Fernanda Torres acaba de ser indicada ao Globo de Ouro 2025, uma das principais premiações do cinema internacional, na categoria de melhor atriz em filme de drama, por seu papel como Eunice Paiva no longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Com isso, ela repete o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que recebeu uma indicação à mesma categoria, em 1999, por sua atuação em Central do Brasil, do mesmo diretor.
Os indicados ao prêmio foram revelados pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood nesta segunda-feira, 9. Ainda Estou Aqui, que também tem Montenegro no elenco, concorre ainda à categoria de melhor filme internacional. Fernanda disputa com as atrizes Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
Em 1999, Fernanda Montenegro perdeu o Globo de Ouro para Cate Blanchett, pelo filme Elizabeth. Também concorriam Meryl Streep, Emily Watson e Susan Sarandon. Naquele ano, a atriz também recebeu uma indicação histórica ao Oscar, mas a estatueta acabou indo para Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado.
O Globo de Ouro é um importante termômetro para o Oscar, mas, ao contrário dele, divide os prêmios de atuação em duas categorias - drama e comédia ou musical. A vitória na categoria de atuação seria um feito inédito para o Brasil. A cerimônia de premiação ocorre no 5 de janeiro de 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos.