Todas as 242 unidades do Poupatempo passam a atender também em Língua Brasileira de Sinais a partir desta quinta-feira, 11, diz o governo de São Paulo.
De acordo com anúncio oficial da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), o trabalho é feito pela Central de Interpretação de Libras, na capital, interior e litoral, com agendamento prévio pelo site ou aplicativo do Poupatempo, nos totens de autoatendimento ou no WhatsApp (11) 95220-2974.
A equipe da central de Libras atua também em 1,3 mil delegacias, 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e nos 18 Centros de Integração e Cidadania (CIC), afirma a SEDPcD.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019, aproximadamente 36% das pessoas surdas no País sabem usar a Língua Brasileira de Sinais. Também há surdos bilíngues (Libras e Língua Portuguesa), surdos oralizados e aqueles que fazem leitura labial.
Em 2023, a SEDPcD lançou o São Paulo São Libras, que oferece atendimento por videochamada em órgãos estaduais com serviços presenciais. Segundo a secretaria, o programa já ultrapassou 5 mil acessos.