O Magic Kingdom é o parque de Orlando que mais costuma despertar memórias infantis nos adultos. No Halloween na Disney, senti isso de maneira ainda mais forte. A Rainha Má da história da Branca de Neve saiu do minidisco cor-de-rosa na vitrolinha portátil para se concretizar diante de mim, com um olhar de assustar a Malévola do outro lado do corredor.
Depois de cruzar com as 2, minha sacolinha encheu de bala e chocolate. Seria um sonho para aquela menina do Rio nos anos 1970: Carnaval, fantasia e Cosme e Damião, um trio que sempre me provocou alegria na certa.
O nome da festa, realizada no Magic Kingdom em algumas noites até 31 de outubro, já adianta que ali a diversão é sem sobressalto. Mickey's Not-So-Scary Halloween Party aposta no lúdico, com personagens vestidos durante as noites específicas.
"É meu evento favorito", contou Cinthia Douglas, diretora de Marketing & Vendas da Disney para a América Latina, durante seu encontro com a imprensa em Orlando. "Temos menos pessoas porque é um ingresso limitado. Então o acesso que você tem às atrações e aos personagens flui mais rápido porque você tem menos tempo também para aproveitar do que um dia completo."
Tron LightCycle Run, mais recente montanha-russa do Magic Kingdom, e Tiana's Bayou Adventure, atração inaugurada neste ano no lugar da Splash Mountain, funcionam com filas regulares, sem precisar entrar na espera virtual.
Eu não fazia ideia de como o Halloween no parque é popular entre brasileiros. Só dava o nosso português por lá. No geral, me surpreendeu a quantidade de gente, com direito a congestionamento de carrinhos de bebê. Fiz essa viagem a convite da Disney para conhecer a festa e conferir as novidades da marca para 2024 e os próximos anos - assunto para outro texto.
Desfile e show temático no Castelo
"O que mais me encanta é o desfile noturno, que se chama Mickey's Boo to You Parade. É sensacional. Os fogos também são especiais. Eles apagam todas as luzes do parque para esse show, que conta as histórias dos vilões", explicou Cinthia. O desfile de carros pelas ruas do parque, terminando na Main Street, U.S.A., e o espetáculo no Castelo da Cinderela (às 22 horas) são pensados especialmente para a festa.
Em 2024, está mais fácil de a criançada pequena aproveitar o desfile, realizado em 2 horários, 1 deles mais cedo (20h15 e 23h15). Minnie, Margarida e Clarabela aparecem fantasiadas como as irmãs Sanderson, do filme Hocus Pocus. O trio de vilãs, aliás, protagoniza o show Hocus Pocus Villain Spelltacular, no palco diante do Castelo da Cinderela, realizado às 19h35, às 21h05, às 22h35 e à meia-noite.
E, claro, tem os doces: muitas balas de goma e chocolates distribuídos em pontos sinalizados por totens infláveis. "Você tem o famoso Trick or Treat (doces ou travessuras, como as crianças pedem as guloseimas no Halloween americano). Então a Disney fornece balas e chocolates e uma sacolinha na entrada, e você vai em pontos do parque recolhendo esses doces", disse Cinthia. Lugares para fotos com personagens, espetáculos e distribuição de doces são apontados num mapa especial para o evento.
O Halloween da Disney não ocorre apenas no mês oficial, outubro. Começa antes, em agosto. Para participar, é preciso comprar um ingresso especial, diferente do ingresso diurno do parque. Com o ticket do evento, dá para entrar no Magic Kingdom antes do fechamento para o público em geral, a partir das 16 horas. A festa vai das 19 horas até a meia-noite.
Mocinhos e vilões pelo parque
No Mickey's Not-So-Scary Halloween Party, falamos do Bruno e encontramos com ele: o personagem da animação Encanto participa da festa neste ano pela primeira vez. Fica ao lado da Mirabel, na Casita, localizada no Fairytale Garden, jardim entre o Castelo da Cinderela e a Tomorrowland.
No espaço de atrações futuristas do Magic Kingdom, todos se divertem na nova DescenDance Party, no Rockettower Plaza Stage. A baladinha é inspirada em Descendentes: A Ascensão de Copas, filme sobre a filha da Rainha de Copas disponível na Disney+ desde 12 de julho.
A vilã, aliás, estava a uns passos dali, ao lado do Mad Tea Party, atração para você rodar loucamente sentado em xícaras. Com cara de mal-humorada, mas sem cortar nenhuma cabeça, a Rainha de Copas tirava fotos com fãs. Fez feliz especialmente uma menina fantasiada como ela.
"Nós colocamos personagens pelo Magic Kingdom inteiro, personagens que normalmente você não encontra no parque", ressaltou Cinthia. Na divulgação do evento de 2024, a Disney já havia informado que caprichou na presença de vilões nesta edição.
Fotos com abóboras e fantasmas
A Main Street, U.S.A., rua que liga a entrada do Magic Kingdom ao Castelo da Cinderela, está toda com decoração outonal. Entre abóboras reais, eu segurei uma virtual, truque do PhotoPass, serviço da Disney que espalha fotógrafos pelos parques. Também dá para guardar o registro profissional do encontro com vilões ou Mickey e Minnie em fantasias especiais, com teias de aranha de neon.
Para garantir aquela imagem capturada durante as atrações, use uma MagicBand (pulseira Disney) vinculada à sua conta Disney. Ou ative o serviço de fotos no app My Disney Experience e leve o celular com você (bem guardado para não cair), fora do modo de economia de bateria e com o bluetooth ligado.
CHECK OUT
Fantasias lúdicas, sem sobressaltos
Como o nome da festa diz em inglês, é um Halloween não tão assustador. As fantasias permitidas aos visitantes seguem a mesma linha, sem toques perturbadores ou violentos. Quem tem a partir de 14 anos deve apostar no lúdico, com adereços (chapéus e orelhinhas) e camisetas e moletons temáticos. Nessa faixa etária, são vetadas máscaras ou adereços de cabeça que cubram o rosto, além de capas abaixo da cintura e fantasias que toquem ou se arrastem pelo chão.
Monstros também na comidas e bebidas
A equipe de gastronomia dos parques soltou a criatividade nas comidas temáticas, características de eventos nos parques. Há em torno de 50 tipos de lanches, doces e bebidas inventados especialmente para a ocasião. Eu comi um hambúrguer delicioso com pão preto.