Durante a coletiva de imprensa, na quinta-feira, 13, onde os atores e roteiristas de Hollywood confirmaram a primeira greve geral em 63 anos, Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do sindicato dos atores (SAG-AFTRA), criticou uma proposta dos estúdios de terem a propriedade de imagem dos atores, que podem ser reproduzidas a partir do uso de inteligência artificial (IA).
A proposta lembra um dos episódios da nova temporada da série “Black Mirror”, “Joan is Awful”, em que uma plataforma de streaming ganha os direitos sobre a imagem das pessoas e cria séries usando a tecnologia.
No comunicado, divulgado pelo site The Verge, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) afirmou que sua proposta incluía “o possível uso revolucionário de inteligência artificial para proteger as semelhanças digitais dos atores membros da SAG-AFTRA”.
Leia Mais
Questionado sobre a “proposta revolucionária”, Crabtree-Ireland disse que eles apenas queriam usar a imagem das estrelas “sem o seu consentimento e sem compensação”.
Duncan Crabtree-Ireland, negociador do sindicato de atores de Hollywood
A atriz Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA, também pediu atenção ao tema.
“Se não nos posicionarmos firmemente agora, estaremos todos em apuros, correremos o risco de sermos substituídos por máquinas”, disse.
O que sindicato pede?
Os artistas se juntam ao bloqueio do Sindicato de Roteiristas (WGA) para reivindicar:
- melhores condições de trabalho,
- pagamento justo de royalties residuais de plataformas de streaming,
- transparência no processo de cálculo desses valores,
- bem como regulamentação do uso de inteligência artificial (IA).
Maior greve, com atores e roteiristas, em 63 anos
A última vez que os atores entraram em greve contra os estúdios foi em 1980 devido aos lucros das fitas de videocassete e da TV por assinatura, que duraram três meses. Essa é a primeira vez em 63 anos que atores e roteiristas de Hollywood ficam em greve ao mesmo tempo.
A única vez em que os dois sindicatos ficaram sem trabalhar ao mesmo tempo foi em 1960, e com essa luta eles obtiveram benefícios como acesso a seguro-saúde e pensão. Mas foi a greve de 100 dias liderada pelos roteiristas em 2007-2008 que lançou as bases para o conflito atual, concentrando a maioria das discussões no pagamento pelo conteúdo distribuído pela Internet.