinas, a rede de resorts com tudo incluído agora conta com 18 unidades em 8 ilhas do Caribe.
QUEM FAZ
Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja e em comoviaja.com.br