Diversidade e Inclusão

Aplicativo de realidade aumentada ajuda na alfabetização de crianças com deficiência


App é gratuito e apoia o tratamento da apraxia de fala. Ferramenta é aliada nas atividades de educação durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social por causa do coronavírus.

Por Luiz Alexandre Souza Ventura

Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.

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Descrição da imagem #pracegover: Menina usa o aplicativo 'Alfabetização AFI' em um smartphone. Crédito: Divulgação.  Foto: Estadão

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A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico que atinge a produção de sons e reduz a capacidade da criança de pronunciar, de maneira clara e correta, as sílabas e palavras. É uma condição que limita a comunicação e a compreensão de forma significativa.

Pensando nas dificuldades para manter as atividades e os tratamentos dessa limitação - comum em crianças com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) - durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social por causa do coronavírus, a iOS e Android).

"Crianças com autismo ou síndrome de Down costumam ter dificuldade de concentração, mas adoram tecnologia", diz Fábio Educ, diretor da Educ360°. "O objetivo é que o aplicativo apoie familiares e cuidadores de alunos durante o tempo de reclusão solidária", ressalta.

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O projeto é fruto de uma parceira com a Apae de Cotia, na Grande SP, e o Multigestos, método que auxilia no tratamento da apraxia de fala infantil, criado pelas fonoaudiólogas Cinthia Coimbra de Azevedo e Leticia Maria de Paula Silva.

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No primeiro mês de uso do aplicativo, que oferecee conteúdos fonoaudiológicos, o dia a dia foi acompanhado pelos desenvolvedores, que receberam avaliações das famílias atendidas pela Apae de Cotia. Com base nessas análises, um game final foi elaborado.

Agora, as informações e respostas das mães e pais de todas as crianças que usarem o app serão constantemente reunidas em atualizações.

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Realidade Aumentada - O app foi desenvolvido com apoio tecnológico da Foursys e usa a realidade aumentada, uma integração entre elementos ou informações virtuais e o que é visto no mundo real, pela câmera do smartphone ou tablet.

Essa união é possível com sensores de movimento (giroscópio e acelerômetro), presentes nos aparelhos.

Os desenvolvedores explicam que o aplicativo 'Alfabetização na Apraxia de Fala Infantil' só funciona em dispositivos que aceitam a realidade aumentada. No Brasil, dos 5.500 modelos disponíveis, 4.500 suportam essa tecnologia. Confira a lista abaixo.

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VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:Facebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR____________________________________________

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Pensando nas dificuldades para manter as atividades e os tratamentos dessa limitação - comum em crianças com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) - durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social por causa do coronavírus, a iOS e Android).

"Crianças com autismo ou síndrome de Down costumam ter dificuldade de concentração, mas adoram tecnologia", diz Fábio Educ, diretor da Educ360°. "O objetivo é que o aplicativo apoie familiares e cuidadores de alunos durante o tempo de reclusão solidária", ressalta.

O projeto é fruto de uma parceira com a Apae de Cotia, na Grande SP, e o Multigestos, método que auxilia no tratamento da apraxia de fala infantil, criado pelas fonoaudiólogas Cinthia Coimbra de Azevedo e Leticia Maria de Paula Silva.

No primeiro mês de uso do aplicativo, que oferecee conteúdos fonoaudiológicos, o dia a dia foi acompanhado pelos desenvolvedores, que receberam avaliações das famílias atendidas pela Apae de Cotia. Com base nessas análises, um game final foi elaborado.

Agora, as informações e respostas das mães e pais de todas as crianças que usarem o app serão constantemente reunidas em atualizações.

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Os desenvolvedores explicam que o aplicativo 'Alfabetização na Apraxia de Fala Infantil' só funciona em dispositivos que aceitam a realidade aumentada. No Brasil, dos 5.500 modelos disponíveis, 4.500 suportam essa tecnologia. Confira a lista abaixo.

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Pensando nas dificuldades para manter as atividades e os tratamentos dessa limitação - comum em crianças com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) - durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social por causa do coronavírus, a iOS e Android).

"Crianças com autismo ou síndrome de Down costumam ter dificuldade de concentração, mas adoram tecnologia", diz Fábio Educ, diretor da Educ360°. "O objetivo é que o aplicativo apoie familiares e cuidadores de alunos durante o tempo de reclusão solidária", ressalta.

O projeto é fruto de uma parceira com a Apae de Cotia, na Grande SP, e o Multigestos, método que auxilia no tratamento da apraxia de fala infantil, criado pelas fonoaudiólogas Cinthia Coimbra de Azevedo e Leticia Maria de Paula Silva.

No primeiro mês de uso do aplicativo, que oferecee conteúdos fonoaudiológicos, o dia a dia foi acompanhado pelos desenvolvedores, que receberam avaliações das famílias atendidas pela Apae de Cotia. Com base nessas análises, um game final foi elaborado.

Agora, as informações e respostas das mães e pais de todas as crianças que usarem o app serão constantemente reunidas em atualizações.

Realidade Aumentada - O app foi desenvolvido com apoio tecnológico da Foursys e usa a realidade aumentada, uma integração entre elementos ou informações virtuais e o que é visto no mundo real, pela câmera do smartphone ou tablet.

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Pensando nas dificuldades para manter as atividades e os tratamentos dessa limitação - comum em crianças com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) - durante a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social por causa do coronavírus, a iOS e Android).

"Crianças com autismo ou síndrome de Down costumam ter dificuldade de concentração, mas adoram tecnologia", diz Fábio Educ, diretor da Educ360°. "O objetivo é que o aplicativo apoie familiares e cuidadores de alunos durante o tempo de reclusão solidária", ressalta.

O projeto é fruto de uma parceira com a Apae de Cotia, na Grande SP, e o Multigestos, método que auxilia no tratamento da apraxia de fala infantil, criado pelas fonoaudiólogas Cinthia Coimbra de Azevedo e Leticia Maria de Paula Silva.

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O projeto é fruto de uma parceira com a Apae de Cotia, na Grande SP, e o Multigestos, método que auxilia no tratamento da apraxia de fala infantil, criado pelas fonoaudiólogas Cinthia Coimbra de Azevedo e Leticia Maria de Paula Silva.

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