Nunca se falou tanto em SAG Awards no Brasil como nesta quarta-feira, 8. A premiação revelou seus indicados sem Fernanda Torres na lista, gerando a ira dos fãs que ainda estão celebrando o Globo de Ouro inédito da atriz brasileira. A história se repete, já que em 1999 a mãe dela, Fernanda Montenegro, também foi esnobada pelo sindicato dos atores dos Estados Unidos.
Apesar de ser considerado um termômetro para o Oscar, já que compartilham votantes, a ausência de Fernanda Torres no prêmio concedido pelo Screen Actors Guild, o sindicato dos atores dos Estados Unidos, não precisa necessariamente preocupar tanto. Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar mesmo esnobada pelo SAG, que na época estava em sua quinta edição.
Na época, a mãe de Fernanda Torres perdeu a vaga entre as indicadas do SAG Awards para Jodie Foster (a vencedora daquele ano com Nell), Jessica Lange (Céu Azul), Meg Ryan (Quando um Homem Ama uma Mulher), Susan Sarandon (O Cliente) e Meryl Streep (O Rio Selvagem).
Já no Oscar de 1999, Fernanda Montenegro (Central do Brasil) concorreu com Cate Blanchett (Elizabeth), Meryl Streep (Um Amor Verdadeiro) e Emily Watson (Hilary e Jackie), perdendo a estatueta dourada para Gwyneth Paltrow e sua performance em Shakespeare Apaixonado.
Leia Também:
Em 2025, as indicadas pelo SAG Awards na categoria Melhor Performance de Atriz em Papel Principal foram Pamela Anderson (The Last Showgirl), Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
Assim como Fernanda Torres, Demi Moore já foi premiada do Globo de Ouro no último domingo, 5, como Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, e ela sim pode ser uma forte concorrente caso ambas recebam indicações ao Oscar.
Portanto, não ter sido indicada ao SAG Awards ainda não é o fim do sonho do Oscar para Fernanda Torres, já que ela garantiu uma estatueta no Globo de Ouro, dando um passo a mais que a sua mãe. Historicamente, foram pouquíssimas as vezes que a vencedora da categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro não recebeu uma indicação ao Oscar. Os indicados à maior premiação do cinema serão revelados no próximo dia 17.