O documentário Elis & Tom - Só Tinha de Ser Com Você, do diretor Roberto de Oliveira, vai tentar uma vaga pela disputa do Oscar 2024 na categoria Melhor Documentário. O anúncio foi feito pela produção do filme, que já o inscreveu na premiação mais importante do cinema mundial.
Elis & Tom conta, por meio de imagens de arquivo, o encontro de Elis Regina e Tom Jobim em um estúdio de gravação em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1974. Eles se juntaram para a gravação do álbum que se tornou um dos maiores clássicos da música popular brasileira de todos os tempos.
Na época, Oliveira, que era empresário de Elis, filmou os bastidores da tensa gravação - Tom não aceitava muito a ideia de ter piano elétrico e guitarra na gravação. A narrativa do filme passa justamente por esse conflito inicial que, com o passar das gravações, se dissipam.
Além das imagens de arquivo, o filme também traz depoimentos de nomes ligados à música e aos protagonistas, entre eles, Wayne Shorter, André Midani, Roberto Menescal, João Marcello Bôscoli e Beth Jobim.
Elis & Tom - Só Tinha de Ser Com Você está em sua terceira semana de exibição e já levou 40 mil pessoas aos cinemas em todo o País. Antes, o filme foi exibido em festivais como o de Cannes e estreou em Los Angeles, onde foi licenciado pela distribuidora norte-americana Outsider Films. No Brasil, o filme tem distribuição da O2 Play.
Em entrevista ao Estadão, o diretor Roberto de Oliveira disse que o material usado no filme, e registrado por ele em 1974, dará origem a uma exposição que terá início em 2024, quando o disco completará 50 anos. Também está previsto o lançamento de quatro faixas ao vivo gravadas durante a apresentação que Elis e Tom fizeram no Brasil em 1974.