Em último dia de Cannes Lions, a campanha da VMLY&R garantiu um prêmio inédito ao país
São Paulo, junho de 2021 - O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, comunica os vencedores do último dia de Cannes Lions Live. Entre os vitoriosos desta sexta-feira (25), o Brasil conquistou um Grand Prix inédito na categoria Glass: The Lion for Change. Os jurados avaliaram as categorias Film Lions, Titanium Lions e Sustainable Development Goals Lions, bem como Glass: The Lion for Change, além dos vencedores dos Prêmios Especiais para 2020/2021 e do Grand Prix for Good.
Dirigindo-se em tempo real ao público do Cannes Lions - durante a premiação, Simon Cook, diretor administrativo do LIONS, disse: "nos últimos cinco dias, vimos o retorno da referência criativa global e os trabalhos vencedores que definem o padrão para todos na indústria. Assistimos palestras inspiradoras, participamos de programas de aprendizagem, celebramos a excelência criativa por meio de nossos shows de premiação e debriefs - e nos reunimos como uma comunidade, unidos pela crença de que a criatividade tem o poder de construir negócios, moldar a sociedade e mudar o mundo para o melhor."
Um total de 478 jurados de 55 países estiveram envolvidos no julgamento dos Leões e na formação de uma nova referência em excelência criativa, foram premiados um total de 982 Leões divididos em 53 países.
Categorias avaliadas
Em Film Lions, a qual analisa a criatividade da imagem em movimento, foram recebidas 2.726 inscrições resultando em 83 Leões, sendo 8 de ouro, 25 de prata e 47 de bronze. Três Grands Prix foram atribuídos nesta categoria: 'Crocodile Inside' da BETC Paris/França, para a Lacoste; 'Nike: You Can't Stop Us' da Wieden+Kenndy (Portland/EUA), para a Nike; e '#WombStories' da AMV BBDO London/RU, para a Essity.
A Titanium Lions, que homenageia a criatividade revolucionária, premiou 7 Leões de 196 inscrições recebidas. Apenas um Grand Prix foi entregue nesta categoria, com a campanha #WombPainStories' da AMV BBDO Londo/RU, para a Essity. Este trabalho inovador usou a tecnologia True View e animadoras femininas de classe mundial para narrar as experiências das mulheres. Falando sobre apenas uma das razões pelas quais esta peça era digna do Grand Prix de Titanium, a presidente do júri, Susan Credle, diretora de criação global da FCB, disse: "Este trabalho vai ensinar as mulheres sobre seus corpos e ensinar os médicos sobre os corpos das mulheres, e para nós (o júri) isso foi excepcional. Na verdade, sentimos que poderíamos ver livros médicos sendo reescritos por causa dessa campanha."
Na categoria Glass: The Lion for Change, que celebra a criatividade que muda a cultura, o Brasil conquistou um Grand Prix inédito com a campanha 'I am' feita pela VMLY&R Brasil, de São Paulo, para a Starbucks. O trabalho apresentado mostra uma loja Starbucks sendo transformada em um cartório onde as pessoas trans podiam, legalmente, mudar de nome de forma gratuita, reforçando o posicionamento das lojas da rede enquanto espaços em que sempre serão bem-vindos para serem quem realmente são. Foram 187 inscrições recebidas e 7 Leões foram entregues pelo júri: 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze.
Em Sustainable Development Goals Lions, a qual analisa a resolução criativa para problemas, soluções ou outras iniciativas que transformem a criatividade em impacto positivo; recebeu 736 inscrições e 20 Leões premiados, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 12 de bronze. O Grand Prix foi apresentado a 'The 2030 Calculator' da Doconomy, Stockholm/FARM, Estocolmo - Suécia. O presidente do júri, Eduardo Maruri, VP global do conselho diretivo e presidente/CEO Europa na Gray Worldwide, disse: "ele atendeu a todos os critérios que nós, como júri, concordamos no início: escalável, atinge vários objetivos de desenvolvimento sustentável e é uma solução, não um problema de consciência. Acho que o Doconomy Calculator tem o potencial de realmente mudar o mundo."
Para esta categoria, o Cannes Lions fez uma parceria com a Parley for the Oceans para fazer os icônicos troféus com Parley Ocean Plastic®, um produto totalmente derivado de redes de pesca recuperadas.
O Grand Prix for Good - concedido a um trabalho vencedor do Leão de Ouro incapaz de ganhar um Grand Prix em sua categoria porque foi criado para uma organização sem fins lucrativos ou de caridade - foi entregue a '#StillSpeakingUp DeepTruth' das Publicis México e Publicis Letônia (Riga), para a Propuesta Cívica+Reporters Sans Frontieres, o primeiro Grande Prêmio da Letônia.
Abaixo, a entrega dos Prêmios Especiais da edição:
Holding Company of the Festival 2020/21
1 - WPP
2 - Omnicom
3 - Interpublic Group
Network of the Festival 2020/21
1 - FCB
2 - Ogilvy
3 - BBDO Worldwide
Agency of the Festival 2020/21
1 - AMV BBDO, London, RU
2 - Publicis Italy, Milan, Itália
3 - FCB Chicago, EUA
Independent Agency of the Festival 2020/21
1 - Wieden+Kennedy, Portland, EUA
2 - The Bloc, New York, EUA
3 - Rethink, Toronto, Canadá
Palme D'Or 2020/21
1 - Chelsea Pictures, EUA
2 - Pulse Films, EUA
3 - Division, França
4 - Smuggler, EUA
5 - Prettybird, EUA
Creative brand of the Festival 2020/21
1 - Burger King
2 - Bodyform/Libresse
3 - Dove
Agency of the Festival by track 2020/21 - Communication
Publicis Italy, Milan, Itália
Agency of the Festival by track 2020/21 - Craft
AMV BBDO, London, RU
Agency of the Festival by track 2020/21 - Entertainment
72andSunny, Los Angeles, EUA
Agency of the Festival by track 2020/21 - Experience
McCANN, New York, EUA
Agency of the Festival by track 2020/21 - Good
VMLY&R Brazil, São Paulo, Brasil
Agency of the Festival by track 2020/21 - Reach
FCB Chicago, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Communication
Wieden+Kennedy, Portland, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Craft
Work & Co, New York, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Entertainment
=1. Edelman, London, RU
=1. GUT, São Paulo, Brasil
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Experience
Uncommon, London, RU
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Good
FARM, Stockholm, Suécia
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 - Reach
GUT, Miami, EUA
O Cannes Lions Live chega ao fim hoje. Todos os membros do LIONS podem visualizar todo o trabalho vencedor, bem como todo o conteúdo do programa sob demanda. Descubra mais sobre o LIONS Membership aqui.
Lions Membership
O LIONS Membership é para todos, durante todo o ano. Junte-se à comunidade global no lar da criatividade - com acesso à educação, às especialidades, aos conselhos e às habilidades que levam a descobertas criativas - mas, o mais importante, uns aos outros. Uma comunidade unida em sua missão de impulsionar o progresso por meio da criatividade todos os dias do ano. Todos os vencedores Leões, passados e presentes, serão presenteados de forma gratuita LIONS Membership.
Sobre o Cannes Lions Live
O Cannes Lions Live trará excelentes conteúdos ao vivo e sob demanda e experiências fornecidas por talentos excepcionais, além de revelar, analisar e celebrar os vencedores dos Leões. O acesso ao Cannes Lions Live está incluído na taxa de associação ao LIONS Membership. O LIONS Membership, lançado em maio, reunirá a maior rede criativa de pessoas e empresas do mundo para impulsionar o progresso profissional, pessoal e social por meio da criatividade.
Todos os associados do LIONS recebem acesso gratuito ao Cannes Lions Live como parte de sua associação.
A associação anual do LIONS custa EUR249. Todos os vencedores do Leão, antigos e atuais, serão associados como cortesia.
Sobre o LIONS
Considerado o lar da criatividade, o LIONS impulsiona o segmento de marketing da Ascential e é um destino para quem está no negócio da criatividade. Como referência definitiva de excelência criativa e com acesso incomparável a insights dos bastidores, o LIONS oferece àqueles que buscam a excelência criativa tudo o que precisam, em qualquer estágio em que estejam e onde quer que estejam. Nosso festival anual de cinco dias, Cannes Lions, é o ponto de encontro da comunidade de marketing criativo global e uma celebração do trabalho mais excelente e eficaz do mundo.
O LIONS faz parte da Ascential. A Ascential fornece informações especializadas, análises e plataformas de otimização de comércio eletrônico para as principais marcas de consumo do mundo e seus ecossistemas.
Nossos negócios de classe mundial melhoram o desempenho e oferecem soluções para nossos clientes, fornecendo informações imediatamente acionáveis combinadas com pensamento visionário de longo prazo em comércio digital, design de produto e marketing. Também atendemos clientes em serviços financeiros e de varejo.
Com mais de 2.000 funcionários em cinco continentes, combinamos experiência local com uma presença global para clientes em mais de 120 países.
A Ascential está listada na Bolsa de Valores de Londres.
www.lionscreativity.com | www.canneslions.com | www.ascential.com
Para mais informações
clelia.salgado@estadao.com