O Estadão, representante oficial do Lions Festivals no Brasil, anuncia que Cannes Lions homenageará o veterano da publicidade Jacques Séguéla com o renomado prêmio Lion of St Mark. Com uma carreira de mais de 60 anos no setor, Séguéla produziu trabalhos icônicos e consistentes para marcas como Air France, Apple, Carrefour, Citroën, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas de grande sucesso e de ser autor de vários livros best-sellers sobre publicidade.
Aos 25 anos, Séguéla iniciou sua carreira como doutor em farmácia. Percebendo que esse era um caminho errado, ele mudou sua rota, completou a primeira viagem ao redor do mundo em um carro francês e escreveu seu primeiro livro The Earth in the Round, que vendeu 150.000 cópias. Mais tarde, após uma breve carreira como jornalista, ele uniu forças com Bernard Roux e nasceu a agência Roux Séguéla. O primeiro trabalho da agência viu o presidente francês Pompidou dirigindo um motor Mercury na baía de St Tropez com a manchete “Pegue o Express e decole”. Logo, Alain Cayzac e, em seguida, Jean-Michel Goudard se juntaram à agência e nasceu a RSCG, que acabou se tornando a Euro RSCG.
Séguéla tem sido a mente criativa por trás de centenas de campanhas de sucesso. Para o Carrefour, ele produziu o trabalho de referência com “Produits Libres”, enquanto para a Citroën, ele enviou um Citroën AX descendo a Grande Muralha da China e foi o primeiro anunciante a ousar dar o nome de Picasso a um Citroën.
Ele liderou as campanhas do ex-presidente francês François Mitterrand, criando o famoso slogan de 1981 “Le Force Tranquille”, que colocou a publicidade na história da França, algo que ele repetiu sete anos depois com “Génération Mitterrand”. Ele é um comunicador político apaixonado, tendo liderado 15 outras campanhas políticas, todas vitoriosas.
Sobre Jacques Séguéla, Philip Thomas, Presidente da LIONS, disse: “Jacques Séguéla completou 90 anos este ano e ainda vem ao escritório todos os dias para trabalhar em campanhas para seus clientes. A palavra é muito usada, mas Jacques é um ícone. Ele é ousado, apaixonado e criativo - e tudo isso com um tremendo senso de cordialidade e humor. Ele já esteve no Cannes Lions cerca de 50 vezes, sendo que sua primeira visita foi à edição de Veneza em 1975, onde foi membro do júri e ganhou seu primeiro Leão para a Aéroports de Paris. Suas histórias e experiências são cativantes. Como setor, estamos muito satisfeitos por ele ter mudado de carreira, da farmácia para a publicidade, porque todos nós nos beneficiamos de sua criatividade como resultado. Enquanto isso, ele é a presença mais charmosa e encantadora e mal podemos esperar para homenageá-lo no palco do Cannes Lions em junho.”
Ao comentar sobre o prêmio, Séguéla disse: “Depois de 60 anos de festivais, vi esse setor evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, foi e sempre será uma questão de ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar minha vida inteira não para vender produtos, mas para eternizar marcas e adoro isso. Estou incrivelmente emocionado por ser reconhecido com esse prêmio icônico e o compartilho com todos os meus colegas criativos que apoiam suas ideias, escolhem o otimismo e dão às marcas a única coisa que as manterá vivas - uma alma.”
Em anos anteriores, foram homenageados com o Lion of St. Mark nomes como o brasileiro Marcello Serpa; Mary Wells Lawrence; Jeff Goodby e Rich Silverstein; os irmãos Piyush e Prassoon Pandey, David Droga, Bob Greenberg, Joe Pytka, Lee Clow, Dan Wieden e John Hegarty, entre outros.
Jacques Séguéla será homenageado no Cannes Lions International Festival of Creativity. Ele também falará no palco do seminário Lion of St Mark, onde contará histórias e lições aprendidas ao longo de sua ilustre carreira, que ocorrerá na sexta-feira, 21 de junho. O Cannes Lions acontece de 17 a 21 de junho, em Cannes, na França. Mais informações sobre os prêmios e as opções para participar podem ser encontradas em www.canneslions.com.
Para mais informações:
Clélia Salgado - clelia.salgado@estadao.com