Serão 90 países e mais de 29 mil trabalhos criativos de agências e produtoras
São Paulo, junho de 2021 - O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, compartilha dados e curiosidades sobre as inscrições de trabalhos para a edição deste ano. A Cannes Lions Live, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho, recebeu 29.074 projetos - distribuídos em 90 países e territórios.
Em 2019 a organização contabilizou 30.953 inscrições divididas entre 89 países. No ano passado, a premiação foi interrompida devido à pandemia enfrentada mundialmente, logo em 2021 o número de trabalhos superou as expectativas da entidade.
A análise inicial do festival já comprovou os ganhos de espaço que a transformação digital e o online têm adquirido no mercado publicitário. Além disso, as marcas continuam investindo em criatividade como ferramenta de inovação, e em paralelo, cresce significativamente a inserção de agências e produtoras independentes no universo competitivo.
Simon Cook, Diretor Executivo, LIONS, disse que este é um momento para a indústria "refletir, mas também olhar para frente". Ele continuou: "reunir essa massa de trabalho de todo o mundo para apresentar aos nossos júris é sempre um momento emocionante para nós. O trabalho nos dá um primeiro retrato da indústria, antes que nosso júri de especialistas assuma a tarefa de premiar o trabalho que estabelecerá o novo referencial criativo". Simon complementa ressaltando que este é um momento muito esperado, e o trabalho ao longo de dois anos conta uma história sobre a forma mutável da criatividade durante a pandemia global, mostrando o poder da criatividade como um veículo para a mudança.
Os dados demonstram que o esforço pela publicidade moderna vem de uma combinação ampla de participantes, diferente dos anos anteriores de evento. Os números revelam como as marcas passaram a investir continuamente em criatividade, enquanto as inscrições de agências independentes aumentaram 14% e as produtoras, 19%.
O recém-lançado Creative Business Transformation Lions - hub de celebração à criatividade que impulsiona os negócios - teve um primeiro ano forte, indicando que as empresas criativas agora são solicitadas a resolver problemas reais de negócios, com pensadores criativos aplicando cada vez mais suas habilidades a propostas como um todo. Da mesma forma, o Titanium Lions - categoria responsável por reconhecer trabalhos inovadores com ideias provocantes, que desafiam fronteiras e inspiram inveja - tiveram um grande envolvimento este ano, com 15% a mais de inscrições do que em 2019.
Com a pandemia global causando uma mudança nas experiências do mundo real o digital teve sua adesão acelerada, e com isso, outros Lions alcançando engajamentos mais consistentes, como no caso do Social & Influencer Lions com aumento de 14%, e do Creative eCommerce Lions, com aumento de 12% ano após ano. Esse fato sugere às empresas mudarem seus planejamentos para uma realidade de estratégias a curto prazo, em face de circunstâncias sem precedentes, o trabalho que se baseia na estratégia e resultados de longo prazo perdeu boa parte de sua eficiência e efetividade. Um reflexo disto é acompanhado com as inscrições no Creative Effectiveness Lions, que caíram 38%, e no Creative Strategy Lions com queda de 20%.
Susie Walker, vice-presidente de prêmios LIONS, disse: "Durante o Cannes Lions Live, planejamos mergulhar no trabalho como nunca antes. Nosso conteúdo inclui premiações diárias de Cannes, onde os vencedores serão anunciados pela primeira vez; The Debriefs, uma série de entrevistas com todos os 28 presidentes do júri em suas cidades em todo o mundo para analisar o trabalho vencedor; e um estúdio de dados que irá rastrear as entradas vencedoras ao vivo, fornecendo uma visão e análise diárias regulares em uma escala que não entregamos antes." Susie complementa: "estamos entusiasmados em retornar a referência criativa global por meio do Lions e nos aprofundaremos ainda mais no trabalho e nos vencedores quando publicarmos o Relatório de Criatividade LIONS anual no final do ano."
Membros do júri de todo o mundo estão se reunindo remotamente para julgar, discutir e premiar os Leões. As listas de seleção para Innovation Lions, Titanium Lions e Glass: The Lion for Change já foram lançadas aqui; as 25 listas restantes serão lançadas a partir do dia 19 de junho. Os vencedores do Lions serão revelados em uma série de shows transmitidos ao vivo durante o Cannes Lions Live. Veja a programação completa aqui.
Os passes digitais para o Cannes Lions Live estão disponíveis para compra autônoma, e todos os associados do LIONS recebem acesso gratuito como parte de sua associação. Veja a agenda de conteúdo e compre seu passe aqui.
Lions Membership
O LIONS Membership é para todos, durante todo o ano. Junte-se à comunidade global no lar da criatividade - com acesso à educação, às especialidades, aos conselhos e às habilidades que levam a descobertas criativas - mas, o mais importante, uns aos outros. Uma comunidade unida em sua missão de impulsionar o progresso por meio da criatividade todos os dias do ano. Todos os vencedores Leões, passados e presentes, serão presenteados de forma gratuita LIONS Membership.
Sobre o Cannes Lions Live
O Cannes Lions Live trará excelentes conteúdos ao vivo e sob demanda e experiências fornecidas por talentos excepcionais, além de revelar, analisar e celebrar os vencedores dos Leões. O acesso ao Cannes Lions Live está incluído na taxa de associação ao LIONS Membership. O LIONS Membership, lançado em maio, reunirá a maior rede criativa de pessoas e empresas do mundo para impulsionar o progresso profissional, pessoal e social por meio da criatividade.
Todos os associados do LIONS recebem acesso gratuito ao Cannes Lions Live como parte de sua associação.
A associação anual do LIONS custa EUR249. Todos os vencedores do Leão, antigos e atuais, serão associados como cortesia.
live.canneslions.com
Sobre o LIONS
Considerado o lar da criatividade, o LIONS impulsiona o segmento de marketing da Ascential e é um destino para quem está no negócio da criatividade. Como referência definitiva de excelência criativa e com acesso incomparável a insights dos bastidores, o LIONS oferece àqueles que buscam a excelência criativa tudo o que precisam, em qualquer estágio em que estejam e onde quer que estejam. Nosso festival anual de cinco dias, Cannes Lions, é o ponto de encontro da comunidade de marketing criativo global e uma celebração do trabalho mais excelente e eficaz do mundo.
O LIONS faz parte da Ascential. A Ascential fornece informações especializadas, análises e plataformas de otimização de comércio eletrônico para as principais marcas de consumo do mundo e seus ecossistemas.
Nossos negócios de classe mundial melhoram o desempenho e oferecem soluções para nossos clientes, fornecendo informações imediatamente acionáveis combinadas com pensamento visionário de longo prazo em comércio digital, design de produto e marketing. Também atendemos clientes em serviços financeiros e de varejo.
Com mais de 2.000 funcionários em cinco continentes, combinamos experiência local com uma presença global para clientes em mais de 120 países.
A Ascential está listada na Bolsa de Valores de Londres.
www.lionscreativity.com | www.canneslions.com | www.ascential.com
Para mais informações
clelia.salgado@estadao.com