Arqueólogos encontram trono e ‘Salão das Serpentes Trançadas’ no Peru; veja o que tinha no local


Área foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche e contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos

Por Alan Yuhas

Arqueólogos no Peru escavaram uma câmara monumental com murais elaborados de serpentes e um salão com pilares e um trono desgastado, que, segundo eles, contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos.

O local, Pañamarca, foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche, que floresceu durante séculos no norte do Peru, construindo grandes estruturas e irrigando desertos muito antes de os incas surgirem e conquistarem os Andes.

Figura pintada em um pilar em Pañamarca, onde arqueólogos descobriram evidências de uma governante mulher. Foto: Lisa Trever/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times
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As descobertas mais recentes, relatadas por uma equipe de pesquisadores no final do mês passado, fornecem novos insights sobre as cerimônias e a mitologia Moche, além de aumentar as evidências de que as mulheres ocupavam posições de poder na sociedade Moche, em contraste com as percepções de longa data de uma cultura dominada por guerreiros e reis do sexo masculino.

“Há várias coisas que são muito importantes com relação a essa maravilhosa descoberta”, disse Gabriela Cervantes Quequezana, arqueóloga não envolvida nas escavações. “Já vimos outras representações de mulheres em tumbas, mas não com a profundidade e a complexidade das descobertas em Pañamarca.”

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A sala do trono é decorada com pinturas que retratam uma mulher sentada em um trono semelhante e recebendo visitantes, bem como imagens de uma coroa, a lua crescente, criaturas marinhas e uma oficina de tecelagem. O próprio trono, que foi construído por volta de 650 d.C., apresenta erosão no encosto, sugerindo o desgaste de uma pessoa sentada ali, e os pesquisadores encontraram pedras coloridas e cabelo humano incrustados nele.

“É muito incomum vermos a mulher coroada sentada em um trono dentro de um edifício que abriga uma corte”, disse Lisa Trever, professora de história da arte e arqueologia da Universidade de Columbia, em Nova York, e uma das pesquisadoras de Pañamarca. “Acho que podemos dizer com alguma certeza que, independentemente de quem de fato estava sentado ali, era um trono para uma rainha, o trono de uma mulher.”

Nos últimos anos, os arqueólogos encontraram sinais de mulheres poderosas em outros sítios Moche ao norte de Pañamarca, que fica perto da costa do Pacífico, a cerca de 250 milhas ao norte da capital do Peru, Lima.

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O sítio arqueológico de Pañamarca, que lançou luz sobre a antiga cultura Moche. Foto: José Antonio Ochatoma Cabrera/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

Uma tumba escavada em 2006 continha os restos mortais da chamada Dama de Cao, uma mulher tatuada cercada por porretes de guerra e ferramentas para arremesso de lanças. Várias tumbas ricas encontradas em outro local em 2013 continham os corpos de mulheres que muitas vezes foram chamadas de sacerdotisas de San José de Moro.

“Até agora, tivemos uma visão muito masculina do mundo Moche”, disse Cervantes, que trabalha na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima. “Mas com essa descoberta em Pañamarca, embora não haja uma tumba propriamente dita de uma rainha, temos uma personagem feminina. Ela foi chamada de sacerdotisa, mas também podemos pensar nela como uma mulher poderosa em termos de poder político.”

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Os arqueólogos de Pañamarca pretendem estudar o cabelo para saber mais sobre a vida da pessoa a quem ele pertenceu, embora não tenham certeza se têm material suficiente para realizar uma análise completa do DNA.

Os Moche não tinham um sistema de escrita e muitos locais foram saqueados ao longo dos séculos, tornando as obras de arte que sobreviveram especialmente importantes para os arqueólogos que tentam entender a sociedade.

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Os murais dominam a outra câmara encontrada pelos arqueólogos, que eles chamam de Hall of the Braided Serpents (Salão das Serpentes Trançadas). A estrutura, também construída com pilares largos, dava vista para uma praça e era decorada com pinturas amplas que mostravam grandes serpentes com pernas humanas, bem como guerreiros e uma criatura mítica.

O salão era notável tanto por seu motivo, que os pesquisadores chamaram de único na arte Moche, como também por sua grande escala, disse Michele Koons, uma das pesquisadoras de Pañamarca e diretora de antropologia do Denver Museum of Nature & Science.

“Essas serpentes são em tamanho natural - tamanho humano - e também nessa sala em particular temos um mural de um monstro Moche perseguindo um homem”, disse ela. “É uma escala muito diferente do outro espaço.”

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Os murais teriam sido vistos de baixo durante cerimônias ou eventos, acrescentou ela, criando um efeito muito diferente do espaço “íntimo” da sala do trono.

A obra de arte em ambas as salas poderia dizer aos arqueólogos muito mais sobre as crenças e os rituais Moche, disse Gabriel Prieto, professor de antropologia da Universidade da Flórida que não estava envolvido na pesquisa.

“Todos esses murais estão abrindo novas janelas para a compreensão das cerimônias moche em grandes templos e o papel desempenhado pelas mulheres, mas não apenas pela rainha”, disse ele. “Por muitos anos, pensamos que as celebrações ou cerimônias mais importantes realizadas nessas grandes áreas estavam relacionadas ao sacrifício humano, mas com essas descobertas, os artistas retrataram cerimônias muito diferentes.”

Prieto observou que os locais Moche eram distintos uns dos outros, refletindo a mudança de cultura em diferentes lugares e épocas: “Pañamarca é como a Capela Sistina em Roma, mas se você for à Terra Santa, não verá esse tipo de arte.”

Mas ele expressou entusiasmo com o trabalho contínuo da equipe de Pañamarca.

“A pirâmide principal ainda não foi realmente tocada pela equipe de Trever”, disse ele. “Estou apenas imaginando que tipo de descobertas inacreditáveis serão feitas no futuro próximo.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Arqueólogos no Peru escavaram uma câmara monumental com murais elaborados de serpentes e um salão com pilares e um trono desgastado, que, segundo eles, contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos.

O local, Pañamarca, foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche, que floresceu durante séculos no norte do Peru, construindo grandes estruturas e irrigando desertos muito antes de os incas surgirem e conquistarem os Andes.

Figura pintada em um pilar em Pañamarca, onde arqueólogos descobriram evidências de uma governante mulher. Foto: Lisa Trever/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

As descobertas mais recentes, relatadas por uma equipe de pesquisadores no final do mês passado, fornecem novos insights sobre as cerimônias e a mitologia Moche, além de aumentar as evidências de que as mulheres ocupavam posições de poder na sociedade Moche, em contraste com as percepções de longa data de uma cultura dominada por guerreiros e reis do sexo masculino.

“Há várias coisas que são muito importantes com relação a essa maravilhosa descoberta”, disse Gabriela Cervantes Quequezana, arqueóloga não envolvida nas escavações. “Já vimos outras representações de mulheres em tumbas, mas não com a profundidade e a complexidade das descobertas em Pañamarca.”

A sala do trono é decorada com pinturas que retratam uma mulher sentada em um trono semelhante e recebendo visitantes, bem como imagens de uma coroa, a lua crescente, criaturas marinhas e uma oficina de tecelagem. O próprio trono, que foi construído por volta de 650 d.C., apresenta erosão no encosto, sugerindo o desgaste de uma pessoa sentada ali, e os pesquisadores encontraram pedras coloridas e cabelo humano incrustados nele.

“É muito incomum vermos a mulher coroada sentada em um trono dentro de um edifício que abriga uma corte”, disse Lisa Trever, professora de história da arte e arqueologia da Universidade de Columbia, em Nova York, e uma das pesquisadoras de Pañamarca. “Acho que podemos dizer com alguma certeza que, independentemente de quem de fato estava sentado ali, era um trono para uma rainha, o trono de uma mulher.”

Nos últimos anos, os arqueólogos encontraram sinais de mulheres poderosas em outros sítios Moche ao norte de Pañamarca, que fica perto da costa do Pacífico, a cerca de 250 milhas ao norte da capital do Peru, Lima.

O sítio arqueológico de Pañamarca, que lançou luz sobre a antiga cultura Moche. Foto: José Antonio Ochatoma Cabrera/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

Uma tumba escavada em 2006 continha os restos mortais da chamada Dama de Cao, uma mulher tatuada cercada por porretes de guerra e ferramentas para arremesso de lanças. Várias tumbas ricas encontradas em outro local em 2013 continham os corpos de mulheres que muitas vezes foram chamadas de sacerdotisas de San José de Moro.

“Até agora, tivemos uma visão muito masculina do mundo Moche”, disse Cervantes, que trabalha na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima. “Mas com essa descoberta em Pañamarca, embora não haja uma tumba propriamente dita de uma rainha, temos uma personagem feminina. Ela foi chamada de sacerdotisa, mas também podemos pensar nela como uma mulher poderosa em termos de poder político.”

Os arqueólogos de Pañamarca pretendem estudar o cabelo para saber mais sobre a vida da pessoa a quem ele pertenceu, embora não tenham certeza se têm material suficiente para realizar uma análise completa do DNA.

Os Moche não tinham um sistema de escrita e muitos locais foram saqueados ao longo dos séculos, tornando as obras de arte que sobreviveram especialmente importantes para os arqueólogos que tentam entender a sociedade.

Os murais dominam a outra câmara encontrada pelos arqueólogos, que eles chamam de Hall of the Braided Serpents (Salão das Serpentes Trançadas). A estrutura, também construída com pilares largos, dava vista para uma praça e era decorada com pinturas amplas que mostravam grandes serpentes com pernas humanas, bem como guerreiros e uma criatura mítica.

O salão era notável tanto por seu motivo, que os pesquisadores chamaram de único na arte Moche, como também por sua grande escala, disse Michele Koons, uma das pesquisadoras de Pañamarca e diretora de antropologia do Denver Museum of Nature & Science.

“Essas serpentes são em tamanho natural - tamanho humano - e também nessa sala em particular temos um mural de um monstro Moche perseguindo um homem”, disse ela. “É uma escala muito diferente do outro espaço.”

Os murais teriam sido vistos de baixo durante cerimônias ou eventos, acrescentou ela, criando um efeito muito diferente do espaço “íntimo” da sala do trono.

A obra de arte em ambas as salas poderia dizer aos arqueólogos muito mais sobre as crenças e os rituais Moche, disse Gabriel Prieto, professor de antropologia da Universidade da Flórida que não estava envolvido na pesquisa.

“Todos esses murais estão abrindo novas janelas para a compreensão das cerimônias moche em grandes templos e o papel desempenhado pelas mulheres, mas não apenas pela rainha”, disse ele. “Por muitos anos, pensamos que as celebrações ou cerimônias mais importantes realizadas nessas grandes áreas estavam relacionadas ao sacrifício humano, mas com essas descobertas, os artistas retrataram cerimônias muito diferentes.”

Prieto observou que os locais Moche eram distintos uns dos outros, refletindo a mudança de cultura em diferentes lugares e épocas: “Pañamarca é como a Capela Sistina em Roma, mas se você for à Terra Santa, não verá esse tipo de arte.”

Mas ele expressou entusiasmo com o trabalho contínuo da equipe de Pañamarca.

“A pirâmide principal ainda não foi realmente tocada pela equipe de Trever”, disse ele. “Estou apenas imaginando que tipo de descobertas inacreditáveis serão feitas no futuro próximo.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Arqueólogos no Peru escavaram uma câmara monumental com murais elaborados de serpentes e um salão com pilares e um trono desgastado, que, segundo eles, contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos.

O local, Pañamarca, foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche, que floresceu durante séculos no norte do Peru, construindo grandes estruturas e irrigando desertos muito antes de os incas surgirem e conquistarem os Andes.

Figura pintada em um pilar em Pañamarca, onde arqueólogos descobriram evidências de uma governante mulher. Foto: Lisa Trever/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

As descobertas mais recentes, relatadas por uma equipe de pesquisadores no final do mês passado, fornecem novos insights sobre as cerimônias e a mitologia Moche, além de aumentar as evidências de que as mulheres ocupavam posições de poder na sociedade Moche, em contraste com as percepções de longa data de uma cultura dominada por guerreiros e reis do sexo masculino.

“Há várias coisas que são muito importantes com relação a essa maravilhosa descoberta”, disse Gabriela Cervantes Quequezana, arqueóloga não envolvida nas escavações. “Já vimos outras representações de mulheres em tumbas, mas não com a profundidade e a complexidade das descobertas em Pañamarca.”

A sala do trono é decorada com pinturas que retratam uma mulher sentada em um trono semelhante e recebendo visitantes, bem como imagens de uma coroa, a lua crescente, criaturas marinhas e uma oficina de tecelagem. O próprio trono, que foi construído por volta de 650 d.C., apresenta erosão no encosto, sugerindo o desgaste de uma pessoa sentada ali, e os pesquisadores encontraram pedras coloridas e cabelo humano incrustados nele.

“É muito incomum vermos a mulher coroada sentada em um trono dentro de um edifício que abriga uma corte”, disse Lisa Trever, professora de história da arte e arqueologia da Universidade de Columbia, em Nova York, e uma das pesquisadoras de Pañamarca. “Acho que podemos dizer com alguma certeza que, independentemente de quem de fato estava sentado ali, era um trono para uma rainha, o trono de uma mulher.”

Nos últimos anos, os arqueólogos encontraram sinais de mulheres poderosas em outros sítios Moche ao norte de Pañamarca, que fica perto da costa do Pacífico, a cerca de 250 milhas ao norte da capital do Peru, Lima.

O sítio arqueológico de Pañamarca, que lançou luz sobre a antiga cultura Moche. Foto: José Antonio Ochatoma Cabrera/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

Uma tumba escavada em 2006 continha os restos mortais da chamada Dama de Cao, uma mulher tatuada cercada por porretes de guerra e ferramentas para arremesso de lanças. Várias tumbas ricas encontradas em outro local em 2013 continham os corpos de mulheres que muitas vezes foram chamadas de sacerdotisas de San José de Moro.

“Até agora, tivemos uma visão muito masculina do mundo Moche”, disse Cervantes, que trabalha na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima. “Mas com essa descoberta em Pañamarca, embora não haja uma tumba propriamente dita de uma rainha, temos uma personagem feminina. Ela foi chamada de sacerdotisa, mas também podemos pensar nela como uma mulher poderosa em termos de poder político.”

Os arqueólogos de Pañamarca pretendem estudar o cabelo para saber mais sobre a vida da pessoa a quem ele pertenceu, embora não tenham certeza se têm material suficiente para realizar uma análise completa do DNA.

Os Moche não tinham um sistema de escrita e muitos locais foram saqueados ao longo dos séculos, tornando as obras de arte que sobreviveram especialmente importantes para os arqueólogos que tentam entender a sociedade.

Os murais dominam a outra câmara encontrada pelos arqueólogos, que eles chamam de Hall of the Braided Serpents (Salão das Serpentes Trançadas). A estrutura, também construída com pilares largos, dava vista para uma praça e era decorada com pinturas amplas que mostravam grandes serpentes com pernas humanas, bem como guerreiros e uma criatura mítica.

O salão era notável tanto por seu motivo, que os pesquisadores chamaram de único na arte Moche, como também por sua grande escala, disse Michele Koons, uma das pesquisadoras de Pañamarca e diretora de antropologia do Denver Museum of Nature & Science.

“Essas serpentes são em tamanho natural - tamanho humano - e também nessa sala em particular temos um mural de um monstro Moche perseguindo um homem”, disse ela. “É uma escala muito diferente do outro espaço.”

Os murais teriam sido vistos de baixo durante cerimônias ou eventos, acrescentou ela, criando um efeito muito diferente do espaço “íntimo” da sala do trono.

A obra de arte em ambas as salas poderia dizer aos arqueólogos muito mais sobre as crenças e os rituais Moche, disse Gabriel Prieto, professor de antropologia da Universidade da Flórida que não estava envolvido na pesquisa.

“Todos esses murais estão abrindo novas janelas para a compreensão das cerimônias moche em grandes templos e o papel desempenhado pelas mulheres, mas não apenas pela rainha”, disse ele. “Por muitos anos, pensamos que as celebrações ou cerimônias mais importantes realizadas nessas grandes áreas estavam relacionadas ao sacrifício humano, mas com essas descobertas, os artistas retrataram cerimônias muito diferentes.”

Prieto observou que os locais Moche eram distintos uns dos outros, refletindo a mudança de cultura em diferentes lugares e épocas: “Pañamarca é como a Capela Sistina em Roma, mas se você for à Terra Santa, não verá esse tipo de arte.”

Mas ele expressou entusiasmo com o trabalho contínuo da equipe de Pañamarca.

“A pirâmide principal ainda não foi realmente tocada pela equipe de Trever”, disse ele. “Estou apenas imaginando que tipo de descobertas inacreditáveis serão feitas no futuro próximo.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Arqueólogos no Peru escavaram uma câmara monumental com murais elaborados de serpentes e um salão com pilares e um trono desgastado, que, segundo eles, contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos.

O local, Pañamarca, foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche, que floresceu durante séculos no norte do Peru, construindo grandes estruturas e irrigando desertos muito antes de os incas surgirem e conquistarem os Andes.

Figura pintada em um pilar em Pañamarca, onde arqueólogos descobriram evidências de uma governante mulher. Foto: Lisa Trever/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

As descobertas mais recentes, relatadas por uma equipe de pesquisadores no final do mês passado, fornecem novos insights sobre as cerimônias e a mitologia Moche, além de aumentar as evidências de que as mulheres ocupavam posições de poder na sociedade Moche, em contraste com as percepções de longa data de uma cultura dominada por guerreiros e reis do sexo masculino.

“Há várias coisas que são muito importantes com relação a essa maravilhosa descoberta”, disse Gabriela Cervantes Quequezana, arqueóloga não envolvida nas escavações. “Já vimos outras representações de mulheres em tumbas, mas não com a profundidade e a complexidade das descobertas em Pañamarca.”

A sala do trono é decorada com pinturas que retratam uma mulher sentada em um trono semelhante e recebendo visitantes, bem como imagens de uma coroa, a lua crescente, criaturas marinhas e uma oficina de tecelagem. O próprio trono, que foi construído por volta de 650 d.C., apresenta erosão no encosto, sugerindo o desgaste de uma pessoa sentada ali, e os pesquisadores encontraram pedras coloridas e cabelo humano incrustados nele.

“É muito incomum vermos a mulher coroada sentada em um trono dentro de um edifício que abriga uma corte”, disse Lisa Trever, professora de história da arte e arqueologia da Universidade de Columbia, em Nova York, e uma das pesquisadoras de Pañamarca. “Acho que podemos dizer com alguma certeza que, independentemente de quem de fato estava sentado ali, era um trono para uma rainha, o trono de uma mulher.”

Nos últimos anos, os arqueólogos encontraram sinais de mulheres poderosas em outros sítios Moche ao norte de Pañamarca, que fica perto da costa do Pacífico, a cerca de 250 milhas ao norte da capital do Peru, Lima.

O sítio arqueológico de Pañamarca, que lançou luz sobre a antiga cultura Moche. Foto: José Antonio Ochatoma Cabrera/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

Uma tumba escavada em 2006 continha os restos mortais da chamada Dama de Cao, uma mulher tatuada cercada por porretes de guerra e ferramentas para arremesso de lanças. Várias tumbas ricas encontradas em outro local em 2013 continham os corpos de mulheres que muitas vezes foram chamadas de sacerdotisas de San José de Moro.

“Até agora, tivemos uma visão muito masculina do mundo Moche”, disse Cervantes, que trabalha na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima. “Mas com essa descoberta em Pañamarca, embora não haja uma tumba propriamente dita de uma rainha, temos uma personagem feminina. Ela foi chamada de sacerdotisa, mas também podemos pensar nela como uma mulher poderosa em termos de poder político.”

Os arqueólogos de Pañamarca pretendem estudar o cabelo para saber mais sobre a vida da pessoa a quem ele pertenceu, embora não tenham certeza se têm material suficiente para realizar uma análise completa do DNA.

Os Moche não tinham um sistema de escrita e muitos locais foram saqueados ao longo dos séculos, tornando as obras de arte que sobreviveram especialmente importantes para os arqueólogos que tentam entender a sociedade.

Os murais dominam a outra câmara encontrada pelos arqueólogos, que eles chamam de Hall of the Braided Serpents (Salão das Serpentes Trançadas). A estrutura, também construída com pilares largos, dava vista para uma praça e era decorada com pinturas amplas que mostravam grandes serpentes com pernas humanas, bem como guerreiros e uma criatura mítica.

O salão era notável tanto por seu motivo, que os pesquisadores chamaram de único na arte Moche, como também por sua grande escala, disse Michele Koons, uma das pesquisadoras de Pañamarca e diretora de antropologia do Denver Museum of Nature & Science.

“Essas serpentes são em tamanho natural - tamanho humano - e também nessa sala em particular temos um mural de um monstro Moche perseguindo um homem”, disse ela. “É uma escala muito diferente do outro espaço.”

Os murais teriam sido vistos de baixo durante cerimônias ou eventos, acrescentou ela, criando um efeito muito diferente do espaço “íntimo” da sala do trono.

A obra de arte em ambas as salas poderia dizer aos arqueólogos muito mais sobre as crenças e os rituais Moche, disse Gabriel Prieto, professor de antropologia da Universidade da Flórida que não estava envolvido na pesquisa.

“Todos esses murais estão abrindo novas janelas para a compreensão das cerimônias moche em grandes templos e o papel desempenhado pelas mulheres, mas não apenas pela rainha”, disse ele. “Por muitos anos, pensamos que as celebrações ou cerimônias mais importantes realizadas nessas grandes áreas estavam relacionadas ao sacrifício humano, mas com essas descobertas, os artistas retrataram cerimônias muito diferentes.”

Prieto observou que os locais Moche eram distintos uns dos outros, refletindo a mudança de cultura em diferentes lugares e épocas: “Pañamarca é como a Capela Sistina em Roma, mas se você for à Terra Santa, não verá esse tipo de arte.”

Mas ele expressou entusiasmo com o trabalho contínuo da equipe de Pañamarca.

“A pirâmide principal ainda não foi realmente tocada pela equipe de Trever”, disse ele. “Estou apenas imaginando que tipo de descobertas inacreditáveis serão feitas no futuro próximo.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Arqueólogos no Peru escavaram uma câmara monumental com murais elaborados de serpentes e um salão com pilares e um trono desgastado, que, segundo eles, contém pistas que sugerem que uma mulher poderosa governou o local há mais de 1.300 anos.

O local, Pañamarca, foi um centro religioso e político da antiga cultura Moche, que floresceu durante séculos no norte do Peru, construindo grandes estruturas e irrigando desertos muito antes de os incas surgirem e conquistarem os Andes.

Figura pintada em um pilar em Pañamarca, onde arqueólogos descobriram evidências de uma governante mulher. Foto: Lisa Trever/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

As descobertas mais recentes, relatadas por uma equipe de pesquisadores no final do mês passado, fornecem novos insights sobre as cerimônias e a mitologia Moche, além de aumentar as evidências de que as mulheres ocupavam posições de poder na sociedade Moche, em contraste com as percepções de longa data de uma cultura dominada por guerreiros e reis do sexo masculino.

“Há várias coisas que são muito importantes com relação a essa maravilhosa descoberta”, disse Gabriela Cervantes Quequezana, arqueóloga não envolvida nas escavações. “Já vimos outras representações de mulheres em tumbas, mas não com a profundidade e a complexidade das descobertas em Pañamarca.”

A sala do trono é decorada com pinturas que retratam uma mulher sentada em um trono semelhante e recebendo visitantes, bem como imagens de uma coroa, a lua crescente, criaturas marinhas e uma oficina de tecelagem. O próprio trono, que foi construído por volta de 650 d.C., apresenta erosão no encosto, sugerindo o desgaste de uma pessoa sentada ali, e os pesquisadores encontraram pedras coloridas e cabelo humano incrustados nele.

“É muito incomum vermos a mulher coroada sentada em um trono dentro de um edifício que abriga uma corte”, disse Lisa Trever, professora de história da arte e arqueologia da Universidade de Columbia, em Nova York, e uma das pesquisadoras de Pañamarca. “Acho que podemos dizer com alguma certeza que, independentemente de quem de fato estava sentado ali, era um trono para uma rainha, o trono de uma mulher.”

Nos últimos anos, os arqueólogos encontraram sinais de mulheres poderosas em outros sítios Moche ao norte de Pañamarca, que fica perto da costa do Pacífico, a cerca de 250 milhas ao norte da capital do Peru, Lima.

O sítio arqueológico de Pañamarca, que lançou luz sobre a antiga cultura Moche. Foto: José Antonio Ochatoma Cabrera/Archaeological Landscapes of Pañamarca via The New York Times

Uma tumba escavada em 2006 continha os restos mortais da chamada Dama de Cao, uma mulher tatuada cercada por porretes de guerra e ferramentas para arremesso de lanças. Várias tumbas ricas encontradas em outro local em 2013 continham os corpos de mulheres que muitas vezes foram chamadas de sacerdotisas de San José de Moro.

“Até agora, tivemos uma visão muito masculina do mundo Moche”, disse Cervantes, que trabalha na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima. “Mas com essa descoberta em Pañamarca, embora não haja uma tumba propriamente dita de uma rainha, temos uma personagem feminina. Ela foi chamada de sacerdotisa, mas também podemos pensar nela como uma mulher poderosa em termos de poder político.”

Os arqueólogos de Pañamarca pretendem estudar o cabelo para saber mais sobre a vida da pessoa a quem ele pertenceu, embora não tenham certeza se têm material suficiente para realizar uma análise completa do DNA.

Os Moche não tinham um sistema de escrita e muitos locais foram saqueados ao longo dos séculos, tornando as obras de arte que sobreviveram especialmente importantes para os arqueólogos que tentam entender a sociedade.

Os murais dominam a outra câmara encontrada pelos arqueólogos, que eles chamam de Hall of the Braided Serpents (Salão das Serpentes Trançadas). A estrutura, também construída com pilares largos, dava vista para uma praça e era decorada com pinturas amplas que mostravam grandes serpentes com pernas humanas, bem como guerreiros e uma criatura mítica.

O salão era notável tanto por seu motivo, que os pesquisadores chamaram de único na arte Moche, como também por sua grande escala, disse Michele Koons, uma das pesquisadoras de Pañamarca e diretora de antropologia do Denver Museum of Nature & Science.

“Essas serpentes são em tamanho natural - tamanho humano - e também nessa sala em particular temos um mural de um monstro Moche perseguindo um homem”, disse ela. “É uma escala muito diferente do outro espaço.”

Os murais teriam sido vistos de baixo durante cerimônias ou eventos, acrescentou ela, criando um efeito muito diferente do espaço “íntimo” da sala do trono.

A obra de arte em ambas as salas poderia dizer aos arqueólogos muito mais sobre as crenças e os rituais Moche, disse Gabriel Prieto, professor de antropologia da Universidade da Flórida que não estava envolvido na pesquisa.

“Todos esses murais estão abrindo novas janelas para a compreensão das cerimônias moche em grandes templos e o papel desempenhado pelas mulheres, mas não apenas pela rainha”, disse ele. “Por muitos anos, pensamos que as celebrações ou cerimônias mais importantes realizadas nessas grandes áreas estavam relacionadas ao sacrifício humano, mas com essas descobertas, os artistas retrataram cerimônias muito diferentes.”

Prieto observou que os locais Moche eram distintos uns dos outros, refletindo a mudança de cultura em diferentes lugares e épocas: “Pañamarca é como a Capela Sistina em Roma, mas se você for à Terra Santa, não verá esse tipo de arte.”

Mas ele expressou entusiasmo com o trabalho contínuo da equipe de Pañamarca.

“A pirâmide principal ainda não foi realmente tocada pela equipe de Trever”, disse ele. “Estou apenas imaginando que tipo de descobertas inacreditáveis serão feitas no futuro próximo.”

Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.

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