Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.
Lançado pelo governo federal em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o projeto LibrasGOV identifica espaços, contextos e expressões na Língua Brasileira de Sinais. A meta é dar visibilidade às pessoas surdas, segundo a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que é surda.
"Reconhecer os surdos significa reconhecer a sua língua também, sua cultura e sua identidade. Significa que o surdo pode ser valorizado e deve ser incluído efetivamente, para que o Brasil seja um país justo e verdadeiramente inclusivo", declarou a secretária na cerimônia de apresentação do projeto em Brasília.
Na prática, o LibrasGOV unifica os sinais que identificam termos específicos do governo federal e informações relacionadas aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A primeira fase do projeto, que ainda não tem website oficial, já está em funcionamento, com a divulgação de uma sequência de vídeos que apresentam, em Libras, o presidente Jair Bolsonaro e todos os integrantes do primeiro escalão do governo.
Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com
Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais